DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quinta-feira, novembro 18, 2010

Se você quer falar bem de alguma coisa, experimente

o alho.

Ele só não tem uma virtude, que é perfumar o hálito; em todas as outras é insuperável.


Para começar, o tempero. Alho socado e refogado dá vida à maioria dos pratos, as sopas modestas que o digam. Fatiado e cozido, na água, no azeite ou no vinho, acompanha altos pratos de carnes, frango, peixe, vegetais, cogumelos. Uma vinha-d’alhos é fundamental para purgar carnes mais pesadas antes de assar ou cozinhar. Um pão de alho para abrir os trabalhos da mesa é sempre bem-vindo. Qualquer patê que se preze leva um dentinho de alho. Uma conserva de alho no molho de soja – basta descascar, cobrir com o molho escuro e deixar alguns dias – acompanha bem qualquer prato e é um tira-gosto delicioso. Dentes grandes podem ser assados no espeto. Para temperar o feijão, pode-se colocar uma cabeça de alho inteira, sem descascar, e depois espremer o creme com uma colher de pau, retirando a palha.
Consta que a primeira greve da história aconteceu quando os escravos que construíam as pirâmides do Egito deixaram de receber sua porção diária de alho, que estava em falta no mercado. "Assim não é possível trabalhar", resolveram eles, e cruzaram os braços. Atribuíam ao alho seu vigor, sua disposição.
Não é para estranhar. Há milênios que o alho afasta vampiros, vermes e parasitas em geral, é antiespasmódico, neutraliza gases, estimula a secreção de bile, é digestivo, diurético, tonificante, expectorante, baixa a febre. Usado constantemente na alimentação, cru e cozido, equilibra as taxas de colesterol e triglicerídeos; reduz a hipertensão, regula a glicose do sangue, previne contra tumores malignos, relaxa os vasos sanguíneos evitando a arteriosclerose. Descongestiona as vias respiratórias e trata a bronquite. Ajuda a eliminar toxinas, pois contém muito enxofre. Também contém germânio, que facilita a absorção de oxigênio pelas células. Preserva vitaminas; contém B6 e selênio, facilita o aproveitamento da B1. Desintoxica, acalma e aumenta a capacidade do organismo de resistir ao frio e ao calor. Combina muito com carnes e feijões, mas pode ser comido com outros alimentos mais leves em quantidade menor.
O extrato de alho é usado atualmente como antibiótico em infecções importantes, principalmente por fungos; funciona contra vírus da herpes e outros relacionados; aumenta a ativação das células T e acentua a função antitumoral das macrófagas; aumenta a imunidade contra uma série de agentes infecciosos.
Num estudo de 1944 a conclusão era de que o alho tinha um poder maior e mais abrangente do que todos os outros antibióticos por ser ao mesmo tempo bactericida, fungicida, vermífugo, antiviral e antiprotozoário. Atualmente, 72 diferentes infecções podem ser evitadas usando alho. Na Rússia é o remédio mais comum contra gripes, resfriados, tosse e desordens intestinais. Na Polônia é usado contra gastroenterocolite, dispepsia, pneumonia, nefrose e septicemia. Na China, doses altas de alho têm sido empregadas no tratamento da meningite criptocóccica, infecção fúngica que não cede a antibióticos comuns.
