DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quinta-feira, julho 29, 2010

APRENDA A USAR CONDIMENTOS

Conceituação Condimentos
















I - Conceituação Condimentos: São Substâncias usadas para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou para imprimir-lhes um novo sabor. Normalmente de origem vegetal e historicamente foram usados para conservar alimentos.
II – Classificação
De acordo com a sua aplicação e sabor podem os condimentos classificar-se em:
1. ESSÊNCIAS OU AROMATIZANTES: Que podem ser naturais ou sintéticas que simulam o sabor natural do condimento. Ex: Baunilha, Limão, Hortelã, Abacaxi e Framboesa.
2. SALGADOS: Sal de cozinha puro ( NaCl ) ou grosso com impurezas;sal com iodo; sal sem sódio; etc.
3. PICANTES: Pimentas, pimentões, pápricas, gengibre, etc.

4. ÁCIDOS: Vinagre, limão, vinho
5. ESPECIARAS: Canela, cravo, noz moscada, casca de limão, etc.
6. ERVAS AROMÁTICAS, SECAS OU EM PÓ: Alecrim, Coentro, Alfavaca, etc.
7. BULBOS: Alho, cebola, etc.
8. GORDURAS: Creme de leite, manteiga, azeites, banha, etc
9. CORANTES: Massa de tomate, açafrão, anilinas, etc.
10. ADOÇANTES: Açúcar, mel, etc.
11. ADOÇANTES NÃO CALÓRICOS: Sacarina, e adoçantes a base de ciclamatos. Stevia rebaudiana( estiosídios ), Aspartame, ,etc.
12. EXTRATOS: Substâncias concentradas por evaporação ( extrato de malte, extrato de carne, extrato de tomate , etc.
III – Utilização: O uso correto dos condimentos é sem dúvida um dos aspectos marcantes na culinária. Acertar com gostos alheios, introduzir novos sabores , conquistar apreciadores para uma criação culinária ,obedecer a certas tradições são tarefas difíceis e exigem tática e personalidade. A grande variedade de aroma ressalta a apreciação dos alimentos.
Pela combinação de condimentos e temperatura ( ex: aromatizante – doce - gelado ), pode-se produzir uma gama incalculável de sabores. O que importante e necessário é conservar próprio e natural do alimento.
Não se deve abusar de um condimento, nem generalizá-lo para todos os pratos. Um mesmo alimento recebe condimentos diferentes em diferentes receitas.
AÇAFRÃO: Condimento de preferência indiano. Comercialmente é apresentado em tirinhas com semente na ponta ou em pó, de cor alaranjada. Usado para condimentar doces e molhos salgados .Na Bahia e Minas é usado para peixes , frangos e arroz de panela , risotos e outros pratos.
AÇUCAR: Em pó e cristais, é usado como edulcorante para doce, infusos e bebidas.
AIPO E SALSÃO: E um talo com folhas. Suas sementes são usadas como condimento aromático. E usado em sopas, saladas cruas e carnes.
ALCAPARRAS: Possuem sabor picante e são usadas principalmente para carnes e pescados. Encontradas
comercialmente em vidros, assemelham-se a passas, porém de cor verde.
ALECRIN: E uma erva, da qual se usa a folha verde, com cheiro característico. A folha é encontrada também seca e triturada. Usada em molhos, ovos mexidos, omeletes, carnes bovinas, peixes e aves.
ALFAVACA: Sua folha pode ser usada verde ou seca, possuindo sabor adstringente. E usada principalmente em carnes de porco e carneiro, para perfumar saladas de ervilhas e favas.
ALHO: Sob forma de bulbo, possui de 10 a 20 dentes. É muito usado para vinha a d`alhos e refogados .
ALHO PORRÓ: É semelhante a cebolinha e tem sabor semelhante ao aipo. Utilizado em caldos, saladas, etc.
ANETO: Condimento de sabor picante, encontrado in natura (em molhos) desidratado (em pó) e sob a forma liquida, é muito usado nas carnes de peixe, chucrute, molhos como maionese, saladas de batata, queijos brancos, pepino em conservas, etc.
AEZEITE DE DENDÊ: Óleo de cor pardo–dourado, extraído do dendê (Fruta da Palmeira). É utilizado em frituras e como condimento. É largamente usado na cozinha baiana.
AZEITONAS: Fruto da oliveira, da qual se extrai o azeite doce ou óleo de oliva. É usado como aperitivo, em guarnições e em recheios. Pode ser verde ou madura (preta).
ALCARÁVIA OU KUMEL: Utilizado em panificação, queijos, licores, carnes, hortaliças e principalmente no pré-preparo de porco, fígado e rins.
BAUNILHA: Fruto aromático, de uma planta trepadeira, podendo ser usado seco, favas, em pó ou como essência líquida. É específica para preparações de doces.
CANELA: É casca aromática de árvore da canela de cheiro e originária da china. No comércio é encontrada em pó (usada para cremes, mingaus e panificação) ou em pau (para caldas, quentão, etc. ).
CARDAMOMO: É uma semente marrom do tamanho da semente da laranja, com sabor adstringente. Apresenta-se seca ou em pó. Utilizado em frutas cozidas, licores e em produtos de panificação.
CARIL OU CURRY: Condimento em pó, composto de várias iguarias como o açafrão, coloral, gengibre, sal e outros, utilizado para condimentar e colorir de alaranjado os alimentos sobre os quais é usado.


CEBOLA: Pode ser usada crua ou cozida . A cebola quando cortada e deixada de remolho no leite, perde seu sabor picante.
CEBOLINHA VERDE: Planta cuja folha nascem em tufos. É utilizada em molhos, no preparo de saladas e carnes cozidas em geral.
CEREFÓLIO: Erva semelhante à salsa, porém mais doce e aromática. É utilizada em saladas de legumes e sopas, molhos, carnes grelhadas.
COENTRO: Tem sabor amargo e é utilizado principalmente em carnes de pescado e galinha. É largamente usado na cozinha baiana.
COLORAL: Pó resultante da trituração de pimentões vermelhos e utilizados como corante. De largo uso na cozinha espanhola, aqui no Brasil é substituído pelo pó de urucum acrescido de sal.
CUMINHO: Semente da planta de mesmo nome. É mais comumente apresentado em pó. Usado em carnes, salsicharias, certos tipos de pão, de queijos, etc.
CRAVO DA ÍNDIA: São botões de flores dessecados, muito utilizados em sobremesas e assados de carnes.
ENDRO: Planta aromática de gosto picante, servindo para condimentar pescado, carneiro e para aromatizar queijos e cremes.
ESTRAGÃO: Planta de origem européia, de perfume muito ativo, cujas folhas são utilizadas em molhos, conservas para perfumar manteiga, em aves, pescados e carnes.
FUNCHO COMUM OU ERVA DOCE: Quando verde é conhecido como funcho e desidratado, suas sementes são denominadas Erva Doce, em ambas as formas usadas para chás. Os talos de funcho são utilizados como substitutas da salsa e coentro em preparações de carnes bovinas, de aves, de pescado, etc. Das sementes da erva doce é extraída a essência denominada “ANIZ”, ingredientes importante no preparo de licores e para aromatizar. As sementes da erva-doce são usadas ainda nas preparações de bolos e broas de milho, cuscus do norte, etc.
FUNCHO DE CORAÇÃO: A semelhança do tipo anterior, deferindo apenas no aproveitamento do bulbo que neste tipo é utilizado como um legume cru ou cozido.
MANJERICÃO: Usado para aromatizar sopas, legumes e ensopados de carnes em geral. É largamente usado na cozinha italiano e é encontrada em grandes e pequenas folhas, seca ou verde. Pertence à mesma família da hortelã.
GENGIBRE: Possui sabor forte e é utilizado como ingrediente de bebidas regionais (quentão e gengibre ). Usado também em carnes de porco, vatapá, geléias, panificações e frutas assadas.
GERGELIM: Semente de cor dourada, empregada em bolos e biscoitos. Muito utilizadas na cozinha Síria.
HORTELÃ: Erva aromática, utilizada seca ou fresca em molhos, em carnes de porco e carneiro, chás, sopas, bebidas e sobremesas.
LIMÃO: Utilizado em preparações de peixe, carne de porco, molhos salgados e sobremesas.
LOURO: É folha verde ou seca de loureiro, utilizada para perfumar sopas, feijões e carnes em geral.
MANJERONA: Folhas pequenas ou largas de planta aromática, usada fresca ou seca em carnes de pescado, de carneiro, de porco grelhadas ou assadas, em molhos, sopas de legumes, etc.
MOSTARDA: Hortaliças de cujas sementes moídas prepara-se um molho de gosto picante difundido e diversificado, sendo os mais comuns, molhos de salsa, salsichas e pratos de carnes em geral. É entrado no mercado consumidor em pó, em pasta no alho pronto para ser usado in natura.
NOZ MOSCADA: Fruto oval da árvore moscadeira que após tem perfume ativo e é usada em preparações doces e salgadas, bebidas, etc.
ORÉGANO OU OREGÃO: Muito utilizado na culinária italiana e pizzas, carnes e molhos.
PÁPRICA: Pó vermelho resultante do pimentão vermelho, doce ou picante, possuindo gosta mais acentuado que o colorau. É utilizado como condimento e como corante. É originário das cozinhas húngara e espanhola.
PIMENTAS: São frutos da pimenteira, sendo encontradas também em pó (pimenta do reino). A pimenta malagueta (verde ou vermelha) é estimulante do apetite e condimento básico na culinária baiana.
PIMENTÕES: São normalmente utilizados frescos em molhos e saladas em conservas para canapés, sanduíches, etc.
RAIZ FORTE: Utilizada fresca ou em pó em preparações de carnes e molhos.
SAL: Condimento básico integrante de quase todas as preparações culinárias salgadas.
SALSA: É usada fresca em qualquer tipo de preparações como condimento ou para efeito decorativo, picada ou não sobre o alimento em que é utilizada. É encontrada no mercado consumidor também em folhas desidratadas.
SALVA OU SÁLVIA: Folhas longas e aveludadas que apresentam gosto meio amargo. Utilizada principalmente nos molhos de marinadas de porco, carneiro, peixes, vitelas e em massas para canapés a base de queijos.
TOMILHO: Planta aromática cujas folhas servem para condimentar carnes, conferindo sabor especial ao alimento quando utilizada associada ao vinho tinto.
URUCUN: Planta amazônica, cujo grão triturado produz um pó vermelho muito usado no norte e nordeste do Brasil como condimento e corante. Substitui com resultado positivo o açafrão e colorau.
VINAGRE: Solução aquosa obtida da fermentação do vinho. É elemento básico da vinha d`alho . Existe branco ou tinto , sendo o branco, o mais suave.

MISTURAS ESPECIAIS DE ERVAS ( BOUQUET GARNIE ) : É um molho composta de ervas in natura como o tomilho, salsa , louro e cebolinha, amarradas e colocadas durante a cocção de carnes , para ressaltar o sabor das mesmas. No final da preparação, o bouquet garnie é retirado.

MISTURAS ESPECIAIS DE ERVAS (FINES HERBES): Mistura de quatro ervas aromáticas in natura, como o estragão , cerefólio , cebolinha verde ou cebolinha francesa e salsa .Combinação excelente quando usada principalmente em preparações de ovos e que tornou a omelete com ervas finas.
Espero que tenham gostado das informações.
ROSE. VSP

Um comentário:

  1. Tudo que eu precisava, A M E I! Adoro condimentos.
    Bjo, parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca