Os remédios caseiros para cãibras nas pernas tratam com eficácia as contrações súbitas e involuntárias dos músculos, que normalmente causam desconforto e dor. Tende a ocorrer em pessoas já com a idade avançada, e são considerados inofensivos, mas provocam uma sensação dolorida que pode perdurar por algum tempo.
Além do esforço excessivo dos músculos, a desidratação está entre as causas mais comuns de cãibras nas pernas. Mas também ocorre por falta de irrigação sanguínea, nervosismo, doenças musculares ou exercícios físicos em demasia.
Há que considerar que este também pode ser um sintoma de baixa de açúcar no sangue, doença arterial periférica, diarreia, hipotiroidismo, sarcoidose, ou insuficiência renal. Medicamentos para a asma, pílulas anticoncepcionais e diuréticos também provocam cãibras.
Para livar-se rapidamente, o mais eficaz é alongar-se. Estique os dedos dos pés, apontado-os em direção ao joelho. Este exercício relaxará os músculos, principalmente o da panturrilha. Em seguida, fique na ponta dos pés, e alongue o corpo, impulsionando para cima, mas mantendo os pés firmes no chão.
Esfregue os músculos com vigor, afim de aumentar a circulação sanguínea, e beba 2 copos de água no momento. E não esqueça de manter-se hidratado no decorrer do dia também. 2 litros de água diariamente é o recomendado para que o corpo esteja bem.
Se esta é uma situação recorrente, passe a beber um copo de leite morno antes de dormir. E pela manhã, faça a ingestão de 2 colheres de sopa de mel.
Ou, combine uma colher de chá de vinagre de maçã, um colher de chá de mel, 1 cápsula de cálcioesmagada, e misture num copo de água. Beba todas as manhãs até que considere necessário.
Cha de folhas de amora tbem é excelente,6 folhas para um litro de agua, ferva coe e tome tres xicaras ao dia.
Para relaxar os músculos, beba um chá de camomila antes de dormir.
Caso a dor persista após ter sofrido uma cãibra, alterne compressas quente/frio na área dolorida, e em seguida, aplique óleo de arnica, massageando em movimentos circulares.