O cheiro do alho, que fica no corpo durante várias horas, diminui bastante se ele for ingerido junto com um alimento protéico – carnes, lácteos, ovo, feijões; está ligado à alicina, o poderoso princípio ativo, e não há como obter os bons efeitos sem pagar o preço. Mastigar uns raminhos de salsa depois de ingerir o alho pode ajudar a reduzir o hálito. Tomar um copinho de vinho tinto, segundo os franceses, também. Chupar um ou dois cravos-da-índia. Beber extrato de clorofila.
Para fazer óleo de alho em casa, soque uns dois dentes de alho bem socados (dizem que espremer não serve, socar é que libera os agentes importantes), misture com azeite de oliva, deixe três dias na temperatura ambiente, coe e guarde na geladeira. Amorne quando for usar para dor de ouvido em bebezinhos e crianças maiores, pingue duas ou três gotinhas e tampe com um pedaço de algodão.
Extrato frio de alho se faz deixando vários dentes de alho de molho em meia xícara de água durante 8 horas.
Água de alho: socar 2 a 4 dentes de alho, colocar num copo de água quente e deixar durante a noite. De manhã coar e beber; repetir durante vários dias.
Azeite de alho: encher 1/3 de um vidro com dentes de alho descascados, completar com azeite, deixar descansar por 7 a 10 dias num lugar escuro, coar e usar diariamente às refeições.
"Manteiga" de alho: socar alguns dentes de alho e misturar bem com azeite de oliva e salsinha picada. Passar no pão para comer de manhã ou a qualquer hora.
Suco de alho: socar alguns dentes, espremer num pano, usar meia colher de chá diluída em água e beber 2 ou 3 vezes por dia.
Tintura de alho: deixar 200 gramas de dentes de alho descascados em um litro de brandy ou conhaque de boa qualidade durante 14 dias, numa temperatura de 30o C, numa garrafa arrolhada. Sacudir várias vezes por dia. Coar e guardar até um ano, tomando 5 a 25 gotas, várias vezes por dia, conforme a necessidade.
Chá de alho: 25 gramas de alho fervidos em um copo grande de água ou leite durante vinte minutos, tomar duas vezes ao dia contra todos os vermes. Oxiúros: fazer esse tratamento na lua minguante, durante três ou quatro dias. Uma variação: macerar 2 dentes de alho sem casca numa tigela de leite durante 24 horas, e tomar tudo, pela manhã, em jejum, 3 dias seguidos.
Cápsulas de alho: duas cápsulas, três vezes ao dia, com a comida.
Contra tosse, misturar alho socado com mel.
Contra vermes em crianças, colocar alguns dentes de alho nos bolsos da roupa, fazer um colarzinho com dentes de alho ou colocar fatias finas de alho nos sapatos para a alicina ser absorvida através da pele.
Ressalva: a reação de algumas crianças ao contato direto entre o alho e a pele não foi boa, gerando bolhas como se houvesse uma queimadura no local. É bom testar com cuidado.

por sonia hirs


Dosagem indicada

Gripe, resfriado, tosse, rouquidão
Maceração: esmagar um ou dois dentes de alho dentro de um copo com água. Tomar um copo três vezes ao dia.

Tintura: moer uma xíc. (cafezinho) de alho dentro de um recipiente contendo 5 xíc. de álcool 92o GL, deixar em maceração por 10 dias, coar. Tomar 10 gotas em meio copo de água três vezes ao dia, para problemas do aparelho respiratório (gripes, etc.).

Hipertensão 
Utilizar uma colher de chá da tintura em meio copo de água três vezes ao dia ou comer dois dentes de alho pela manhã.

Vermífugo Comer três dentes de alho pela manhã em jejum durante sete dias.

TINTURA DE ALHO

Esta receita serve para problemas de colesterol, memória fraca, derrame (AVC), pressão alta e reumatismo.
Observação: Em caso de pressão baixa, dose a tintura de acordo com a reação do seu organismo.
MODO DE FAZER
Em um recipiente de vidro, misture 400 gramas de alho (sem pele, lavado e picado) com 500 ml de cachaça. Deixe em infusão por 15 dias. Coe e guarde na geladeira.
Tome uma colherinha de chá, misturada com um pouco de água, três vezes ao dia.




Alho controla colesterol e pressão sangüinea
Rachel Botelho (Publicado na Folha de São Paulo - 3/3/2005)
Vendedores ambulantes cultuam, vampiros temem e mortais comuns consomem em todo o mundo, tanto pelo gosto quanto pelas características terapêuticas. O alho (Allium sativum) é um dos condimentos mais antigos, conhecidos há pelo menos 5.000 anos. Sua origem é controversa - alguns acreditam que tenha surgido na Sicília, no sul da Itália, enquanto outros apontam para a Ásia.
A planta, formada por um bulbo arredondado e composto por dez a 12 dentes envoltos por uma casca fina branca, rosada ou roxa, costuma ser encontrada fresca, desidratada ou em pó.
Sua popularidade não tem fronteiras. Está presente na preparação dos mais diversos pratos da culinária oriental e ocidental. Na Provença (sul da França), seu uso é tão difundido que a expressão "à provençal" passou a designar pratos com sabor acentuado de alho. No Brasil, é utilizado como tempero em todas as regiões - moqueca, feijoada e picanha são apenas três pratos tradicionais que levam o ingrediente.
Ação terapêutica
Nos Estados Unidos e na Europa, o culto vai além: há vários restaurantes especializados na "rosa fedida" - como também é chamado. O The Stinking Rose, em San Francisco, serve até sorvete de alho para os fanáticos. Em Amsterdã (Holanda), há o Garlic Queen e, em Helsinque (Finlândia), o Kynsilaukka Garlic. Na China, onde é largamente consumido, seu nome significa "jóia entre vegetais".

Sua ação terapêutica também é conhecida desde a antiguidade. Os egípcios acreditavam que o alho estimulava a coragem e a força - escravos que trabalhavam na construção das pirâmides teriam ingerido o condimento para esse fim. No século 19, o cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) demonstrou suas propriedades anti-sépticas.
O alho contém substâncias que ajudam a reduzir o colesterol e a pressão sangüínea, além de apresentar ação expectorante, anti-séptica e bactericida. Para obter benefícios à saúde, entretanto é preciso consumir ao menos um dente de olho por dia. "O importante é que ele faça parte da alimentação diária", afirma a nutricionista especialista em gastronomia Andréa Esquivel. "É a constância que traz resultados na prevenção de doenças". O alho também dificulta a agregação das plaquetas (células envolvidas na coagulação sangüínea) e sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a possibilidade de infarto.
Seu odor pronunciado, proveniente de uma substância chamada alicina, deixa um hálito forte, tendo provocado a repulsa de reis como Afonso Castela - no século 14, ele proibiu as pessoas que tivessem ingerido alho de se aproximarem dele. William Shakespeare também recomendou aos atores de suas peças que evitassem o condimento para poupar a platéia do mau cheiro.
Na cultura popular, o alho é um antídoto poderoso contra o mau-olhado e, na literatura, aparece como arma contra vampiros. Segundo a nutricionista, o povo que mais come alho é o romeno. "Eles vão trabalhar no campo e levam alho cru para acompanhar o almoço", conta.
Como comprar
As cabeças de alho devem ser redondas, firmes e aparentar peso para seu tamanho, além de terem parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes e unidos.
Guardado em lugar fresco, seco e levemente arejado, o alho dura de um a dois meses.

Como utilizar
A intensidade de aroma e de sabor depende da maneira como os dentes de alhos são utilizados - fatiados, por exemplo, eles têm sabor mais suave do que se forem espremidos. Para a casca soltar com facilidade, basta esmagar os dentes com a lateral da faca. ou coloca los de molho em agua



Dicas
Se prefere um sabor suave de alho na comida, frite-o no óleo e depois despreze-o. O sabor ficará impregnado no óleo, que pode ser usado em várias receitas.
Quando refogado em excesso, o alho fica amargo.

Para tirar o cheiro de alho das mãos, esfregue-as em água corrente com uma colher se inox.
Além de ajudar no controle do colesterol e da pressão sangüinea, o alho tem comprovada ação expectorante, anti-séptica e bactericida, mas os benefícios à saúde dependem do consumo de pelo menos um dente por dia.   Indica-se a suspensão de suplementos de alho para gestantes, nutrizes, crianças abaixo de quatro anos e nos períodos pré e pós-cirúrgicos devido ao seu efeito antiplaquetário. Este mesmo efeito indica seu uso como adjuvante no tratamento da hipertensão arterial e das arritmias cardíacas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca