Pode-se tratar a dor no joelho em casa, afim de livrar-se deste problema que é comum em milhões de pessoas. Quem nunca sofreu, sofrerá uma dor no joelho em algum momento de sua vida. A intensidade, ou severidade da dor, depende da causa, idade, e estado geral de saúde.

Esta dor pode ser aguda, ou crônica. A aguda é mais comum em pessoas que sofreram quedas. A crônica, pode ser por problemas de estruturação física, ou obesidade. No caso dos idosos, pode ser o efeito colateral de artrite, gota, osteoporose, ou tendinite, ainda que estas condições também possam afetar pessoas mais jovens.
Se for uma situação recorrente, é sempre aconselhável buscar opinião de um médico profissional. Principalemnte se a dor for acompanhada de febre, e se houver incapacidade total de movimento.
Normalmente, as ocorrências mais comuns incapacitam a pessoa de endireitar o joelho, o que é chamado de “travamento”. Pode ocorrer instabilidade, ou fraqueza nas pernas, inchaço, ou vermelhidão na zona afetada.
Para aliviar a dor, uma compressa gelada pode ser bastante eficaz. A compressa também vai amenizar a vermelhidão e o inchaço. O único cuidado é que todo o joelho deve estar totalmente coberto. Há pessoas que usam um saco de ervilhas congeladas. Também poderá embrulhar um grande número de cubos de gelo numa toalha, e deixar sobre o joelho. Mas no máximo, deixe por 15 minutos. Mais que isso pode provocar danos na pele.
terapia do vapor também é indicada. Ligue a água quente no máximo, e deixe o joelho mergulhado na água fumegante. O alívio será grande. Em alternativa, aplique uma compressa com água quente, também por 15 minutos.
Ou aqueça meio copo de azeite de oliva, e massageie a parte dolorida. Faça movimentos suaves por cerca de 5 a 10 minutos. Repita 3 vezes aos dia.
Importante, também, é descansar o joelho, e não o colocar sob pressão. Deixe a perna afetada levantada sobre almofadas o máximo de tempo possível, até se recuperar.
Em paralelo, mantenha uma dieta rica em vitamina C, e em flavonóides. Coma muitas uvas vermelhas e maçãs, alho e alecrim, e beba suco de laranja.