DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

sexta-feira, novembro 19, 2010

TRATANDO DOENÇAS COM ERVAS A -Z



A NATUREZA QUE GERA VIDA

RELAÇÃO DAS DOENÇAS E CURA PELAS ERVAS
Dieta para qualquer tratamento
Para o bom tratamento com ervas medicinais recomenda-se o seguinte:

em geral se proíbe azeite de soja,margarina de soja e outras marcas de margarina, bebida geladas e alcoólicas, café e chá preto.
Em Lugar de azeite de soja, recomenda-se azeite de amendoin, azeite de girassol, azeite de milho.
O chimarrão é desaconselhável nas gastrites, úlceras e problemas de tiróide. Evitar frango de granja. Comer o mínimo de carne, porém, pode-se comer peixe.
A dieta exigida para qualquer tratamento é esta: Evitar totalmente o café, chá-reto, bebidas alcoólicas geladas com gás e alcoólicas.
Tomando chá morno, o efeito é mais rápido, alcançando a cura às vezes com metade do tempo, sobre o chá freio.
O chá de juá vermelho, usado para o coração, é tomado só uma vez ao dia (1 xícara).
Estas normas me foram passadas verbalmente pelo professor Duílio Brancher, juntamente com a fórmula do xarope desintoxicante Geral que transcrevo abaixo.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechin. RS

XAROPE DESINTOXICANTE GERAL
MODO DE FAZER
Ervas usadas:
1kg de cacto ralado ou moído; espinheira-santa;carqueja miúda ou graúda;samambaia (a comum); pata-de-vaca; guaco; sabugueiro;arnica, salsaparilha;mastruço;corda de viado
Destas ervas pegar um punhado grande se for seca, e dois se for verde. Ferve tudo no mínimo por duas horas. Pronto deve dar 3 litros com meio quilo de açúcar cristal ou mascavo. Esfriar. Colocar nos vidros e fechar bem. Conservar na geladeira. A quantia que for tomar durante o dia deixar fora da geladeira ou amornar.
Doses: Adultos – tomar 4 colheres das de sopa de hora em hora;
Crianças de 5 a 10 anos – 2 colheres de hora em hora;
Menores de 5 anos 1 colher de hora em hora.
Este xarope faz uma limpeza completa do organismo, elimina toas as inflamações, feridas internas, toxinas ou material estranho ao organismo.
Conselhos que recebi do Irmão Cirilo Korbes sobre a coleta de secagem.
Primeiro identificar a planta. Aí podemos coletar raízes, cascar, sementes, flores e folhas. As folhas devem ser sãs, maduras e verdes. As sementes maduras e secas. A madeira, a casca e as raízes podem ser colhidas de preferência, fora do tempo de crescimento ou circulação da seiva.
Quando as pessoas que trabalham com ervas falam em “dose” normal, isto é, chá preparado à base de folhas verdes e secas. 20 grs de folhas verdes ou secas por litro de água.

Secagem e conservação
Pode ser feito AM sombra , em estufa ou forno, entre 40º a 50º . Ao sol da manhã as aromáticas. Guardá-las, num lugar de temperatura estável, seco, protegido da poeira, insetos, luz e ar, em sacos de papel grosso e em vidros , bem fechados.

MEDIDAS DE USO
20 gramas de erva verde para um litro de água;
10 gramas de erva seca para um litro de água
1 colherada de erva seca pesa 2 gramas
1 colherada de erva verde pesa 5 gramas
Quando se pensa que a planta está bem seca, contém ainda 10 a 12% de água.
A planta seca precisa mais tempo de infusão do que a verde.
Para aplicação externa, o chá de erva, pode ser mais forte, porém,outras vezes menos. É preciso ter cuidado com plantas venenosas.
Um bom método de cura pelas ervas é começar com dose fraca e aumentando cada dia até atingir dez dias, e depois diminuir gradativamente. Não é recomendável usar muito tempo a mesma erva. É bom parar ou trocar, por outra com as mesmas propriedades medicinais. Podemos usar várias ervas na mesma fórmula.
O processo de cura pelas ervas é mais lento, mais suave e mais seguro, com menores conseqüências.

MELHIOR HORÁRIO PARA TOMAR OS REMÉDIOS
Os chás para despertar o apetite toma-se meia hora ou uma hora antes das refeições.
Os chás digestivos, calmantes e para vesícula, toma-se após as refeições.
Os chás para outras finalidades toma-se entre as refeições.
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÁCIDO ÚRICO
Fazer chá com uma destas ervas: Chapéu de couro, tansagem, erva de bugre(chamada também de guassatonga), sete sangria, quina, ipê, folhas de couve, cerejeira (casca, folha, raiz é melhor), cipó cabeludo, alho, mandioca (folhas) amora (folhas), e moranguinho.
Ácido Úrico;
Um punhado de raízes de urtigão, maceradas. Colocar num litro com 1 xícara de açúcar mascavo. Encher de vinho suave. Deixar em infusão. Deixar durante 6 dias. Coar, tomar 1 colher ao dia. Pode-se usar cachaça no lugar do vinho

Alcoólatra
Colocar um talo de couve em um litro de cachaça, deixar em maceração durante 9 dias, em seguida dar à pessoa uma dose no almoço e outra no jantar. Em pouco tempo, as pessoas perdem o vício da bebida.

Alcoolismo
Matar com água quente 1 minhoca, moer torrada no forno. Tomar uma colher por dia.

Alcoolismo
Xarope de maracujá. Tomar 3 vezes ao dia, ou então tomar 4 talos de couve, numa garrafa de cachaça, depois de 4 dias, coar e usar.

Alcoolismo
Colocar 3 minhocas em 1 garrafa de cachaça, deixar 4 dias em maceração, coar e usar.

Alergia
Uma colher de sal grosso e uma xícara de água, tomar salmoura, 3 pequenos goles por dia. (Todo tipo de alergia se cura com sal grosso).

Alergia
Xarope de uma das seguintes ervas: cascas de paineira, nogueira, mamica de cadela, calêndula, guiné, marmelo (deste pode ser com a fruta ou folha).

Amarelão
10 folhas de limeira: 10 raízes de picão de lavoura; 10 cravos (de tempero); 50grs de canela em cascas; ½ noz noscadas; 6 colheres de açúcar; 2 litros de água. Ferver tudo junto até ficar 1 litro só. Coar e guardar na geladeira.
É um fortificante ótimo, serve para abrir o apetite, além de curar o amarelão
Adultos, 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Crianças, 2 colheres das de chá 3 vezes ao dia.

AMÍDALAS: (Inflamadas)
Spongia; Atropa Beladona cc 5; Phitolaca (se encontram nas casas de produtos naturais).
Modo de Preparar
Em 100 ml de água fervida e fria, colocar 30 gotas de cada tipo dos produtos mensionados, e dar 1 colher das de sopa, 3 vezes ao dia.

ANEMIA
“É a falta de glóbulos vermelhos no sangue, com isto se torna fraco. Portanto não é a falta de sangue, mas a má composição dele”. (Jaime Bruning).

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS.

ANEMIA
Vinho medicinal! Macerar por 10 dias 150gr de semente de funcho, em 1 litro de cachaça ou vinho. Filtrar e colocar em 1 garrafa e tomar um calicezinho antes da refeição
Quando era estudante no internato, acontecia que alguns colegas, na passagem da idade da adolescência para a da juventude, entravam num estágio anêmico. Foi nesta passagem da vida que aprendi com os professores, Frei Angélico e o Frei Pascásio, a seguinte receita de fortificante, que nós o denominamos Anti-Anêmîco.

ANEMIA: (Fortificantes de ovos ou Anti-anêmicos)
1 dúzia de ovos frescos com casca: sumo de limão até cobrir os ovos. Deita-se tudo num vaso de vidro ou de louça, deixando 24 horas em repouso. Acrescenta-se 1kg de açúcar cristal (ou pouco menos); Esmaga-se os ovos e se mistura tudo bem, deixando mais 24horas. Acrescenta-se 1 garrafa de cachaça (ou 1 de vinho e ½ de cachaça) e deixa-se em repouso mais 24 horas. Coa-se então e aromatiza-se com canela, baunilha ou cravo a gosto. Dose: 1 cálice 3 vezes ao dia

ANEMIA
Ferver por 3 minutos 50 gr de casca de quina em um litro de água. Filtrar e beber em cálice 3 vezes ao dia.

ANEMIA - Elixir levanta cavalo
Esta fórmula a transcrevo como me foi ensinada; 1 garrafa de vinho branco licoroso, ou vinho do porto; 1 ovo inteiro, com casca e tudo, bem lavado; algumas migalhas de ferros, compradas na farmácia, ou pregos novos; 1 colher de cal. Colocar tudo dentro da garrafa.
Amarrar bem a tampa e enterrá-la com a boca para baixo, durante 1 mês. Depois, tomar um colher após o almoço e uma colher após a janta.

ANEMIA
Roque Ferronato de Veranópolis, dá estes conselhos a serem adotados na alimentação, centeio, trigo, milho, ovos (crus, quentes, cozidos), feijão, ervilha, fava, lentilha, limão, salsa, frutas cítricas, mamão, manga, couve flor, cenoura, melado e mel. Não são necessários todos os produtos que enumerou. Ele indicou diversos, pois assim se torna mais fácil de obter alguns.
Fazer chá de casca de anta: 20 gr de casca verde para 1 litro de água; 4 a 5 xícaras por dia.

ANGICO VERMELHO
1 punhado de casca de angico, colocar num vidro de nescafé com álcool 96º , após 6 dias, tomar 10 gotas em meio copo de água, para tirar dores. Crianças 5 gotas. Só quando sente dor.
Passar onde sente dor para massagem, o óleo de angico.

ANGICO (ÓLEO)
Cura câncer e todas as infecções.
Modo de fazer: Em um vidro de nescafé, deixar em repouso para infusão no sol, durante 5 dias. Tomar uma colherinha de 3 em 3 dias. Corte e feridas, passar todos os dias.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÓLEO DE CASCA DE ANGÍCO VERMELHO
Indicações: Machucadura, manchas pretas e hematomas. Para massagens, dor na coluna e calmante.
Modo de fazer; Coloque num vidro limpo, 01 punhado de casca de angico (200gr) vermelho, azeite de oliveira ou girassol até cobrir bem a casca e colocar o vidro fechado no sol quente durante 10 dias e está pronto. Colocar na batida logo que acontecer.

Polígrafo da Pastoral da Saúde de São Paulo das Missões – RS
Bagé 1998

ANGICO
Nome Cientifico: Pipatadenia colubrina Benth
Família: Leguminosa (mimosácea)
Sinonímias: Angico branco, Cambuí e acácia
Características da planta: Árvore alta. Casca parda. Folhagem miúda, em palminhas, de ramagem bem dispostas, com muitas flores brancas, pequenas. Frutos: pequenos vagens chata, parda, com sementes pequeninas.
Princípios ativos. Tanino, corante, resina e mucilagem.
Propriedades terapêuticas: Emoliente, adstringente e anti-hemorrágico (casca). Combate a tosse, a bronquite, a asma, a faringite e tecidos inflamados. Usa-se também nas debilidades, diarréias, disenterias, escrófulas e inapetências.
Partes usadas.Casca e resina (goma).
Observação: O angico vermelho tem as mesmas propriedades que o branco, podendo ser usado para os mesmos fins e na mesma dosagem.

RECEITAS
Adstringente e anti-hemorrágico. Decocção; 50 gr de casca em um litro de água de água durante 15 minutos. Tomar uma xícara (café), três ou quatro vezes ao dia.
Nos problemas respiratórios. Xarope: 50 gr de resina em um copo de água e meio quilo de açúcar (ou mel). Ferver até o ponto de xarope. Tomar uma colher (sopa), de duas em duas horas.

Nas diarréias e disenterias. Decocção; 20 gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Tomar um xícara (café), de quatro em quatro hora.

Nas afecções da garganta. Decocção: 50gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Usar a decocção em gargarejos de quatro em quatro horas.
Na falta de apetite. Decocção: 50 gr de casca ou 25 de resina em um litro de água durante 30 minutos. Adoçar com mel e tomar uma colher (sopa), seis vezes ao dia.

Bibliografia: TERRA, ÁGUA E CHÁ. ED. Projeto Guandu, do projeto Denes, da ADL, do CETAPA e da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá -ES
Bexiga , males da
Toma-se o chá de cebola previamente cozida sob cinza.

Bicho de pé

1 punhadinho de folhas de catinga de mulata. Fritar na banha. Coar e passe esta gordura no local onde se aninhou o bicho de pé.

Boca inflamada
Nestes casos, que alguns chamam de estomatite, faz-se uma infusão, com 5 gramas de sementes de endro em um litro de água. Ferver, filtrar e utilizar o chá para fazer bochechos

Boca inflamada
Fazer bochechos com chá de goiabeira (folhas). Girânio, jaboticabeira, malva, romãzeira, tansagem.

Bronquite
O abacaxi é uma dos melhores remédios para bronquite. Prepara-se da seguinte maneira: corta-se o abacaxi maduro em fatias. Põe-se numa panela, coloca-se um pedaço de mel em cima e cozinha-se. Cozido, retira-se do fogo, deixa-se esfriar. Coa-se o suco e coloca-se num vidro bem fechado. /toma-se 1 colher (sopa); adultos, 3 a 4 vezes ao dia; crianças, 2 a 3 vezes ao dia.

Bronquite
1 garrafa de vinho tinto; 1 colher (sopa) de cravo; meia colher (chá) de raspa de noz-noscada; 1 pacotinho de casca ; meio quilo de açúcar, ferver tudo durante mais ou menos 20 minutos. Até formar uma calda. Coar. Tomar 3 colheres por dia. Crianças, colher pequena.

Bronquite Asmática
250 gramas de flor de sabugueiro; 1 garrafa de cachaça; meio quilo de mel. Colocar a flor na cachaça durante 10 dias. Coar e acrescentar o mel, mexendo bem. Adultos, 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, 1 colher (chá) 3 vezes ao dia.

Bronquite e Asma
Ferver um punhado de folha de crêm em 1 litro de água, machucar bem as folhas; 800 gramas de açúcar mascavo;ferver 20 minutos; juntar 1 xícara de mel e ferver mais 4 minutos. Tomar de 3 em 3 horas, adultos. Crianças, 3 colheres (chá) de 3 em 3 horas. Conservar em geladeira.

Bronquite: Tosse
1 colher de (sopa) de semente de urucum; 2 xícara de açúcar ou mel; 1 xícara de água fervente. Amassar bem as sementes com pouca água, acrescentar o resto da água e o açúcar, mexer até diluir. Coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, meia dose.

Bronquite: Tosse
700 gramas de açúcar, ferver até ficar dourado, depois acrescentar 5 folhas de cidreira e 6 folhas de marcela, e 7 flores de cambará. Ferver junto e depois colocar ou acrescentar um garrafa de cerveja preta e ferver até ficar tudo bem misturado.
Tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Bronquite (Ungüento)
Folhas de bardana bem maduras, sebo de ovelha e mel. Fritar por 2 a 3 minutos no sebo a bardana com o mel, coar com pano fino. Untar bem o peito e as costas ao deitar e se cuidar do frio e da umidade.

Bronquite
Tomar uma colherinha de 3 em 3 horas e crianças 1 em cada 5 dias. Óleo de angico

Cabelos (Fortificante)

Bater uma folha de babosa no liquidificador com algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Aplicar sobre os cabelos secos, deixando 20 minutos sob uma toalha enrolado. Logo após, lavar bem a cabeça. Esse procedimento combate a caspa, a seborréia e fortalece a raiz do cabelo. Esta aplicação poderá ser feita 3 vezes na semana.

Cabelos (queda)

Cebola e babosa descascadas com álcool. Batendo no liquidificador. Passa-se no couro cabeludo fazendo massagens bem solta. No dia seguinte lava-se a cabeça.

Cabelos

Para eliminar as pontas ressequidas e quebradas dos cabelos, pega-se 2 a 4 colheres de mel, 1 banana ainda verde (se for cabelos loiros) ou abacate (se for cabelos escuros). Amassar bem e aplicar na cabeleira lavada quase seca. Deixar no mínimo meia hora. Retirar depois com muita água. (Do agrônomo José Zugno).

Cabelos : (para nascer e crescer)

1 miolo de bananeira; 1 vidro de essência de arnica; punhado de avenca. Picar a bananeira e a avenca, bater no liquidificador, coar com pano o suco. Misturar com o vidro da essência a arnica. Passar todas as noites.

Câimbra

Passar no local a infusão de cânfora e fumo no álcool.

Cálculos Biliares

Ferver por 10 minutos; 80 gramas de alcachofra em 1 litro de água. Tomar 10 xícara ao dia.


Calmantes para dores

Malva cheirosa ou erva rosa; bálsamo brasileiro e alemão; pulmonária, várias tipos, salsaparrilha, com espinhos é japeganga; cardonan (conhecido como noz noscada) para pontada no coração; penicilina (é uma folhagem vermelha por cima e verde por baixo; mil em rama ou pronto alívio (novalgina); choraão ou piangente (aspirina).]

Calmante

Chá com 5 gramas de flores de limoeiro em 1 litro de água fervente

Calos: (ungüento)
Mistura-se a polpa de alho esmagado em azeite de oliva. Passar sobre o local e cobrir com pano de linho.

Câncer

Colocar um punhado de arnica; 1 copo de pinga. Socar bem e depois colocar 1 colher de mel e tirar a geléia. Socar de novo com outra colher de mel e outro copo de pinga. Tomar 3 colherinhas ao dia.

Câncer (Preventivo)
Chá de 1 folha de mussurum (uma só), 3 xícaras ao dia.

Câncer do Fígado

Tuna ou cacto de 4 quinas ou 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 horas até terminar a dose. Fazer pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.

Câncer

Dar 1 colher de hora em hora, o 1 litro de xarope de angico; o 2º litro, 1 colher de 3 em 3 horas. Para prevenção, tomar 1 colher 3 vezes ao dia.

Câncer localizado

1 raiz de gengibre (100 gramas ou menos); 1 batata de cará (ou inhame); 2 colheres de farinha de trigo; 1 colher de sal grosso; ralar as raízes, juntar a farinha e o sal, misturar bem, fazer 3 aplicações, 12 horas e deixar 12 horas. Se doer não tirar.

Câncer (curar e evitar ) de um cientista argentino

1 quilo de mel poro; 2 colheres de cachaça pura; 3 galhos grandes de babosa (ou folhas de tétano).
Modo de fazer: apanhar as folhas de babosa antes do nascer do sol ou depois do por do sol (melhor depois das 16,30h) A planta dever ter mais de cinco anos e ficar 5 dias sem chover.
Modo de preparar: lavar as folhas, retirar os espinhos e cortá-la em pedacinhos. Colocá-las no liquidificador e juntar a cachaça e o mel e bater bem. Não deve receber raios de luz. Guardar num vidro escuro. Se colocar na geladeira, esta não pode ter luz acesa. Para evitar a doença, toda a família deve tomar.
Modo de tomar; 2 colheres ao dia durante, uma vez por ano. Para quem tiver a doença, a receita é a mesma; varia apenas a dose.
Quem tem a doença: 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Tomar 10 dias e parar 10 dias e assim sucessivamente até ficar curado. Só não cura se a pessoa estiver toda tomada pela doença. Caso contrário cura.
N.B: nunca tomar em jejum.

Câncer

Um médico húngaro constatou, que a beterraba possui ação protetora contra o câncer. A Celidônia é narcótica e emprega-se contra os tumores cancerosos.

Catapora
Tomar 2 a 3 xícara de chá ao dia, preparado com 8 gramas de flor de sabugueiro, para um litro de água.

Cansaço do corpo

2 a 3 folhas de manona, colocar numa caneca de água quente, não ferver, depois passar com a folha no corpo. Não tomar banho.

Cansaço (Exaustão (físico e mental)

Colocar num litro de vinho tinto 25 gramas de folhas de alecrim, 20 gramas de folhas de sábia, ambas dessecadas, e 15 gramas de mel. Aquecer em banho Maria, por 20 minutos até esfriar. Filtrar e tomar 1 cálice antes das refeições.

Catarata

Mel com picão branco; fazer banho, pingar gota de água de tansagem.

Catarata

Com pão molhado com suco de bálsamo alemão e fazer compressas.

Catarata

Basta aplicar algumas gotas de suco de cebola misturado ao mel.

Catarro de Garganta

20 gramas de folhas de amora preta; 50 gramas de malvaisco; 20 gramas de flores e folhas de malva. Triture e misture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água, tampe e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do fogo e deixe em repouso. Coe e tome 3 xícara ao dia com mel. Nos casos de inflamação e irritação da garganta, faça gargarejos, 4 a 5 vezes ao dia.

Circulação (má...)

Ferver um galinho de alecrim, num copo de vinho, durante 3 minutos. Tomar de 3 a 4 goles por dia, até terminar a dose. Quando está frio colocar uma colherinha de mel.

Circulação

Um galho de pimenta do reino esmagado, ferver uma xícara e meia de água durante 3 minutos. (umas vez por mês). É bom para pressão alta também. Pode se tomado numa só vez ou em 2 vezes.

Cirrose hepática

Tuna ou cacto de 4 quinas ou de 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 até terminar a dose. Fazer uma pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.

Cicatrizante

Para combater queimaduras, cicatrizar feridas, cortes, basta ferver um chá com algumas folhas de carqueja e lavar 3 a 4 vezes ao dia o ferimento.
Esta aplicação deverá ser feita com o chá frio.

Ciática

A nevralgia ciática pode ser provocada por alimentação errada, falta de vitaminas B1 e B12, pus no corpo, ingestão de substancias tóxicas (álcool, fumo...(infecções (sífilis), gripes, resfriados fortes, artrite, anemia, prisão de ventre, esforços exagerados. É bom consultar um médico para descobrir a verdadeiras causa.
Para tratamento de ciática aconselha-se tomar banho de tronco, de calor, durante 20 a 40 minutos.
As plantas usadas: Aroeira mansa, em banhos de calor crescente. Não confundir com bugre.
Eucalipto em banhos de vapor e também em chá, na dose de 20 gramas para um litro de água, tomando 4 a 5 xícaras por dia.
Coloca-se num recipiente de vidro, de noite, antes de deitar, um fragmento de 3 milímetros de taiuá, para 3 xícaras de água. Deixa-se até de manhã. Toma-se uma xícara 10 minutos do café, uma antes do almoço e uma xícara antes da janta.
Alimentar-se de frutas em geral.
A vitamina B! se encontra na casquinha do amendoim vermelho e amarelo, no germe de centeio e de cevada, no levedo de cerveja em pó. A vitamina B12 encontra-se no levedo de cerveja, nos cereais integrais, no ovo e no leite. E em algumas plantas apropriadas; chapéu de couro, guaraná e outras.

Cistite

O mesmo tratamento dos rins e usar ervas antibióticas e fazer xaropes; dar para crianças de 2 em 2 horas.

Cistite

Infecção dos rins, urina, ovário, corrimento. Chá de tansagem, manto de viúva, salsa, malva, casca de coco em pedacinhos, semente de abóbora (comer uma semente de manhã e a noite).

Coceira : (sabão medicinal)

Erva do bicho, melão de são Caetano, tansagem, arruda.

Modo de fazer: 200 gramas de sabão de coco, 1 copo de suco de ervas, que se faz batendo40 gramas de plantas frescas com ¾ de copo de água. Coar. Coloque o sabão de coco numa panela e leva ao fogo para ferver. Junte o suco de ervas e espere chegar ao ponto de doce. Vire numa forma, espere esfriar. (da Escola de Enfermagem Sta. Catarina-Petrópolis - Rio de Janeiro.

Colesterol

Algumas plantas que abaixaram o teor de colesterol no sangue:
Dente de Leão: (taraxaco ou pissa can); fazer um chá com 100 gramas de raízes, fervida durante 10 minutos em um litro de água e tomar um copo de manhã em jejum, e dois durante o dia.
Alcachofra: fazer um chá com 20 gramas de folhas, fervidas durante 10 minutos em um litro de água.
Tomar 3 xícaras por dia.
Alecrim: colocar 40 gramas de folhas secas em um litro de vinho tinto, deixar durante 3 a 4 dias. Filtrar e tomar 2 copos por dia durante 20 dias.

Colesterol

Cambuim, 1 xícara por dia de chá (casca, raiz ou folhas), durante 6 dias. Ou com uma berinjela em 1 litro de água, após 3 dias, tomar 2 colheres por dia até terminar a cura do colesterol.

Colesterol: (Normaliza e controla)

1 colher das de sopa de folhas de jambolão (fatiadas); 1 xícara de chá de água fervendo, deixar em infusão 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, antes das refeições.

Cólicas

A manjerona, machucada e misturada com gordura vegetal, é boa pra combater catarros nasais de crianças e se aplicada essa pomada sobre o ventre das crianças, acalma as cólicas intestinais e afugenta os gazes que produzem o inchaço de ventre.
Conjuntevite

Decoção para lavagem. Para olhos cansados e avermelhados. Ferver 100 gramas de folhas de arruda em meio litro de água, filtrar e usar para lavagem ou compressas. Para conjutevite, colocar um pano deste líquido em conta-gotas e pingar 3 gotas 2 vezes ao dia no olho afetado

Conjuntevite

Chá de alecrim, salsa e lavar os olhos.

Coração

O melhor remédio do coração é cactus-rainha da noite com 1 litro de vinho.

Corrimentos

Própolis, mil em rama, carapicho, ou o grande (chá-essência- xarope de ervas antibióticas).

Corrimentos:

1 colher de casca de barbatimão; 1 colher de alecrim; meio litro de água fervente. Espere amornar. Coar e aplicar morna.

Crosta láctea: (Das crianças e assaduras)

1 colher (sobremesa) de pétalas de calêndula; 1 colher de camomila. Colocar tudo numa xícara de leite fervendo, deixar amornar e coar. Aplicar de 1 a 2 vezes ao dia, no couro cabeludo, depois de 20 minutos, lavar.

Contusões com hematomas
½ litro de álcool; 2 cânforas; 2 colheres de sal amoníaco; pode ser acrescentar algumas folhas de confrei ou caroço de abacate. Deixar em infusão por 24 horas. Fazer aplicação de 1 a 2 vezes ao dia.

Debilidade Geral
Para recompor as energias perdidas, ou como fortificante geral, fazer uma infusão de alfavaca, da seguinte maneira: colocar um pouco de folhas secas de alfavaca dentro de uma xícara e despejar em cima água fervente para fazer4 infusão. Em seguida coa-se o chá, adoça-se com açúcar e está pronto o reconstituinte geral.

Depressão
5 gramas de folhas de sálvia; 200ml de água fervente; Deixe as folhas de molho durante 20 minutos em recipiente bem fechado e coe. Tome 1 xícara em jejum, outra no final da tarde e a terceira 30 minutos antes de deitar.

Depurativo do sangue
a) Chá de nogueira, 3 vezes ao dia, ou salsaparilha; ou erva mulungu. b) Meio copo de leite cru; meio copo de suco de limão e meio de azeite (menos o de soja). Tomar 1 colherinha 3 vezes ao dia, durante 10 dias. Depois mudar de erva.

Dermatite
1 punhado de agrião; picar colher de glicerina ; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-lo em infusão por 2 horas. Coar e está pronto para ser aplicado externamente. Este preparado dura uns 4 dias.

Derrame: (A.V. C.)

1 colher de semente de mostarda; 1 colher de gergelim; 1 colher de semente de girasol. Torar as sementes e moer no liquidificador, colocar num vidro bem seco. Á noite 1 pitada com 2 dedos, colocar num copo com água quente, mexer e tomar em jejum durante 9 dias e retomar ao tratamento (9 dias) se for pouco tempo, resolve, senão tem de repetir várias vezes.

Desânimo
Um remédio simples e prático para este tipo de fraqueza, consiste em cortar uma beterraba em rodelas, colocar num viro pirex fundo (não pode ser vasilha de plástico), uma camada de açúcar e uma de rodelas de beterrabas, sempre assim até colocar toda a beterraba que se cortou. Deixar em repouso durante 3 horas. Do líquido que resultar, toma-se uma colherada ao dia, durante uns 10 dias.

Descongestionante: (nasal)
Transforme em pó, as folhas de orégano, é um ótimo descongestionante nasal, na irritação da mucosa, inclusive na coriza.

Desinteria
1 colher de carvão bem esmago (carvão de lenha). Colocar água quente em cima e tomar.

Desinteria: (ou dor de estômago)
1 colher de farinha de trigo; 1 colher de vinagre; 1 colher de cachaça; 1 colher ou mais de açúcar. Dose única. Tomar com água fresca em meio copo de água.

Desintoxicante: (Fígado, pâncrea, rins, intestinos)

Com folhas de guabiroba e cidreira; 1 raminho de alfavaca. Ferve-se tudo e junto e toma-se 1 a 2 xícaras ao dia. Se der sintoma de mal estar, tomar menos.

Diabetes
Prepara-se chá com as ervas: eucalipto, inhame branco, jurubeba (raiz), quebra-pedra, urtiga vermelha; 20 gramas de uma destas ervas em 1 litro de água e toma-se 4 a 5 xícara ao dia.

Diabetes
Ferver 5 folhas de pata de vaca em uma garrafa de água, tomar durante o dia. Deve ser pata de vaca da flor branca. Toma-se uns 3 a 4 meses. Muitas pessoas testemunharam o valor deste remédio.

Diabetes
200 gramas de semente de laranja. Torrar e moer. Colocar uma colherinha deste pó num pouco de água e tomar pela manhã.

Diabetes
Tomar chá de folhas de limeira e chá de folhas de carvalho.

Diabetes
Folhas de fortuna; jambolão; chá com uva de Japão; guabiroba; 4 folhas por xícara de água.

Diabetes
(Receita de um médico russo)
Deita-se uma folha de losna, verde, em 1 litro de água fria, tomando à vontade desta água desta água com leve gosto de losna e reenchendo sempre de novo a garrafa com água nova. Cada dia ou a cada dois dias, trocar a folha usada por uma nova. Em alguns meses fica-se praticamente livre.

Diabetes
1 colher de jambolão (folha): 1colher de folhas de caramboleira. Picar as folhas e fazer infusão numa xícara de água fervente. Deixa-se 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia , sempre antes das principais refeições. Regulariza a glicose como também e colesterol.

Diabetes; (para controlar a taxa)

1 colher de folhas de amoréia; 1 colher de folhas de pata de vaca (picar as folhas). Deixar em infusão numa xícara de água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, meia hora antes das principais refeições. (Quando a pessoa se sente cansada, fatigada, com muita sede e urina bastante, ou quando alguma ferida tem dificuldade em sarar e ainda não necessita de insulina.

Diabetes
50 grãos de café verde; 30 ml de água; 70 ml de álcool de cereais. Colocar num vidro tudo junto, fechar e deixar macerar o conteúdo por 30 dias. Coar e tomar 25 a 30 gotas 3 vezes ao dia, em meio copo de água. (Bioquímico Panizza).

Dispepsia: ( Má Digestão )
É remédio de primeira, o chá de centáurea (fel da terra) nas dispepsias dolorosas, excercendo ação sedativa.

Dispepsia : (Flatulência)
Deixar em infusão por 5 minutos em 1 xícara de água quente, 1 pitada de tomilho. Beber no final das refeições principais.

Diurético

Ferver um litro de água e colocar um punhado de folhas frescas de amoreira. Deixar em infusão até o líquido amornar. Filtrar e beber em cálices, durante o dia.

Dor de Cabeça
a) tomar chá de serralha 2 a 4 xícaras e cura a enxaqueca de 2 em 2 horas (tudo depende da pessoa);
b) respirar fundo 10 vezes;
c) tomar água, bastante, aos goles;
d) cuidar dos intestinos.


Dor de cabeça: 9por má digestão)

3 gramas de folhas de louro; 150 ml de água fervente. Deixar as folhas de molho em recipiente tampado durante 20 minutos. Coar e tomar 1 xícara pequena 30 minutos depois do almoço e do jantar.

Dor de Cabeça
1 xícara de café preto bem quente, doce, colocar 1 colher de suco de limão e tomar em goles.

Dor de cabeça
Aplicar as folhas quentes do abacateiro, sobre a cabeça, como uma compressa. (Somente folhas secas).

Dor de Cabeça
Por gripes, enxaquecas; folhas de saião picadas, colocar num recipiente com água fervente, colocar em cima de uma peneira e o saião picado envolto em gaze, deixando uns 15 minutos, depois aplicas aplicar no local da dor, de 2 a 3 vezes ao dia. (Do Bioquímico Silvio Panizza)

Dor de Dente
Triture um raminho de salsa, com 2 gotas de azeite e uma pitada de sal. Aplicando no dente dolorido.

Dor de Estômago
Tomar 3 a 4 xícaras de chá, por dia, usando 15 gramas em um litro de água, de alfavaca, Artemísia, jurubeba e salvia.

Dor de Garganta
Gargarejar com água de cebola cozida.

Dor de Garganta: (ou Câncer de Garganta)
a) mastigar 4 cm de gengibre por dia;
b) b) angico-gengibre e cará, é o que mais se usa para câncer;
c) ralar uma raiz de crêm, colocar em vidro de boca larga e uma xícara de mel. Tomar 1 colherinha de manhã e uma à noite.

Dores em Geral
Brinco de princesa, anador, chorão, corticeira, 1 casca de angico vermelho, mil em rama. Colocar em 1 litro de álcool e tomar 5 gotas.

Dor de ouvido

Asse uma cebola com cinza, colocada em um pano fino com um paouco de manteiga sem sal, aplicado sobre ouvido.

Dor de ouvido: (óleo de camomila)
2 colheres de camomila; 1 xícara de chá de óleo de cozinha, ferver em banho Maria por 2 horas. Coar, pingar 2 gotas no ouvido e tampar com algodão (Silvio Panizza).

Doenças Graves – Crônicas – Persistentes
Própolis,
1º litro 2 colheres de 4 em 4 horas.
2º litro, 2 colheres de 3 em 3 horas.
3º litro, 1 colher 5 vezes ao dia

Emagrecer
(ivanete A. Tessari, em alto Pinheiro – PR em tom de brincadeira dá este regime).
1º come a tua primeira refeição sozinho;
2º divide o almoço com um amigo:
3º oferece o jantar para um inimigo.
Dieta melhor não existe, experimente e verá o resultado.

Enxaqueca
Alecrim, 20 gramas sumidades floridas e de folhas, em um litro de água fervente por 10 minutos. Tomar 1 xícara, descansar em locar escuro

Epiléptico
Cipó pente de macaco (raiz, frutas-folhas), fazer essência com álcool ou cachaça. Tomar 10 gotas 4 vezes ao dia com um copo de água. Até curar.

Erisipela
Esmagar bem algumas folhas de sabugueiro, colocar sobre um pano branco bem limpo e aplicar sobre a erisipela, três vezes ao dia. Quando tirar um curativo, colocar outro, e assim até curar a erisipela.

Erisipela
1 punhado de agrião; 1 colher de Glicéria; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-los em infusão, por 2 horas. Coar e está pronto para se aplicado extremamente.

Estancar sangue
Basta colocar no corte, açúcar comum. Não apresenta inconveniente.

Estomago
Prepara uma xícara de água fervente e fazer infusão com 10 gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de sálvia. Após 10 minutos está pronta a infusão. Filtrar o líquido e bebê-lo com uma pitadinha de açúcar, se quiser.

Estomago
Nos casos de estomago, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, numa cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.
Bom para o estômago e também uma infusão de camomila, na qual se coloca uma fatia de limão com casca e beber enquanto quente ou, menos, norma. Há pessoas a quem o limão provoca azia, neste caso pode ser deixado de lado.

Estômago
Sálvia, osmarim, boldo, catinga de mulata, alcachofra, celidônia (iodina), e poejo. Juntar tudo num litro de álcool. Tomar 5 a 10 gotas por dia, até 2 vezes ao dia. (Este preparo é chamado também de
Figatil o Olina).

Estômago: (composto para Fígado, vesícula, má digestão.)
Boldo, fel da terra, Artemísia, osmarim, olho de pomba (pé de pomba), sálvia, infalivina, losna (bem pouca), picão branco, catinga de mulata, canforeira, alcachofra, erva santa Maria, (ou santo sepulcro ou erva santa), macela, anador, lisador, senaor, camomila, cardo santo, santurin, carqueja e anis.

Estômago: (Digestão)
a) Ferver 20 gramas de folhas de alecrim e 5 gramas de folhas de manjericão em meio litro de água, por 1 minuto. Filtrar e adoçar. Beber metade no final do almoço e o restante ao término da janta.
b) Macerar por 5 dias, 100 gramas de flores secas de camomila em um litro de vinho branco. Filtrar e tomar em colheres, quando a digestão for difícil.
c) Colocar 100 gramas de cebola fresca, triturada, sem cesperdiçar o suco, em 100 gramas de álcool a 90º. Depois d 24 horas, filtrar e tomar 1 colherinha das nas refeições.
d) Deixar em infusão em uma xícara de água fervente, 1 pitada de camomila, outra de hortelã e 3 folhas de sálvia. Beber 1 xícara depois de cada refeição.

Estômago
(Acidez, flatulência, dores)
Colocar uma pitada de semente de salsa em uma xícara de água fervente, 10 minutos. Filtrar e beber no final das refeições.

Estômago (pesado)

1 litro de água fervente e 8 granas de cidrão (erva Luisa) por 10 minutos.
Filtrar, consumindo em xicarazinha depois de cada refeição.

Estômago: (Atonia Gástrica)
a) colocar 50 gramas de casca de canela em ¼ de litro de álcool ou cachaça. Depois de 24 horas, filtrar e coar, consumindo-o em colheres antes das refeições.
b) Eucalipto 15 gramas de folhas secas em um litro de água fervente, por 10 minutos. Tomar 2 xícaras ao dia.

Expectorante:

Angico (folhas ou madeira); gengibre; unha de gato; crêm; sálvia; pulmonária ;(ou erva santa Maria ou santo sepulcro); orelha de macaco; tansagem; meleira (folhas); moranguinho; eucalipto; anador; senador; lisador; melhoral; asperina; cambará, casca de banana; manto de viúva; crisântemo (flor e folha), pétalas de rosa; folhas de pessegueiro; folhas de figueira; folhas de ameixa de inverno; guaco; poejo; maracujá; anis; carqueja. (Todas folhas amarela ou com manchas, não dá para usar).

Expectorante
10 gramas de tussilagem; 10 gramas de malvaísco; 10 gramas de verbasco; 10 gramas de papoula; 10 gramas de violeta. Triture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água fervente, retire do fogo e tampe. Aguarde 10 minutos e coe. Tome 3 a 4 xícaras ao dia com mel.

Expectorante de Sabugueiro
Picar folhas de sabugueiro com açúcar; deixar até o dia seguinte; apertar e tomar o suco.

Expectorante:
Manjerona ou folhas de eucaliptos; colocar em vidro de boca larga com tampa; 1 medida de folhas picadas para 2 medidas de óleo. Cozinhar em banho Maria por 1 hora; coar, passar na parte externa do nariz e nas costas se precisar expectorar. (da Escola de Enfermagem – Petrópolis) RJ
Falta de Apetite
1 grama de folhas de flores de absinto; 100 ml de água fervente. Junto o absinto á água. Tampe o recipiente e aguarde 15 minutos. Coe. Tome 3 a 6 colheres ao dia, entre as refeições.
Para afastar a febre 60 gramas de casca de macieira durante 15 minutos, em um litro de água. Adoçar com mel e ingerir a água da maçã durante o dia.

Feridas em Geral
Ferve-se 10 a 12 folhas grandes de tansagem, uma folhas pequenas ou média de bardana (em italiano chamam de slavassoni ou petassachi). Com estas ervas fazer um litro de chá, acrescentar depois uma colherada de cloreto de magnésio. Com este preparado, lavar as feridas, protegendo-as de apanharem poeiras, ou serem tocadas mela roupa ou outros objetos. Podem ser protegidas com gazes ou pano limpos. O melhor é lavar as feridas com este composto é deixá-las livres, em contato com o ar.

Feridas
Meio copo de leite cru;1/2 copo de suco de limão; ½ copo de azeite (menos o de soja) misturar o leite com o limão, quando o leite talhar, misturar o azeite. Passar nas feridas 2 a 3 vezes ao dia. E de noite passar a pomada milagrosa.

Ferida: (cura pelo barro)
Fazer um lodo com terra virgem, uns 4 punhados; 1 punhado de sal; 1 punhado de farinha de trigo. Aquecer no fogão (não ferver). Colocar direto no ferida. (Sempre sal grosso). Nos olhos sem sal e por uma gaze para proteger os olhos.

Feridas: (Urticária e Erupções)
Cozinha-se uma cebola e aplica-se nos lugares afetados.

Feridas: (de crianças, assaduras)
1 bisnaga de hipoglós pomada; 1 vidrinho de óleo de amêndoas; misturar os dois produtos e passar.

Feridas Cancerosa
Limpar bem a ferida, com água oxigenada; pegar um feixe de folhas de tansagem, batê-las bem com a quina de facão, formando uma massa e passá-la na ferida toda, cobrir com gaze e firmar com esparadrapo. Depois de uns 8 dias, repetir o curativo. Com algumas aplicações, a pessoa fica curada (conforme o Frei Francisco Polentes. Capuchinho).

Feridas Cancerosas
Usar em cima das feridas; passar 2 vezes por dia óleo de angico.

Fígado
Ferver um punhado de sálvia em um litro de vinho, durante 10 minutos. Coar. Tomar 1 colher das sopas, 3 vezes ao dia. Não tenho vinho, podo-se usar água e uma xícara de mel.

Fígado; (preguiçoso)
Sálvia e osmarim, evitar a visícula preguiçosa. Sempre chá após o almoço.

Fígado
1 colher de boldo; 1 colher de menta; 1 colher de carqueja. Com 1 xícara de água fervente fazer a infusão depois de 10 minutos, coar. Tomar de 1 a 3 xícaras ao dia, de preferência antes das refeições. (Este chá ativa as funções e serve quando se come pouco mais).

Fígado; (preguiça visicular)
Ferver 30 gramas de alcachofra em 1 litro de água, por 10 minutos. Tomar 2 xícaras ao dia.

Flatulência; (e Raquitismo)
Come-se cebolas cruas com azeite.

Flebite
Anis; (5 gramas de semente); 50 gramas de tansagem, em 1 litro de água. Tomar 4 xícaras ao dia.

Flebite
1 colher de guaco fatiado; 1 xícara de água fervente. Fazer infusão por 10 minutos, coar e depois de fria, fazer uma massa pegajosa com argila. Aplicar sobre o local uma camada de 1 cm (mais ou menos). Deixar 2 horas se for de noite, seria até melhor, porque o cataplasma ficaria até manhã. Aplicar quantas vezes necessário.

Fortificante
1 garrafa de cerveja preta; 1 copo de mel; ½ noz noscada ralada; 9 cravos esmagados; 3 colherinhas de canela em pó. Tomar 3 vezes ao dia.

Fortificante
Colher um punhado de batatinha de tiririca, pode ser com as folhas, colocá-las num vidro de nescafé, acrescentar 1 xícara de mel e encher o vidro com vinho, o mais puro possível. Deixar 9 dias em infusão. Nos 3 primeiros dias, deixar o vidro ao sol. Tomar 3 colheres ao dia. Está provado que é o maior fortificante, sobretudo para o cérebro.

Fortificante; (reconstituinte de forças)
De acordo com que diz o professor Carl Albin, numa mistura de cálcio, limão, enxofre (gema de ovo), mel e um pouco de álcool, devolverão dentro de 30 a 60 dias as atividades das glândulas sexuais.
Prepara-se assim:
Ponha 8 ovos com casca num recipiente (devem ser ovos de galinhas de quintal), pois os de granja não contém certas vitaminas, cubra-os com o suco de 6 limões de preferência de solo adubado organicamente). Conserve a mistura da geladeira de 4 a 6 dias ou até a completa dissolução das cascas. Tire os ovos com cuidado para não romper a fina menbrana que os envolve, sempre as gemas (as claras não são utilizadas) e devolva-as à mistura. Passe por uma peneira ou liquidificador, adicione mel a gosto, uma xícara de café de brandy e conserve tudo na geladeira. Tome 3 colheres das de sopa ao dia, agitando bem antes de usar.

Fortificante
1 beterraba; 4 a 5 cenouras; 4 a 5 galhos de espinafre; 2 laranjas descascadas. Picar tudo, passar no liquidificador, adoçar com açúcar, tomar um cálice 2 a 3 vezes ao dia. Não cozinhar o preparado.

Fraqueza na velhice
A fórmula é a mesma que a do desânimo.

Frieiras
Esmaga-se uma cebola até que surja o suco e adiciona-se lanolina. Em seguida, fricciona-se com este ungüento, 2 vezes ao dia, mãos e pés afetados pelas frieiras

Frieiras
1 folha de fortuna; 2 colheres de cinza.
Cozinhar a folha da fortuna e coar. Em água morna coloca-se a cinza e lava-se o local das frieiras e enxuga-se. Só então passar a infusão da folha da fortuna.

Furúnculos; (e Abcessos)
Corta-se uma cebola pela metade e assa-se parcialmente sob cinzas. Aplica-se sobre as chagas. Para favorecer a menstruação e combater a importência sexual, deve-se comer cebolas cruas em abundância.
Garganta
A mesma fórmula do item antibiótico.

Gastrite
Causa - estado nervoso, preocupações, incomodações, problemas, dificuldades, remédios, antibióticos, reumatismo.
Cura -comer um batatinha crua ralada, com mel em jejum; ½ antes do almoço, ao deitar ou comer 1 batata doce pequena crua nas mesmas horas; ou comer 1 cenoura crua, em pedaços ou ralada, ou batida com ½ copo de águia ou leite; nas mesmas horas. Ou ainda colocar no liquidificador, 3 folhas de couve; 1 folha de confrei ½ copo de água ou leite. Tomar nas mesmas horas. Ou chá de tansagem, louro ou confrei, (que não seja frio do confrei, usar estar erva com prudência).

Gastrite
a) folhas de couve manteiga; 1 copo de leite. Bater no liquidificador e tomar em jejum, 7 dias.
b) 2 limões, tirar as sementes e bater no liquidificador com açúcar até formar uma massa, acrescentar 1 xícara de leite fervido e bater novamente. Guardar na geladeira e tomar 1 colher 3 vezes ao dia.

Gestantes
A mesma fórmula que o desânimo.

Glaucoma
Molhar com água fria 1 fatia de pão e colocar nos olhos.

Gota
Preparar em coação, isto é ferver durante 20 minutos, 50 gramas de folhas de pinheiro silvestre (pinus silvestris). Filtrar o líquido e beber durante o dia.

Gripes e resfriados

Faz-se uma infusão com um dente de alho. Esmaga-se um dente de alho, deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em seguida bebesse a infusão.

Gripe
Meio copo de cachaça; ½ copo de limão; ½ copo de mel; 3 dentes de alho esmagados. Tomar esta dose em 3 vezes. Para prevenir a gripe este mesmo remédio, tomando um colher por dia.

Gripe
Pega-se uma casca ou madeira, em perfeita conservação. Lasca-se bastante fino e se coloca dentro de um litro até preencher cinco centímetros; colhe-se um punhado de folhas de eucalipto daquele da folha fina, um punhado que a mão possa fechar por isso abundante.
Quebram-se, um pouco as folhas, ai se colocam dentro do litro, que se enche de boa cachaça e se tampa bem; cada dois dias se sacode bem o litro para misturar melhor. Depois de 15 dias, o preparado está pronto para se usado. Adultos, 1 colher das de sopa, em água norma açucarada, o máximo 2 vezes ao dia. Em 12 horas, em geral, a gripe está curada.

Gripe
1 limão (suco); 1 dente de alho; 1 folha de marcela. Fazer chá desta mistura. Bater uma gemada e misturar com este (no lugar desta gemada pode-se também usar uma colher de mel).

Gripe
Pessoa que vive sempre gripada. Tomar 1 colher de xarope de angico por dia, ou 3 colheres de própolis ao dia.

Gripe; Bronquite; Asma
De 12 a 15 bananinhas (folhas de bálsamo alemão); 1 garrafa de cerveja preta; 2 xícaras de açúcar. Ferver 15 minutos e coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia
Hematomas

Colocam-se algumas folhas ou flores de arnica no álcool e deixasse em maceração durante 9 dias. Em seguida, pode-se usar líquido em massagem ou fricção no local afetado.

Hemorragias
(qualquer hemorragia inclusive uterina, de nariz, dente, etc...) Pegar 2 brotos de pareira, por numa xícara, lançar água fervente em cima, tampando e deixando 10 minutos. Tomar o chá depois de frio. Para impedir hemorragia dentária, tomar esse chá antes de extrair o dente.

Hemorragia
Amassar e transformar em pasta as folhas verdes de mil em rama (milefólio); estanca as hemorragias.

Hemorragia nasal
Aspira-se com as narinas o suco de uma cebola fresca.

Hemorragias Uterinas
30 gramas de folhas frescas de goiabeira em 1 litro de água recém fervida. Tampa-se o recipiente com a mistura por 10 minutos e coa-se o líquido para ingeri-lo em dose de 1 xícara a cada 5 horas.

Hemorróidas

Torrar e moer o grão de milho e fazer uma espécie de café que deve ser tomado de manhã, em jejum, com açúcar e leite, por 4 dias.

Hemorróidas
Carrapicho rasteiro (tirar as folhas velhas e sementes) com raízes, pega-pega e erva de bicho. Ferver em 2 litros de água até ficar 1. Tomar 1 gole 3 vezes ao dia, até terminar a dose.

Hemorróidas
1 colher de mel, uma colherinha de enxofre. Misturar bem e colocar no local à noite.

Hemorróidas
1 litro de água; 1 punhado de sal grosso; 1 xícara de vinagre de vinho. Ferver e fazer primeiro bafo, até conseguir sentar na água sem se queimar.

Hemorróidas
Suco de alóe (babosa). Cortar a folha ao meio, raspar com a colherinha o suco num copo. Embeber neste suco um algodão ou gaze e aplicar direto na região.

Hepatite
3 folhas de erva cidreira (melissa); 3 coração de arruda; 3 coração de hortelã; 1 garrafa de água, ferver 15 minutos. Tomar de manhã e de noite, meia xícara.

Hepatite
Usa-se a mesma, fórmula de “câncer de fígado”.

Herpes
½ copo de leite cru; ½ copo de azeite; ½ copo de suco de limão. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Passar sobre a herpes.
Icterícia
A raiz da celidônia é eficiente no combate ao amarelão.

Icterícia
Raiz de picão: raiz de guaxumba; raiz de amora branca, raiz de masseguinha de mato. Fazer chá com uma destas ervas ou mesmo com todas elas. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.

Inalações: (Nariz Entupido)
1 colher de pinus: 1 colher de menta; 1 colher de canforeira. Colocar os ingredientes numa panela com água e quando ferver, cobrir a cabeça, fazendo inalações por 15 minutos. Pode-se fazer 1 a 3 vezes ao dia. (Bioquímico Sílvio Panizza).

Incontinência
30 gramas de folhas frescas de goiabeira em 1 litro de água recém fervida. Tampa-se o recipiente com a mistura por 10 minutos e coa-se o líquido. Toma-se 1 xícara a casa 5 horas.

Indigestão
Prepare o seguinte chá: coloque numa xícara de água fervente; 1º gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de salvia. Após 10 minutos, filtre o líquido e beba-o, adicionando a gosto uma pitada de bicarbonato.

Inflamações das Juntas
3 claras de ovo batidas em neve; 1 colher de breu em pó. Quando as claras, batidas, estão no ponto de ficar firme, acrescentar o breu, continuar batendo para incorporar bem. Aplicar na junta (de preferência à noite). Envolver num pano. Repetir 3 a 4 vezes.

Insônia
a) Decoção (cozimento da planta). Ferver ½ alface em ¼ de litro de água. Deixar amornar, filtrar e adoçar. Beber maia hora antes de dormir.
b) Faz-se uma infusão com um dente de alho. Esmaga-se o alho e deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em seguida bebe-se a infusão.
Este preparado é muito benéfico para as gripes, resfriados e bronquites.
c) O mel é um poderoso sedativo e desta forma evita a insônia de pessoas
adultas , mais do que pílulas suporíferas. Dose: 2 colheres pequenas de
mel ao deitar.

Insuficiência Hepática
a) Ferver 10 minutos, 50 gramas de folhas frescas de alcachofra em um litro de água. Beba 3 xícaras ao dia.
b) Vinho medicinal: macerar 20 gramas de folhas de alcachofra em 1 litro de vinho branco, por 5 dias. Filtrar e tomar 2 cálices ao dia.

Intestinos
Nos casos de intestinos preguiçosos, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, num cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.

Intestinos
a) Comer mais alimentos que tenham mais fibras –laxantes. Estão mais nas frutas, nas cascas, verduras e legumes, cereais integrais, laranja, mamão, uva, ameixa preta seca. Couve, vagem, dente de leão, beterraba, cenoura crua, espinafre, moranga, abóbora, batata doce, mandioca, repolho, radiche, etc... banana.
b) Evitar alimentos refinados como açúcar, sal, arroz, farinhas.
c) Gnástica dobrar o corpo, dobrar as pernas, massagens na barriga.
d) Atender o aviso dos intestinos.
e) Educar o intestino a ter horário.
f) Levantar a moldura da patente.
g) Tomar água em jejum, fria ou morna. Comer mel em jejum. Batidas de frutas e verduras em jejum.

Joanete
Limão com sal ou casca de banana. Firmar com esparadrapo de noite e tirar de manhã. 3 noites a mais. Depois passar pomada milagrosa ou angico.

Limpeza do Fígado e Estômago
Emprega-se as folhas de cebola em saladas, podendo-se juntar suco de limão.

Loucura
Matar minhocas com água quente, moer torradas no forno. Tomar uma colher por dia. (Pode-se fritar as minhocas na frigideira).

Má digestão
5 gramas de folhas e flores de alface: 200 ml de água fervente. Deixar ferver durante 10 minutos e coar. A dose é uma xícara pequena em jejum, outra no início da noite e a terceira antes de dormir.

Mal de Parkinson
Xarope de angico e folhas calmantes como maracujá, beladona, prímula, cipó mil homens, corticeira, margarida, etc.

Manchas no corpo
Tomar depurativo do sangue. Não havendo melhora procurar o médico.

Massagem
Passar óleo de angico na coluna e fazer massagens suaves de baixo para cima. Também para fraturas, estanca o sangue, é coagulante, para doenças de pele, nas varizes e manchas nos pulmões, nestas últimas doenças não se faz massagem, só passa-se o óleo de angico.

Mau funcionamento do intestino
1 copo de suco de laranja em 1 colher de mel. Manhã e tarde.

Mau hálito
Para evitar o mau hálito, colocar em 1 litro de vinho branco, 30 gramas de folhas de hortelão e algumas folhas de arruda. Deixar 24 horas de molho, depois filtrar e usar esta porção pra bochechos.

Melancolia
Alfazema é empregada nos casos de melancolia e de idéias fixas, doentias, na dose de 3 a 5 gramas em forma de infusão, como chá, após cada refeição.

Memória
2 galhos de alecrim; mel; vinho. Rejuvenesce. Serve também pra o coração, angina e angústia. Tomar 2 colheres por dia.

Memória
Cará (o cipó) ralado e mel. Tomar 1 colherinha ao dia.

Memória
Alecrim, 1 palmo, 2 a 3 galinhos, colocar num vidro, e 1 xícara de açúcar mascavo ou mel. Encher o vidro com vinho tinto, puro, se não branco. Deixar em repouso 4 dias. Tomar 3 vezes ao dia. Tira-se o alecrim, bota-se mel para lavar os olhos.

Memória
1 litro de vinho branco; 1 maço de alecrim; mel a gosto. Deixar em infusão 8 dias (retirar o ar e deixar o vinho com alecrim). Coar e adoçar com mel a gosto. Tomar 1 colher por dia antes de dormir.

Menopausa: (com calorões)
Chá de folhas de pareira (não muito quente); ou com louro, chuchu, maracujá, hortelã, manto de viúva.

Menopausa: (com calorões)
1 colher das de sopa de =flores de calêndula (picadas), para cada xícara de água. Fazer infusão com água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 2 xícaras ao dia.

Menopausa
1 colher das de flores de tília; 1 colher de casca de mulungu. Ferver numa xícara de água, por 5 minutos a casca de mulungu. Desligar e acrescentar as flores de tília. Deixando em infusão de 5 a 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia. (A pessoa dorme tranqüila e levanta disposta).

Menstruação: (Dolorida) ver Regras
Camomila, funcho, manjerona ou tomar gotas de essência de funcho.

Menstruação: (Cólicas)
Escalda pés por 15 minutos: chás quentes para o fígado; chá de folhas de guaco (com 1 folha).

Menstruação: (muito forte)
Mais de 7 dias de menstruação; hemorragia da menopausa; início da ameaça de aborto. Fazer chá da casca de romã ou folhas (não muito forte).

Menstruação: (para regular a menstruação)
Fortificante 1 garrafa de vinho 5 a 6 cravos; 4 pedaços de canela; 5 a 6 folhas de ameixa de inverno, ½ xícara de açúcar. Ferver 5 a 10 minutos. Tomar 1 colher 3 a 4 vezes ao dia.

Menstruação: (suspensão)
Pode ter sido provocada por um frio, chuva, susto, etc...Fazer chá de erva de bicho (tomar quente). Tomar água, chá quente, limonada. Chá de canela e cravo.(A canela e a erva de bicho afinam o sangue).

Micose
“A cura da micose se consegue por meio de uma dieta de frutas frescas, em três refeições por dia, bebendo-se, durante o período de cura, apenas água ou sucos de frutas. A dieta deve ser auxiliada por uma série de banhos de vapor e lavagens intestinais”.
Usa-se as seguintes plantas:
a) amor perfeito, fazer com 10 gramas de flores e fazer compressas nas partes afetadas.
b) Angelicó ou cipó mil homem, 25 a 50 gramas de raiz para 1 litro de água e fazer lavagens.
c) Bardana; usar como chá em dose normal e aplicar as folhas amassadas nas partes afetadas.
d) Camomila, aplicar extremamente a infusão, em compressas.
e) Chapéu de couro, tomar chá em dose normal.
f) Espinheira divina, tomar chá em dose normal.
g) Alecrim de jardim e arruda, fazer lavagens das partes afetadas.
Usar também verduras cruas e frutas. O mel é importante. (Esta receita é de Roque Ferronatto).

Mordidas
a) de aranhas, batatinhas, alho, cebola. Coloque no local da mordida. (Basta um dos produtos indicados).
b) De cobra, (para tirar as conseqüências da mordida) Chá de chorão com sal; colocar o local da mordida no chá quente; enrolar ou envolver numa toalha molhada no chá; colocar um plástico durante a noite e pela manhã fazer massagens suaves e rotativas.
c) Também para tirar as conseqüências da mordida de cobra; fazer chá com erva da vida e colocar o local do ferimento no chá quente, deixar uns 40 minutos. (depois de 3 a 4 aplicações desaparecem as conseqüências).

Limpeza do Fígado e Estômago
Emprega-se as folhas de cebola em saladas, podendo-se juntar suco de limão.

Loucura
Matar minhocas com água quente, moer torradas no forno. Tomar uma colher por dia. (Pode-se fritar as minhocas na frigideira).

Má digestão
5 gramas de folhas e flores de alface: 200 ml de água fervente. Deixar ferver durante 10 minutos e coar. A dose é uma xícara pequena em jejum, outra no início da noite e a terceira antes de dormir.

Mal de Parkinson
Xarope de angico e folhas calmantes como maracujá, beladona, prímula, cipó mil homens, corticeira, margarida, etc.

Manchas no corpo
Tomar depurativo do sangue. Não havendo melhora procurar o médico.

Massagem
Passar óleo de angico na coluna e fazer massagens suaves de baixo para cima. Também para fraturas, estanca o sangue, é coagulante, para doenças de pele, nas varizes e manchas nos pulmões, nestas últimas doenças não se faz massagem, só passa-se o óleo de angico.

Mau funcionamento do intestino
1 copo de suco de laranja em 1 colher de mel. Manhã e tarde.

Mau hálito
Para evitar o mau hálito, colocar em 1 litro de vinho branco, 30 gramas de folhas de hortelão e algumas folhas de arruda. Deixar 24 horas de molho, depois filtrar e usar esta porção pra bochechos.

Melancolia
Alfazema é empregada nos casos de melancolia e de idéias fixas, doentias, na dose de 3 a 5 gramas em forma de infusão, como chá, após cada refeição.

Memória
2 galhos de alecrim; mel; vinho. Rejuvenesce. Serve também pra o coração, angina e angústia. Tomar 2 colheres por dia.

Memória
Cará (o cipó) ralado e mel. Tomar 1 colherinha ao dia.

Memória
Alecrim, 1 palmo, 2 a 3 galinhos, colocar num vidro, e 1 xícara de açúcar mascavo ou mel. Encher o vidro com vinho tinto, puro, se não branco. Deixar em repouso 4 dias. Tomar 3 vezes ao dia. Tira-se o alecrim, bota-se mel para lavar os olhos.

Memória
1 litro de vinho branco; 1 maço de alecrim; mel a gosto. Deixar em infusão 8 dias (retirar o ar e deixar o vinho com alecrim). Coar e adoçar com mel a gosto. Tomar 1 colher por dia antes de dormir.

Menopausa: (com calorões)
Chá de folhas de pareira (não muito quente); ou com louro, chuchu, maracujá, hortelã, manto de viúva.

Menopausa: (com calorões)
1 colher das de sopa de =flores de calêndula (picadas), para cada xícara de água. Fazer infusão com água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 2 xícaras ao dia.

Menopausa
1 colher das de flores de tília; 1 colher de casca de mulungu. Ferver numa xícara de água, por 5 minutos a casca de mulungu. Desligar e acrescentar as flores de tília. Deixando em infusão de 5 a 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia. (A pessoa dorme tranqüila e levanta disposta).

Menstruação: (Dolorida) ver Regras
Camomila, funcho, manjerona ou tomar gotas de essência de funcho.

Menstruação: (Cólicas)
Escalda pés por 15 minutos: chás quentes para o fígado; chá de folhas de guaco (com 1 folha).

Menstruação: (muito forte)
Mais de 7 dias de menstruação; hemorragia da menopausa; início da ameaça de aborto. Fazer chá da casca de romã ou folhas (não muito forte).

Menstruação: (para regular a menstruação)
Fortificante 1 garrafa de vinho 5 a 6 cravos; 4 pedaços de canela; 5 a 6 folhas de ameixa de inverno, ½ xícara de açúcar. Ferver 5 a 10 minutos. Tomar 1 colher 3 a 4 vezes ao dia.

Menstruação: (suspensão)
Pode ter sido provocada por um frio, chuva, susto, etc...Fazer chá de erva de bicho (tomar quente). Tomar água, chá quente, limonada. Chá de canela e cravo.(A canela e a erva de bicho afinam o sangue).

Micose
“A cura da micose se consegue por meio de uma dieta de frutas frescas, em três refeições por dia, bebendo-se, durante o período de cura, apenas água ou sucos de frutas. A dieta deve ser auxiliada por uma série de banhos de vapor e lavagens intestinais”.
Usa-se as seguintes plantas:
a) amor perfeito, fazer com 10 gramas de flores e fazer compressas nas partes afetadas.
b) Angelicó ou cipó mil homem, 25 a 50 gramas de raiz para 1 litro de água e fazer lavagens.
c) Bardana; usar como chá em dose normal e aplicar as folhas amassadas nas partes afetadas.
d) Camomila, aplicar extremamente a infusão, em compressas.
e) Chapéu de couro, tomar chá em dose normal.
f) Espinheira divina, tomar chá em dose normal.
g) Alecrim de jardim e arruda, fazer lavagens das partes afetadas.
Usar também verduras cruas e frutas. O mel é importante. (Esta receita é de Roque Ferronatto).

Mordidas
a) de aranhas, batatinhas, alho, cebola. Coloque no local da mordida. (Basta um dos produtos indicados).
b) De cobra, (para tirar as conseqüências da mordida) Chá de chorão com sal; colocar o local da mordida no chá quente; enrolar ou envolver numa toalha molhada no chá; colocar um plástico durante a noite e pela manhã fazer massagens suaves e rotativas.
c) Também para tirar as conseqüências da mordida de cobra; fazer chá com erva da vida e colocar o local do ferimento no chá quente, deixar uns 40 minutos. (depois de 3 a 4 aplicações desaparecem as conseqüências).
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Nariz entupido
Ferver 1 xícara de água com 1 colherinha de sal. Pingar nas narinas.

Nariz Escorrendo
Use chá de folhas de goiabeira com sal, sou chá de semente de girasol com sal. Pingar nas narinas.

Nervosismo
O pó das folhas de alfavaca, aspirado, excita a secreção nasal, estimula o cérebro e combate as dores de cabeça resultante de nervosismo.

Nervosa (Excitação)
Provocada por problemas diferentes, é algo comum no mundo moderno. As sementes de girasol torradas e moídas usadas em lugar do café, dão uma bebida particularmente adaptadas para acalmar as pessoas em estado de tensão e excitação nervosa.

Nervosa (Excitação)
Como calmante dos nervos abalados, faz-se uma infusão, colocando em uma xícara de água fervente, 1 colher de folhas de caqui; 1 pedacinho de gengibre; 1 colherinha de mel. Filtra-se o líquido e bebesse em seguida. É gostoso e bom calmante.

Nervoso; (Sistema)
a) Araçá, maracujá, margarida, alface, alecrim, erva cidreira, poejo. Ferver em 1 litro de água com 1 quilo de açúcar. Tomar 3 colheres ao dia.
b) Umbu; colocar folhas e forrar a cama e passar a ferro. Deitar em cima de noite

Obesidade
Come-se cebolas cruas em abundância.

Obesidade
Uma fórmula fácil de emagrecer sem prejudicar o coração, nem o organismo em geral. Basta ferver por 5 minutos; folhas frescas e tenras de malva, em ½ litro de água. Filtrar e beber o chá desta fórmula por 30 a 40 dias. O chá deve ser feito a cada dia.

Olheiras
Fazer uma chá preto, deixar esfriar e com algodão passar nas olheiras, 3 vezes ao dia.

Olhos: (irritação e cansaço)
Prepara-se uma infusão para compressas. Mergulhar dois muchaços de algodão hidrófilo em um chá de camomila, também conhecida com massanilha. Mergulhar o algodão quando o líquido está morno e vai-se fazendo compressas externas.

Olhos
Com chá das flores de Vênus, fez-se lavagens dos olhos nas inflamações.

Olhos: (cansados e vermelhos)
1 xícara (café) de polpa de melão; 1 colher (sopa) de mel. Misture bem os 2 elementos e aplique sobre a vista por 15 minutos. (De manhã e à noite) usa-se algodão ao gaze.

Olhos Fracos
a) Bálsamo alemão, esmaga-se com os dedos 1 folhinha, pingar 1 gota 3 vezes ao dia.
b) Por suco de folhas de lima, pingar 1 gota todos os dias.

Óleo de Angico
Para dor, laxante, hemorróidas, varizes, expectorantes, câncer, cicatrizante, AIDS. Como laxante, 1 colherinha de 3 em 3 dias.

Osteoporose
Fazer batida com pouco de água de caruru, dente de leão, espinafre. (Uma erva por semana).

Ouvidos: (Dor e Inflamação)
Colha algumas folhas de Maria mole ou catião e tritura-as. Em seguida coe o suco e coloque-o em um conta-gotas, pingando 2 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia. O sumo é um excelente remédio contra dor e inflamação do ouvido.

Ouvidos; (Surdez – inflamação – zumbido)
Fritar em 2 colheradas de azeite; 10 folhas de oliveira; 5 folhas de tansagem, durante 7 a 8 minutos. Quando o azeite estiver esfriado, coar direitinho. Pingar no ouvido 3 gotas ao dia, pela manhã, tarde e noite, enquanto durar o problema.

Oxiúros
3 colheres de sopa de saião fatiada (folhas da fortuna); ½ litro de água na fervura, depois de amornar, coar e fazer banho de acento, 1 a 2 vezes ao dia, de manhã e de noite.
Ou 2 colheres de raiz de confrei, picada e ½ litro de água. Fazer como acima.
Panarício
São inflamações das unhas, também chamados unheiros. Para curar este mal, basta colocar folhas frescas ou secas de fava em 1 xícara de água quente, na temperatura que dá para agüentar, imergir o dedo doente e deixar de molho até a água ficar norma. Repetir o tratamento várias vezes ao dia.

Pele Seca
Ingredientes para creme: 2 colheres de polpa de abacate; 1 colher de mel. Amassar bem a polpa e acrescentar o mel misturando tudo bem. Aplicar sempre de baixo para cima, em qualquer parte do corpo. Deixar 15 minutos e lavar com água fria

Pele Seca
O mel pode ser usado para tonificar e rejuvenescer a pele, fazendo uma máscara de beleza com 1 colher de mel, 1 de farinha de centeio e a gema de 1 ovo. Mistura-se tudo e aplica-se no rosto, deixando pelo menos 30 minutos.

Pele
Sarna, ferida alérgica, erisipela, flebite, úlcera varicosa, gangrena, feridas velhas, caspa, queda de cabelo e herpes. (Uma vez por mês, embeleza os cabelos).
Ingredientes: 1 copo de leite in natura; ½ copo de azeite de oliva, (lavar antes de passar). ½ copo de suco de limão, tomar 1 colherinha de 3 em 3 horas (tomar e passar pelo corpo se for sarna).
Para fazer, bater bem os elementos.

Pele: (Fungos Pé de Atleta, Etc.)
1 colher de semente de urucum; 2 xícaras das de café de álcool; 1 xícara (café) de água destilada. Amassar com pilão as sementes, com pouco de água. Acrescentar o resto da água e o álcool. Agitar bem. Coar. Está pronta a infusão. Para dar maior consistência. Colocar um pouco de glicerina líquida.

Pele; (Eczemas e coceiras, etc.)
4 a 5 folhas de cipó suma. Cozinhar em 1 xícara de água. Coar depois de norma. Acrescentar 2 xícaras de amido de farinha, amassar até formar uma pasta e aplicar em lugar afetado.

Pele: (Seca- Eczemas- Cicatrizantes e Outros Problemas de Pele)
1 colher (sopa) de guassatonga (erva de bugre)
1 colher (sopa) de pétalas de calêndula
1 xícara (café) de água
Colocar as ervas na água fervente, deixar amornar; acrescentar argila até formar um creme. Aplicar sobre a pele deixando por uns 15 minutos. Para cicatrizar pode ser deixando o preparado, durante a noite toda.

Pele Cansada
1 xícara (café de suco de uva); 1 colher (sopa) de mel. Extrair o suco de uva e coar. Acrescentar o mel. Passar de 1 a 2 vezes ao dia, com algodão ou gaze no rosto. Deixar uns 15 minutos. Depois pode-se lavar as partes com água pura.

Picada: (Abelha, Vespa e Aranha)
a) Coloque uma fatia de cebola no local afetado e deixe alguns minutos. Se o local está dolorido e inchado, este simples e conhecido processo faz com que a dor passe, o local desinchado e o mais importante è que o veneno seja expelido.
b) Para aliviar a dor provocada pela picada de abelha, depois de retirar o ferrão, se ficou no local da picada, aplicar 1 gota de leite de figo.
c) Dissolver sal de cozinha em um pouco de vinagre e aplicar esse líquido sobre o local da picada.
d) Esfregar a parte afetada com cebola cortada em 2 partes.


Pomada de Confrei
3 colheres de banha de porco; 3 folhas de confrei; 3 a 8 (se forem pequenas) folhas de tansagem; 1 colher pequena de cera pura. Cortar as folhas fininho, como se faz como se faz com as couves, fritar na banha misturar com a cera. Colocar a cera no fim, depois de coado. É poderoso cicatrizante, anti-inflamatório (cura qualquer ferida, inclusive, úlceras varicosas crônicas).

Pomada Para Abrir Abscessos
1 colher de cera pura; 2 colheres de sebo derretido; 3 colheres de banha de porco; 3 colheres de óleo de cozinha. Cada produto deve se líquido e bater tudo junto até ficar cremoso (se ficar muito duro, pode-se colocar mais 1 colher de gordura). Querendo fazer em quantia maior, pode-se usar xícara como medida, nas mesmas proporções. Serve para abrir furúnculos, abscessos, limpar feridas muito infeccionadas. Estende-se a pomada numa gaze e aplica-se no local.

Pomada Barba de Pau
Extrair o suco e misturar com azeite ou banha de porco pura e um pouco de cera, derreter tudo junto ao fogo. Retirar e mexer até ficar cremoso, esfriando (em vez de extrair o suco, pode-se também, fitar a erva na banha e coar). È indicada contra hemorróidas, varizes, dores e inflamações do reto.

Pomada de “Calêndula “ (Mal Me Quer)
Fritar um punhado de calêndula em banha pura com um pouco de cera. Coar mexer até ficar cremoso, esfriando. Indicada para feridas cancerosas, calos, verrugas, paralisia, alergia, infecções.

Pomada de Arnica
Um punhado de arnica de mato; 200ml de vaselina líquida (ou 3 colheres de banha de porco); 1 colher de cera de abelha. Fritar a erva na banha, coar. Derreter a cerra mexer até ficar frio e cremoso. Serve, nos casos de varizes, hematomas, machucaduras, flebites, dor nas pernas.

Pomada para Piolho
½ xícara de caroço de ariticum (ata, coração de boi ou quaresma), 1 xícara de banha. Descascar as sementes, socar bem. Misturar com a banha e passar. Antes de ir ao colégio, pode-se passar um pouco no cabelo, evita de pegar piolhos.

Pomada Milagrosa
1 xícara de banha; 50 gramas de breu; 50 gramas de cera de abelha; 6 folhas de tansagem; 10 folhas de mil em rama; 1 galho de erva lancenta; 1 punhado de folhas de sabugueiro; 6 folhas de malva. Fritar tudo, coar, colocar em gamelinha de barro ou vidro, bater com colher de pau até esfriar. Serve em feridas cancerosas e outras “brabas”. Aplicar só 1 vez ao dia, à noite (Ir Arxênia Ethal Alvorada – RS).

Pomada de Sabão
Com uma faca, raspar sabão comum de lavar roupa (mais ou menos a quantia de 1 colher de sobremesa), amassar este Sabão com a faca na palma da mão. Continuar amassando, até ficar bem misturado, em forma de creme durinho. Aplicar com gaze ou um paninho limpo. Serve para abrir furúnculos ou abscessos (usar 1 ou 2 vezes ao dia, deixando aplicado até abrir).

Pomada de Breu
1 concha de banha de porco; 50 gramas de breu; 50 de cera de abelha; 1 punhado de folhas de bálsamo alemão (bananinhas de jardim); 1 punhado de folhas de sabugueiro; 1 folha de confrei. Lava-se bem as folhas, junta-se a banha, a cera e o breu quebrado, tudo numa panela e põe-se a cozinhar em fogo brando. Quando o confrei e as outras soltarem o verde, desligar o fogo e deixar amornar para ser coado. Após coar, coloca-se tudo num prato de vidro e bate-se bem até ficar cremoso e esbranquiçado. Bate-se com colher de pau. Serve no caso de unheiro. Micose, rachadura dos pés tipo ferida dos pés, qualquer tipo de ferida velha. Passar nos locais sempre após o banho, ou lavar bem os lugares onde se vai aplicar, 1 vez por dia.

Pomada de Maria Mole
Extrair o suco de 1 punhado de erva Maria mole. Misturar com 2 colheres de banha de porco pura e um pouco de cera. Derreter tudo, junto ao fogo e bater até esfriar e ficar cremoso. Em vez de extrair o suco, pode-se também, fritar a erva na banha e coar. Serve para sarar “coça-coça” (sarna) e infecções.

Pomada de Creme de Leite, Limão ou Óleo
½ copo de leite cru; ½ copo de suco de limão; ½ copo de azeite de oliva. Misturar o leite com o limão, para talhar. Quando estiver vem talhado, misturar o azeite e agitar bem. Para conservar, guardar na geladeira. Serve para frieiras, micose de unhas (unheiro), cobreiros, herpes, úlceras varicosas, feiras com pus, cascão na cabeça dos nenês, caspa (embelezamento dos cabelos, uma vez por mês). Esfregar diariamente no lugares afetados, sendo que em feridas abertas, colocar compressas e deixar por algum tempo. Nas micoses do corpo, usar 1 vez por dia, após o banho. Nos Cabelos, 1 vez por mês, depois de lavar a cabeça, deixar durante a noite e lavar bem no outro dia (Ir. Arsênia Erthal).

Pomada Faz Nascer Cabelos
Vários folhas de babosa, óleo de mocotó; 1 gema de ovo; limão; tricofort (pomada de farmácia). Cortar bem as folhas de Barbosa e bater no liquidificador. Pode ser junto com suco de limão. Coar, se for preciso. Bater novamente, acrescentando outros ingredientes. Friccione com dos dedos uns 10 minutos. Deixar mais ou menos 1 hora. Fazer isto por um mês, dia sim, dia não. Lavar a cabeça com sabão de coco. Depois do tratamento não lavar a cabeça todos os dias.

Pomada de Espiradeira; (Para Feridas incuráveis)
15 folhas de espiradeira; ½ xícara de azeite. Fritar as folhas no azeite, coar, acrescentar 1 colher de cera, derreter, retirar do fogo e bater até esfriar e ficar cremoso.

Pomada para Queimaduras
1 colher de cera pura, derretida; 5 colheres de óleo de cozinha. Misturar e mexer até ficar creme. Se ficar muito dura, acrescentar mais óleo de cozinha. Para fazer quantidade maior, pode-se tomar 1 xícara ou 1 copo como medida, mantendo sempre as proporções.

Pomada de Própolis
1 colher de sopa de própolis; 100 gramas de óleo de oliva; 1 colherinha de cera; 1 punhadinho de folhas de malva. Colocar em fogo lento até desmanchar. Coar, mexer até esfriar, É cicatrizante de feridas.

Pomada de Calêndula
½ quilo de banha e enquanto se esquenta a banha, picam-se as folhas de calêndula, flores e astes também, deitando-as na banha quente na proporção de 2 vezes a quantidade que cabe nas duas mãos juntas. O conjunto levantará forte fervura.
Remexe-se mais um pouco e deixa-se esfriar. No dia seguinte esquenta-se novamente e coa-se a pomada obtida através de um pano grosso e se conserva em doses pequenas na geladeira, para que não estrague. Não se estranhe quanto a pomada causar dores ao ser colocada sobre as feridas.

Pomada Para Câncer de Pele
De 12 a 15 folhas de calêndola (espiradeira), fritar e colocar na ferida, fria.

Pomada Milagrosa
Banha, própolis coloca-se no final. Cera de abelha ao sair do fogo. Flor de marcela, funcho, Maria mole, cravo da índia, tansagem, pata de vaca, casca de romã e galhos, língua de vaca, salsa, folhas de ariticum, chorão (folhas), gengibre picado (todo pé), eucalipto, couve (folha de batata doce, erva cidreira, carapicho rasteiro, erva Luiza, aspargo, musurum, ondas do mar, camomila, casca de laranja (ralada), cipó unha de gato, chapéu de couro, malva louro, arnica, salsaparilha. Bálsamo alemão ou brasileiro, guaco, maracujá, casca de angico desfiada e folhas de noz noscada.

Pomada Milagrosa
Confrei, umbu, mil em rama, canfora, tuna (cacto ou figo da índia), oleandra, campânula, bardana, Cambuí, hodrtelã, pariparoba, orquídea (folhas). Não precisa breu.

Pomada
Serve pura espinhos, queimaduras, irritação da pele, pele áspera, rachaduras, (pés, mãos, bico do seio). Frieiras, unheiros, alergia, manchas, feridas no útero, dor na relação sexual, para hemorróidas aplicar 2 vezes ao dia.
Ingredientes: 3 colheres de banha de porco ou galinha; 3 colheres de azeite; ½ colher de cera de abelha 9ou parafina); 3 folhas de confrei; 3 folhas de tansagem; picão ou malva; violeta de jardim; catinga de mulata (3 folhas de tansagem ou uma de cada). Fritar em fogo bem fraquinho até as folhas ficarem bem torradinhas. (mais ou menos em 15 minutos está pronta. A pomada dura de 5 a 6 anos na geladeira, fora dura pouco mais de um ano e no fresco.

Pressão Alta
(O colesterol faz subir a pressão). Tratamento da farinha de mandioca. Ou couve com cebola para colesterol ou (ajuda) repouso; deitar tranqüilo; tomar chá de maracujá; leite com mel; chá de laranjeira; alimentação leve, à base de verdura e frutas; evitar o sal, pois ele retém a água (incha).

Pressão Alta: (Fase Crítica)
1 copo de leite; 3 dentes de alho, triturados. Deixar em repouso 10 horas. Tomar 1 colher de sobremesa. Depois de 20 minutos a ½ hora, verificar a pressão. Na medida em que baixar, diminuir a dose, até normalizar.

Pressão Alta
5 sementes de bergamota num copo de água à noite e tomar pela manhã (verificar sempre a pressão).

Pressão Alta
Causa: intestinos, rins, colesterol (arteriosclerose), esclerose nas veias, causas nervosa, sofrimentos, etc. Cuidar dos intestinos. Diminuir na alimentação, sal, carnes vermelhas, ovos, gorduras e frituras. Deve comer mais frutas, verduras e legumes.
Tomar 2 a 4 xícaras de chás; para baixar a pressão, diminuir o colesterol e o ácido do úrico, triglicerídios (o chá é diurético). Faz urinar mais.
Chás: de marcela, folhas de amora, folhas de abacate (só secas), cabelo e pendão de milho, gervão, fel da terra, jurubeba, chapéu de couro, alcachofra, folha de maracujá, boldo e louro, (2 semanas de cada espécie, não misturar).

Pressão Alta
a) Cura pelo limão. Tomar o suco de um limão ao dia (puro ou com água e sem açúcar). 10 dias sim, 10 dias não, 5 vezes;
b) Cura pela farinha de mandioca. Comer 1 a 2 colheres de mandioca em qualquer hora do dia, pode ser pura, com pouco de água ou leite.
- Nos primeiros 4 meses, todos os dias;
- Nos seguintes 4 meses, cada 2 ou 3 dias;
- Mais uns 6 a 12 meses, 1 vez por semana
A farinha de mandioca tem remédio para os rins para limpar as veias, para limpar o colesterol, etc.

Pressão Alta: (Hipertensão)
7 sangria; 1 colher de sobremesa (picada); tília (flores); 1 colher de sobremesa; folhas de pitanga, idem. Fazer infusão em 1 xícara (chá) de água fervente, depois coar. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 semente antes das 17 horas.

Pressão Baixa
Tomar 1 copo de leite com sal; chá de folha verde de erva cidreira; chá de folhas de cravo do reino. Para equilibrar a pressão, tomar chá de folhas de laranjeira.

Prisão de Ventre
Cozinha-se 1 cebola em ½ litro de água, acocada com mel. Frita-se o líquido e bebe-se ½ xícara de 12 em 12 horas.

Prisão de Ventre
Um remédio bom é fazer uma batida de beldroega, chamada também de erva gorda. Passa-se no liquidificador , com um pouco de água, uns 3 a 4 galhos de beldroega, e tomar. A beldroega pode também ser comida em salada e ajuda no funcionamento dos rins. Deve—se comer também bastante verduras.

Própolis
Preventivo, 15 gotas, curativo, 20 gotas. Crianças metade da dose. Deixar sempre no escuro.

Própolis: (Antibiótico Natural)
a) Para câncer. Tomar de 8 a 10 colheres por dia.
b) Para reumatismo no sangue, de 5 a 6 colheres por dia. Depois de 1 semana, 1 colher por dia.
c) Para doenças de lúpus e de Pérsico, tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar própolina todos os dias.

Própolis
Modo de preparar: Colocar um bom punhado de própolis em 1 litro de álcool. Após 24 horas, pode ser usado. Com esta tintura se faz o seguinte remédio: 2 colheres de tintura de própolis; 2 xícaras de mel em 1 litro que se termina de encher com água. Agitar bem. Tomar 1 colherinha por dia, para evitar gripes e infecções. Em casos mais graves, tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Esta dose maior serve também pára câncer, leucemia crônica, doença de lúpus, doença de pênfigo. Esta tintura, chamada propolina, pode ser usada em gotas de 50 por dia em casos mais graves, tomadas com chá ou leite.

Próstata
O Suco de flores e folhas de abóbora e muito eficiente na inflamação. O fedegoso, cipreste, cedrinho, fortalecem a próstata das pessoas idosas.

Próstata: (prevenir a partir dos 35 anos )
Colocar cinco colheres de folhas de quebra pedra em 100 ml de álcool de cereal. Deixar macerar por 5 dias, em vidro e em lugar escuro. Depois, coar e acrescentar mais 5 colheres de quebra pedra, deixar curtir mais 5 dias. Coar, novamente e guardar. Tomar 15 gotas em ½ copo de água, 3 vezes ao dia, durante 3 meses, parando nos 3 meses seguintes.

Prostatite
É combatida com quebra pedra, e fortalece com o cipreste.

Pulmões
1 punhado de agrião; 1 xícara de chá de açúcar cristal; 1 xícara de água fervente; 1 colher das de sopa de mel.
Picar o agrião e deixá-lo em infusão por 10 minutos com a água fervente. Coar. Acrescentar o açúcar. Pôr no fogo até derreter o açúcar. Não ferver. Acrescentar o mel. Adultos: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Crianças: metade da dose, 3 vezes ao dia.

Pulmões (Para limpeza)
É bom todos os anos fazer tratamento à base de guaco. Basta fazer chá de folhas de guaco e tomar em lugar de água, às refeições, como chá e à noite, como chá quente, durante uns 20 dias, com um pouco de mel, ajuda a limpar os pulmões das conseqüências de gripes e resfriados.

Queda de Cabelo
1 colher (sopa ) de bardana; 1 colher de alecrim; 1 colher de babosa, a parte gelatinosa; 1 copo de água em fervura. Coar e aplicar no couro cabeludo limpo. Depois de 15 minutos enxaguar; Isto durante 1 semana.

Queimaduras
a) Aplicar as cascas de banana do lado interno, renovar várias vezes. Tirar a dor e dor e não deixa levantar bolhas.
b) Não tendo pomada na hora, colocar clara de ovo, ou pasta dental, ou mel de abelha, ou raspas de batata inglesa e colocar sobre a queimadura. Queimadura de primeiro grau, ou queimadura simples, alivia imediatamente, aplicado no sal.
c) 1 xícara de azeite de oliva; 2 dentes de alho; 2 gemas de ovo. Esmagar o alho, juntar o azeite, levar ao fogo, pequena cozinhada ou fritura, retirar do fogo, tirar o alho, deixar amornar o azeite, juntar as gemas bem batidas. Colocar num vidro, conservar na geladeira. (Serve também para queimaduras de sol).
d) 1 clara de ovo e 1 colher de azeite, bater bem e passar na queimadura.
e) 2 colheres de folhas de saião (folhas de fortuna ou folhas gorda); 1 colher de sobremesa de glicerina. Amassar bem, aplicar com algodão ou gaze, nas queimaduras (sem folhas), por 2 a 3 vezes ao dia. A folha de saião tem propriedades de recompor o tecido machucado.
f) Para queimaduras superficiais: 1 colher de alfazema; 1 colher de camomila; 1 xícara (café) de óleo de cozinha. Deixar em banho Maria, num recipiente próprio, por 2 horas. Deixar esfriar, coar e aplicar de 1 a 2 vezes ao dia. (serve também para queimaduras de sol).


Rachaduras
Salsa, sebo, cera. Cozinhar o sebo, em seguida fritar a salsa e ao tirar do fogo, coar e misturar com a cera. Passar nas rachaduras.

Raquitismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Em casos de cabeça volumosa, ossos nodosos e disformes. A causa é a falta de vitaminas D. Incluir na alimentação, gema de ovo, manteiga, nata, leite, queijo, couve, peixe, amêndoas. Banhos de sol.

Reconstituinte: (De Forças)
De acordo com o Professor Carl Albin, uma mistura de cálcio, limão, enxofre (gema de ovo), mel e um pouco de álcool, devolverão dentro de 30 a 60 dias as atividades das glândulas sexuais.
Prepara-se assim: ponha 8 ovos com cascas num recipiente (devem ser ovos férteis de galinha de quintal, pois os de granja não contém certas vitaminas); cubra-os com suco de 6 limões (de preferência de solo adubado organicamente). Conserve a mistura na geladeira de 4 a 6 dias até a completa dissolução da casca.
Tire a casca com cuidado para não romper a fina membrana que os envolve. Separe a gemas (as claras não são utilizadas) e devolva-as à mistura. Passe por 1 peneira ou liquidificador, adicione mel a gosto. 1 xícara de café de Brandy e conserve tudo na geladeira. Tome 3 colheres ao dia. Agitando bem antes de usar.

Regras: (Suprimidas)
A grande utilidade da arruda é para as regras suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente emenagogo.
Em dose de 2 a 3 gramas para 1 litro de água, por infusão, 2 xícaras por dia. Evitar doses maiores.

Hidratação oral: (Terapia de...)
Os assistentes comunitários podem aconselhar às mães como preparar elas mesmas, seus próprios sais, misturando 8 colheres das de chá cheias de açúcar cristal, para 1 de sal, por litro de água fervida e fria. (Dar a vontade deste preparado).

Renovação do Sangue
Devido ao seu efeito benéfico na digestão, toma-se ou come-se cebolas diariamente. Isto limpa e purifica o sangue.
Resfriado: (Para Evitar)
Casca de canela triturada e água fervente. Deixe as cascas de molho na água quente, para elas libertarem seu óleo medicinal. Tome várias vezes ao dia, sempre que perceber os sintomas de um resfriado.
Só é eficaz antes do resfriado se consolidar.

Resfriados e Bronquite
Faze-se uma infusão com 1 dente de alho. Esmaga-se o dente de alho, deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em Seguida bebe-se a infusão.

Resistência Física e Longevidade
Começa-se por diariamente meia cebola crua 2 vezes ao dia, não esquecendo nunca de ingerir pela manhã o suco de 2 limões.

Reumatismo
Sugere-se, raspar ou simplesmente ferver uns pedaços de nó de pino e fazer compressas quentes ao deitar com as pernas mais altas após as compressas, por alguns minutos. Fazer compressas com chá de algas marinhas, 3 vezes ao dia

Reumatismo
Cataplasma. Espremer alguns dentes de alho. Estendendo a polpa sobre um pano de lã quente e aplicando-o sobre a região atingida.

Reumatismo
Um preparado fácil que consiste em colher 10 a 12 folhas grandes de tansagem, picá-las bem, colocar numa vasilha e deitar em cima um litro de água fervente. Passando algum tempo, espremer bem as folhas no pano e acrescentar ao líquido 10 colheradas de álcool, 10 colherinhas de vinagre de vinho, 1 colherada rasa de sal de cozinha, acrescentando ainda o líquido de 6 a 7 limões. Este preparado que se guarda em vidro, para fazer massagens nas partes atacadas pelo reumatismo e também para acalmar dores na coluna.

Reumatismo
250 gramas de taiuá; 100 gramas de sal amoníaco; 2 colheres de pimenta do reino; deixar tudo em infusão por 9 dias, num litro de álcool 96º, depois aplicar. Somente uso externo. Acabando o álcool dessa tintura, pode-se colocar mais 1 litro de álcool no mesmo material.

Reumatismo
1 copo de vinho; 1 punhado de hortelão; pimenta ; 2 colheres de mel. Esmagar bem a hortelã, acrescentar o mel e o vinho, no dia seguinte tomar, sempre antes do café. Terminada a dose, interromper 10 dias. Se não curou, repetir a dose. Não tomar café preto, nem comer carne durante o tratamento. No intervalo de 10 dias, tomar chá de chapéu de couro: ferver durante 5 minutos ¼ de folhas em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 de noite.

Reumatismo
Usar tintura de alho. Ou, raiz de urtigão (1 punhado ), ferver no vinho e por mel nos últimos 4 minutos.

Reumatismo
1 litro de vinho, 1 punhado de folhas de ipê roxo ou hortelã, socar no vinho com 2 colheres de mel (sem ferver). Depois de alguns horas de infusão coar. Tomar 1 colher meia hora antes das refeições. Durante o tratamento do reumatismo não comer carne de vaca e de porco.

Reumatismo
½ quilo de cebola ralada no liquidificador; 100 gramas de mel e colocar num litro e encher de vinho. Deixar de infusão 6 dias. Coar e tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Reumatismo
2 limões com casca, sem sementes, picar e bater no liquidificador, juntar açúcar, mexer até ficar bem durinho, despejar 1 xícara de leite fervendo, bater novamente só para misturar. Coar. Colocar num vidro. Tomar 1 colher 4 vezes ao dia ou menos.

Reumatismo
a) Escalda pés 20 a 30 minutos, vários dias ou noites.
b) Manta curta, 1 litro de água quente, 1 a 2 colheres de sal grosso, 1 colher de vinagre (de vinho ou de maçã).
c) Chás: chapéus de couro; 7 sangrias; quebra pedra; casca de corticeira; folhas de uma Japão.
d) Usar: tesoura ou faca de baixo do colcha ou metal qualquer, por algum tempo, para descarregar a eletricidade.
e) Garrafada; 10 a 15 miolos de copo de leite, ou 4 a 5 folhas de copo de leite, ou 10 a 15 cravo de defunto, ou 10 a 15 de Maria mole (brotos, um palmo); 1 copo de semente de eucalipto e mais umas 10 folhas ou 1 copo de semente de girasol. Colocar numa garrafa, encher com álcool ou cachaça, enterrar em plástico por 8 dias. Depois esfregar 3 a 4 vezes ao dia

Reumatismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Ou esmaga-se o suco de cebola nos lugares doentes. Ou então, colocar 100 folhas de para de vaca. Num litro com 1 garrafa de cachaça, enterrar 10 dias, tomar 2 colheres ao dia.

Reumatismo Nas Juntas
a) Lavar os pés com água morna, sempre o pé esquerdo em primeiro (por causa do coração).
b) Cortar 1 folha de espada São Jorge, em fatias e colocar num recipiente de vidro com álcool, de preferência, álcool medicinal. Deixar de molho durante 9 dias, depois usa-se em fricções nas regiões doloridas.
c) Ralando o caroço de abacate roxo, prepara-se da mesma forma que a fórmula anterior (nas fórmulas b e c, só podem ser usadas externamente).

Rins
Cortar um pedacinho, cerca de 20 gramas de casca de carvalho, juntar 20 gramas de cabelo de milho. Colocar tudo em 1 litro de água, fervente, ou melhor ferver por 10 minutos, filtrar, acocar e beber 3 xícaras ao dia.

Rins; (inflamações)
Cortar 20 gramas de casca de carvalho; 200 gramas de cabelo de milho. Colocar num litro de água, ferver 10 minutos; filtrar adoçar e beber. Fazer esse tratamento enquanto perdurar a inflamação dos rins.
Observação: tomar todos os dias, sempre renovando o chá.

Rins; (Cálculos)
Se você tem problemas de pedras nos rins, prepare o seguinte chá; 1 punhado de pata de vaca, alguns pés de quebra pedra (de preferência a rasteira, a roxinha); 1 punhado de estigma (pendão) de milho; colocar tudo num recipiente, em seguida ponha 1 litro de água de água fervente. Tome o chá morno ou frio, a gosto. É um excelente remédio para combater os cálculos renais.

Rins e Vesícula: (Cálculos e Areia)
a) Prepara-se o chá com 5 a 6 gramas dos ramos floridos de cipó cabeludo, em 1 copo médio, cheio de água fervida. Coar. Tomar até 2 copos ao dia, antes ou durante as principais refeições.
b) Para desmanchar e evitar (pedras). A batata da flor maravilhosa (ou boa noite, de flor branca, amarela e vermelha). Ralar bem fino, colocar em vidro com cachaça ou álcool, após 4 dias, tomar 15 gotas, 4 vezes ao dia, num copo de água.
c) Pedras: toma-se 100 gramas de azeite de oliva com suco de 3 limões, bater no liquidificador, tomar em jejum durante 3 dias. Comer comida leve. No 4º dias 5º e 6º, tomar ½ xícara de chá morno, forte, de camomila com 1 colher de sal amargo.
d) Suco de 3 limões e completa-se o copo com soro de leite talhado, Tomar tudo de uma vez, em jejum. Ficar 2 horas sem comer. Melhor serie até ½ dia sem comer nada. Tomar 1 a 2 vezes numa semana, depois cada 6 meses até ficar bom.

Rins; (Pedras)
a) Mastigar bem 6 a 8 flores de marcela durante 6 a 7 dias.
b) 1 punhado de semente de roseira, esmagá-las. Ferver em 2 litros de água e tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
c) Usar a raiz do cacto de 4 quinas (20 cm). Serve também o de 6 quinas. Ferver em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
d) Lírio branco, 100 gramas, ferver em 1 litro de vinho, 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
e) Grama São Paulo, 1 punhado, ferver 10 minutos e tomar 2 xícaras ao dia. Fazer compressas com sal.

Rins
Carrapicho rasteiro; quebra pedra (dois tipos); erva capuchinha; malva comum e cheirosa; arnica; pendão de milho; cabelo de milho; pata de vaca; pelo de porco (a erva); salsaparilha; nogueira; mil em rama (pronto alivio); semente de roseira; frutinha de cipreste; uva Japão; (folha e frutos); e erva chamadas; anador, sanador, lisador, aspirina. Fazer chá normal, com uma ou várias dentes ervas.

Rins
Três colheres (sopa) de calêndula; 3 colheres de milefólio. Ferver em 1 litro de água. Coar e com 35 graus, aplicar à altura dos rins.

Rins: (Com Sangue, Pus, Etc...)
Tomar 1 litro de chá de cavalinha (poaia) por dia, com um pouco de açúcar durante 30 dias seguidos, evitando o vinagre; pimenta, manteiga; carne de toda espécie, chupar laranjas; bergamotas, comer verdura cozida, temperada com bastante azeite, comer principalmente cenouras (Do Frei Pio, Capuchinho).

Ronquidão
a) Cortar um nabo em rodelas finas, cobrir com açúcar, colocar no sereno. Tomar o suco (pode-se comer também o nabo).
b) Comendo-se a metade de 1 cebola, melhora-se da rouquidão, alem da ajudar a voz.

Ronquidão : (Tosse e Bronquite)
Coloca-se um punhado de flores de mamão macho, com 1 pouco de mel, em 1 vasilha resistente à água fervente. Põe-se um copo de água a ferver. /depois de 1 boa fervura. Tira-se do fogo e deixa-se esfriar. Toma-se as colheradas de sobremesa, nesta dosagem: adultos 3 a 5 vezes ao dia. Crianças 3 a 4 vezes ao dia.
Sarampo
Chá de folhas e flores de sabugueiro; chá de gengibre (ou mascarem pedaço).

Sardas
a) Usa-se a fórmula de “Manchas”
b) Cravos, espinhas, manchas de pele... Usa-se suco cru de cebola misturado ao mel e aplicando no devido lugar.

Sarna
Usa-se mesma fórmula de “coceira”

Sede: (Combate A ...)
1 e ½ litro de chá de semente de funcho; 1 litro de suco de abacaxi; 1 litro de suco de laranja. Misture os 3 ingredientes e deixe gelar. Beba quando tiver sede.

Sinusite
Massagear, não com muita força , os braços (simultaneamente). Do pulso até o cotovelo, até a pessoa sentir enjôo, tontura, calor, etc. Usar este equema após 8 dias, se não fizer efeito a primeira vez. (para esta massagem são necessárias duas pessoas, uma em cada braço).

Sinusite
Por num vidro de compota, ameixa de inverno ou flor de ameixa; 1 copo grande de cachaça; 2 limões e água até encher o vidro e 6 colheres de açúcar. Fechar bem com borracha, guardar uns 8 a 10 dias. Tomar 1 cálice de suco 3 vezes ao dia.

Sinusite
Caruru rasteiro (chamam carapicho rasteiro) 1 pé com raiz, num vidro médio d nescafé, enchê-lo de álcool 96º , deixar 4 dias. Tomar 30 gotas de manhã e 30 a noite em ½ copo de água. (Mais ou menos em 10 dias deve ficar bom).

Sinusite
1 colher de chá de sal grosso; 1 copo grande de água fervente, no qual derrama sal, Inspirar dessa água pelo nariz (umas 3 vezes em cada narina) e rejeita pela boca (cuspir).

Sinusite
(também para enxaqueca; e qualquer dor de cabeça, e para os pulmões). 200 gramas de beldroega com raiz 1 litro de álcool no mínimo 96º. Deixar em infusão, enterrando-o por 9 dias no mínimo. Tomar 20 a 30 gota, com pouco de água, de manhã e a noite. (Se a dor é muita, pode-se tomar também ao meio dia). A sinusite acaba em 15 a 30 dias.

Sinusite
Primeira etapa: corte 1 buchinha de norte , 3 4 pedaços. Em seguida, faça 1 chá com uma parte. Nos 1º dia faz-se 1 inalação, à noite, antes de dormir.
Nos três dias seguidos, além de inalação, pingue 2 gotas do chá em cada narina. O chá deve ser feito sempre com ¼ da buchinha.

Segunda etapa: no 1º , 2º 3º dias fazer somente a inalação. No 4º dia, além da inalação, pingue 2 gotas em cada narina. Muitas pessoas já testemunharam o efeito do remédio, inclusive eu: o Professor Miranda. Se a sua sinusite é daquelas que se manifesta com 1 forte dor central da testa, com o processo referido acima, sumirá a dor.
Se você tiver dificuldades em encontrar a buchinha do norte, algumas farmácias já vendem o preparado industrializado (só servirá apenas para pingar no nariz).

Sinusite
Cortar as pseudo folhas de bálsamo alemão, num total de 15, extrair os suco e adicionar 100 ml de glicerina líquida. Cozinhar em banho Maria, por 10 minutos, colocar 2 gotas nas narinas e ouvidos, 2 vezes ao dia.

Sinusite: (Descongestionante)
25 folhas de eucaliptos cheiroso (secas à sombra); 1 de vinho (do bom). Bater no liquidificador as folhas e depois por o vinho e bater mais um pouco, por num vidro esterilizado, bem fechado. Deixar em repousos uns 15 dias. Tomar 1 colher das sopa 3 vezes ao dia. (coar na hora de tomar).

Solitária
Fazer tintura de 10 gr de sena com 100 ml de cachaça. Deixar 9 dias . Tomar 1 colher das de sopa, em jejum, de manhã, até eliminar toda ela.

Somo
a) Manjerona 50 gramas; ferver em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 xícara ao deitar.
b) Melissa; ferver 30 gramas em 1 litro de água, por minutos. Tomar 1 xícara ao deitar.

Suor nas axilas e pés
Contra a excessiva sudorese das axilas e dos pés, fazer lavagem com infusão obtida, colocando-se 15 gramas de casca de carvalho em 1 litro de água fervente (receita do Prof. Miranda).

Suor : (Mãos que transpiram...)
50 ml de glicerina líquida; 25 ml de suco de limão; 25 de álcool puro. Misture tudo e aplique depois de lavar as mão e secá-las bem.

Surdes
Bálsamo alemão (a erva), 1 gota de suco nos ouvidos.
Testículos
Inflamados, aplica-se em compressas, cipó imbé.

Tiróide; (Mau funcionamento)
1 colher de agrião picado, ou 3 colheres de couve; 1 xícara de água. Colocar o agrião na água fervente, deixar 10 minutos em infusão. Coar. Com 2 colheres de argila fazer 1 massa com a infusão, e quando a massa está pegajosa, passar ao redor do pescoço, envolver com um pano e deixar por 2 horas. Se não for muito incomodo, fazer compressas ao dormir e deitar até a manhã.

Tonico de angico
Casca de angico, picar bem(casca ou raiz); casca ou raiz de pinheiro; canela; nos noscada; 1 xícara de melado ou açúcar mascavo; coloca-se tudo num vidro de nescafé e enche-se de vinho tinto puro, senão vinho braço; deixar 6 dias de infusão. Coar. (Colocar nas mesmas cascas mais açúcar e mais vinho). Enquanto se toma a primeira dose. Tomar 2 colheres por dia, ou conforme as necessidades. (até 3 colheres por dia).
Tônico
a) 1 punhado de mussurum: 1 xícara de mel e encher o vidro com 1 litro de vinho, descansar 6 dias. Tomar 3 colheres ao dia.
b) Cascas de bergamotas: 2 xícara de açúcar em vidro de nescafé, encher o vidro com vinho e deixar 9 dias. Retirar as cascas e tomar 3 colheres 9sopa) ao dia (adultos), e pequena (crianças).

Tosse
1 limão, 1 tigelinha cheia de mel, 15 cravos. Deixe o limão inteiro de molho na tigelinha junto com o mel e o cravo durante toda 1 noite. Depois corte o limão, esprema seu caldo ao mel e misture. Retire os cravos e tome depois de diluir em água quente, na proporção que seu paladar tolerar, várias vezes ao dia.

Tosse
Ferver 1 limão em água por 10 minutos, espremer o suco num copo : adicionar 2 colheres de glicerina; completar o restante do copo com mel. Mistura tudo e tomar várias vezes ao dia, 1 colher de chá.

Tosse
1 xícara de mel; ½ xícara de azeite; 1 noz noscada e 2 gemas. Bater no liquidificador até ficar branco. Tomar uma colher 3 vezes ao dia.

Tosse
a) Ferver 250 grs de cebola em 1 litro de água, por 10 minutos. Tomar muito doce.
b) Ferver 100 grs de alho em 250 grs de água, por 15 minutos, acrescentar 250 grs de sementes de funcho ao dia.
c) Ferver 15 grs de semente de funcho em 1 litro de água, por 10 minutos. Tomar 3 xícaras entre as refeições.

Tosse – Gripes – Bronquite
1 pequeno galho de eucalipto, em baixo do travesseiro, fará as pessoas com tosse, gripe, bronquite, dormirem melhor.
Experimente e confira.

Tosse e Bronquite
Coloca-se 1 punhado de flores de mamão macho, com um pouco de mel em 1 vasilha resistente à água fervente. Põe-se 1 copo de água a ferver. Assim que uma boa fervura ocorrer, tira-se do fogo e deixe esfriar. Toma-se as colheradas de sobremesa, nesta dosagem; adultos 3 a 5 vezes ao dia, crianças 2 a 4 colheres ao dia.

Tosse comprida
Decocção. Colocar 20 grs de folhas de batata; 40 grs de folhas de salvia e um pouquinho de mel em 1 litro de água. Deixar ferver por 3 minutos e filtrar. Após ¼ de hora. Beber 1 xícara a cada 3 horas.

Tosse Natural
Calda de açúcar queimado, com 1 dose de uísque, é bom calmante.

Tosse com catarro
9 folhas de ameixa de inverno; 9 folhas de eucalipto; 9 folhas de capim cidró; 1 noz noscada; cravo e canela; 1 quilo de açúcar, e 1 cerveja preta.
Ferver 1 hora sem parar todos os ingredientes, coar e pôr num vidro. Adultos: 1 colher 3 vezes ao dia (não exagerar, o remédio e forte).

Tosse- Bronquite- Tuberculose
E toda sorte de enfermidade pulmonares.
Suco de agrião, adoçado com mel, dá um excelente xarope. (lavar o agrião com água e 3 gotas de iodo, por 10 minutos)

Tosse Catarral
Aquecer 1 xícara de água, adicionando em seguida 2 colheres de suco de abacaxi e 1 colher de mel. Beber muito quente, antes de deitar-se.

Trombose
a) Fazer infusão com água fervente e folhas de sinamomo, lavar a parte afetada.
b) Cloreto de magnésia (limpa o sangue); 1 colher das de sopa para 1 litro de água. Tomar 3 colheres em jejum.

Tuberculose
a) Usa-se a mesma fórmula de “asma)
b) Usa-se a mesma fórmula de “Bronquite”
c) Dar 1 colher de hora em hora, no primeiro litro de xarope de angico, no segundo litro 1 colher 3 vezes ao dia

Ulceras: Feridas, Furúnculos, inchações
As folhas amassadas de repolho, couve, servem de emplasto, mesmo as que são difíceis de sarar

Úlceras do Estômago; (de Francisco Polentês)
Comer 1 folha de tansagem, de manhã, em Jejum, durante 1 mês, depois é cura certa.

Úlcera do Estômago
Não comer comida seca e fritura, nem quente demais ou geladas. Pão só torrado. Feijão com casca é veneno, carne dura não se deve comer. Leite e caldos a vontade. Bebidas alcoolicas esquecer.
Chás: de cancerosa, tansagem, cardo santo, funcho, hortelã. Ferver mestruz com leite e tomar em Jejum. Bater no liquidificador 100 grs de couve ou batatinhas, com um pouco de água ou leite. Tomar 2 a 3 copos entre as refeições.

Úlcera Varicosa
A raspar a parte interna de casca de 10 a 12 bananas; 1 colher de mel. Bater bem até formar um creme e a pomada esta feita. Põe-se na ferida 2 vezes ao dia, antes lavar e enxugar a ferida

Unhas: (Micose das...)

Cortar bem curtas as unhas; numa vasilha, preparar álcool com naftalina. Fazer banho de 30 a 40 minutos por dia; ou fazer chá de arruda, bem forte, acrescentar 1 colher de vinagre e fazer banho 30 a 40 minutos.

Unheiro
Tintura de louro: banhar a unha 2 a 3 vezes ao dia, até curar (pode-se manter a compressa em cima).

Urina
Emissão freqüente: Polaciúria
8 grs de folhas e flores de amor perfeito, em ¼ de litro de água fria. Pela manhã ferver tudo, adicionar 100 grs de leite açucarado. Filtrar e tomar em jejum, continuar por 3 semanas.

Urina de Solta
Chá de oliveira de Jardim ou cerca viva.

Urticária
Urtigão, 50 gr, ferver em 1 litro de água, por 10 minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.
Varizes
Causas: tudo o que prejudica o fluxo natural do sangue para o coração, favorecendo-lhe o estancamento pode produzir veias varicosas. São muito comuns nos indivíduos que trabalham de pé; nas mulheres repetidas vezes grávidas; nas pessoas que usam roupas apertadas, cinturões, faixas, ligas, etc, a prisão de ventre a queda do intestino, deslocamento dos órgãos do abdomen, prejudica a circulação sanguínea. As enfermidades do fígado tendem a produzir o mesmo resultado.

Conselhos: os exercícios físicos e o próprio andar, facilitando a circulação sanguínea, dificultam a formação de veias varicosas. E mais, adotar um regime rigorosamente vegetariano (evitar os condimentos picantes e usar pouco sal). De noite, dormir com compressas aquecedora 1 vez no ventre e outra vez na barriga da perna, etc.
As varizes podem advir da hereditariedade, como aconteceu comigo. Meu avô materno era varicoso, minha mãe e eu também sou.
E o conselho acima resolveriam se não entrasse a hereditariedade aos problemas congênitos.
PLANTAS: comer bastante alface (não colocar vinagre e pouco sal). Comer alho e couve.
Para uso externo: banhos mornos com a erva percicária, também conhecida por pimenta da água, erva do bicho; 20 gramas para 1 litro de água ferver uns minutos e lavar a parte afetada. Da mesma forma com taraxaco, conhecido também por dente de leão. (do Roque Ferronatto)

Varizes
Para varizes usa-se mil em rama ou pronto alívio (flor). Ferver 2 colheres de mil em rama em ½ litro de água, durante 5 minutos. Coar e deixar o chá amornar e tomar 1 xícara de chá morno pela manhã, em jejum e 1 xícara à noite, antes de deitar. Com o mesmo chá, fazer compressas mornas no local das varizes, 2 vezes ao dia, em qualquer hora.

Varizes: (com dores de varizes)
1 litro de álcool de 90º; 10 lingüetas amarelas de flor de copo de leite. Deixar parado 10 dias; depois passar nas áreas dolorosas.

Varizes: (não se opera varizes)
Cura-se com ungüento de angico ou líquido de bile de uma rês: agita-se com água; deixa-se repousar por 4 dias. Depois, faz-se massagem com movimentos circulares.

Varizes
1 colher de guassatonga (conhecida também como erva de bugre); 1 colher de folhas de castanhas de índia; 1 colher de hamamelis. Tomar 1 xícara ao dia.

Vermes
Dose única para todo os tipos de vermes... , 1 cebola; ½ quilo de mel; ralar a cebola e bater no liquidificador com o mel. 1º dia, 1 colher após o café. Almoço e juntar 2º dia, 1 colher após o café, almoço e janta. 3º dia, tomar 1 colher após o café, almoço, lanche da tarde e jantar. Continuar assim com 4 colheres sempre após as refeições. Para crianças se faz a metade da dose. Sempre que se toma este remédio, tomar um tônico de tomate ou outro, para não enfraquecer. Repetir a receita só 6 meses depois.

Vermífugo
Deixa-se repousar por 1 noite; ¼ de litro de água; 1 cebola, pela manhã esmaga-se a cebola para fazer sair todo o sumo. Coa-se o líquido e bebe-se todo o conteúdo pela manhã.

Verrugas
Preparar tintura de avenca, passar nas verrugas 3 vezes ao dia, até desaparecerem. Para fazer a tintura usar álcool de 96º .

Vesícula: (Pedras)
Usa-se a mesma fórmula do item “rins e vesícula”.

Vesícula: (Pedras)
Suco de 3 limões e completa-se o copo com o soro de leite talhado. Tomar tudo de 1 vez em jejum. Ficar 2 horas sem comer. Melhor seria até ½ dia sem comer nada.

Vesícula
1 folha de sálvia, esmagar numa xícara de águia fervente, tomar morna após as refeições.

Vias urinárias
a) Um tratamento fácil, para afecções urinárias e próstata, que pode ser feito em qualquer lugar, consiste em comer 2 sementes de abóbora três vezes ao dia.
b) Ou, 4 a 5 folhas de cancerosa. Cortar os espinhos, fazer chá e tomar. Pode-se acrescentar quebra pedra (na infecção).

Vic Vaporube
1 punhado de vic-vaporob (é um tipo de eucalipto cheiroso, com folhas verdes bem claras); 3 gotas de pomada de vic vaporub. Deixar 24 horas e depois por azeite e deixar mais 10 a 12 dias. Fritar e colocar um pouco de cera para ficar duro (creme).
todo este trabalho é de credito de:

Um Fa Tutto

10 comentários:

  1. tratamento para varizes
    extrato de ervas elimina os micro vasos capilares e varizes de grosso calibre veja depoimentos no site.
    www.varizestemcura.com

    ResponderExcluir
  2. http://vone333.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  3. evite virus,bacterias,germes, vermes-carnes-leite-ovos-banha e cia alcalinize organismo com vegetais naturais e não precisará de ervas ...http://thealkalienman.com http://vone333.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  4. no primeiro remédio citado nesse post, qual tipo de cacto seria o indicado??/

    ResponderExcluir
  5. boa tarde tenho refluxo e esofagite que é aa inflamação do esofago, sofro há anos não consigo curar nem com remedio de farmacia! alguem pode me ajudar? grata

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou Shelia Gibson. Estou aqui para compartilhar meu testemunho com o público em geral sobre como eu fui curado usando medicamentos fitoterápicos do Dr. APAMA. Eu nunca pensei que isso fosse possível porque eu sou uma pessoa muito cética, eu dificilmente acredito quando vi um testemunho de um homem ter sido curado do HIV, HPV, Herpes vírus, sífilis e algumas outras doenças consideradas impossíveis de serem curadas pelo Dr. APAMA. isso me confundiu e minha saúde neste momento estava ficando cada vez pior e eu tive que fazer algo escrevendo APAMA. Eu estava infectado com a hepatite B, por cerca de 6 anos. Entrei em contato com o Dr. Apama on-line e falei sobre minha condição de saúde. Ele prometeu me curar, infalivelmente depois de fazer tudo o que ele me pediu para fazer, ele preparou um remédio herbal e enviou para o meu país. Que tomei de acordo com as prescrições e hoje estou curado e totalmente livre deste vírus. Agora estou vivendo uma vida normal e feliz. Se você tem problemas de saúde, por favor, não hesite em entrar em contato com o Dr. APAMA Ele é real Eu nunca acreditei nele, mas a minha experiência com ele me convenceu de que todo mundo não é o mesmo. seja HIV, HPV, herpes, hepatite, clamídia, diabetes, infecções vaginais, câncer ou outras doenças entre em contato com ele hoje. Seu e-mail é DRAPAMAHERBALHEALINGCENTRE@GMAIL.COM Seu número Whatsapp é +2349072570496. Você pode me adicionar no twitter @ Sheliagibson246 e meu e-mail. Sheliagibson246@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Minha boca é curta de palavras, Dr.Wise me curou do HIV que eu tenho sofrido dos últimos 5 anos agora. Eu sou Bernice Oliviera, de Porto Rico, México. Eu gastei muito quando recebi drogas do hospital para me manter saudável e vivo, eu tentei todos os meios na vida para sempre se tornar HIV negativo, mas não houve resposta até que eu encontrei testemunhos na internet de pessoas que foram curadas pelo Dr. .Sensato. Eu nunca acredito em médico ou medicina herbal para a cura do HIV, mas eu decidi dar um passo para ver se isso poderia me salvar dessa doença mortal. Entrei em contato com o Dr.Wise através deste e-mail que vi on-line drwisehivhealinghome@gmail.com. Eu contei a ele tudo sobre minha doença e ele disse que poderia me ajudar. Eu paguei pelas despesas e ele me deu alguns remédios fitoterápicos e me deu algumas receitas. Eu tomei como ele prescreveu e fui para o teste após os primeiros 14 dias, era HIV negativo. Eu não podia acreditar até que fui para o segundo teste no dia seguinte, eu continuei e com uma série de testes e tudo saiu negativo. Já faz 3 meses que eu fui curada e prometi ajudar outras pessoas como eu. Então eu vou anunciar para todos ao redor do mundo que têm HIV positivo, herpes, HPV, Hepatite B, nevoeiro cerebral, câncer, sífilis, asma ou qualquer doença terrível, entre em contato com este grande curador imediatamente antes que seja tarde demais. Seu e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com ou o número de telefone que você pode ligar para sua linha pessoal em +2349063191711 Ele estará sempre feliz em ajudá-lo on-line e garantir que você seja curado a tempo.

    Se você ainda precisar da minha ajuda, envie um e-mail para bernicecarlosoliviera@gmail.com ou adicione-me no facebook: Bernice Oliviera.

    ResponderExcluir
  8. Eu senti por muito tempo uma conexão especial com a medicina erval. Por um lado, é natural, Charlie fomos para a mesma pequena faculdade no sul da Califórnia - Claremont Men's College - embora ele tenha desistido e, finalmente, se matriculou na Julliard School of the Performing Arts, em Nova York. Se ele tivesse ficado em Claremont, ele seria o último ano em que comecei lá; Eu muitas vezes disse que eu fui a razão pela qual ele saiu quando descobriu que eu tinha herpes. Então minha vida tem sido solitária como o inferno o dia todo Eu não poderia suportar a dor do surto, Tasha então me apresenta ao Dr. Itua que usa seu remédio herbal para curar suas duas semanas de beber. Eu coloco um formulário de pedido para ele e ele entrega ao meu correio então eu peguei e usei por duas semanas toda a minha ferida foi curada completamente sem mais surto Estou honestamente dizendo a você que este homem é um grande homem, confio nele e em seu medicina herbal eu estou compartilhando isso para mostrar o meu apreço também para deixar as pessoas doentes sabem que há esperança com o Dr. Itua Herbal Made Medicine.Dr Itua Contato Email.drituaherbalcenter @ gmail.com, Whatsapp. + 2348149277967
    Ele cura.
    Herpes,
    ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO.
    Hepatite
    H.P.V TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 E TIPO 4. TIPO 5.
    HIV
    SÍFILIS.
    Inflamação do Fígado / Rim
    Epilepsia

    ResponderExcluir

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca