DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

segunda-feira, julho 04, 2011

A prática de exercícios físicos no inverno


A temperatura caiu e não tem como negar. Mas o que não pode cair nunca é a frequência da prática de exercícios físicos. Temos uma tendência a diminuir o ritmo no inverno – bate aquela preguiça de sair da cama quentinha e ir correr no parque, dar um volta de bicicleta ou ir até a academia. Quando isso acontecer, não se esqueça de que temos tendência a consumir alimentos mais calóricos no inverno, facilitando o ganho de peso. Sem contar que os exercícios feitos regularmente vão aumentar sua imunidade em um período em que estamos mais suscetíveis a ter algum tipo de doença.
Então, a primeira dica é vencer a preguiça. Não adianta nada deixar de se exercitar no inverno e depois tentar corrigir os abusos do inverno e recuperar a forma no verão. Muitas pessoas tem esse costume que sobrecarrega o corpo e não é nada saudável. Equilíbrio é fundamental quando a questão é a sua saúde.
Já que não dá pra deixar os exercícios de lado, o negócio é redobrar a atenção na hora de se mexer para evitar lesões musculares ou dificuldades respiratórias.

Mexa-se

Nos dias mais frios, o corpo utiliza três quartos de sua energia total para se manter aquecido, por isso os músculos recebem uma parcela muito menor de energia do que o normal. Como nessa época do ano nos movimentamos menos e ficamos muitas vezes encolhidos, existe um risco maior de lesões musculares. Para evitar as lesões e ainda melhorar seu rendimento é preciso aumentar da irrigação sanguínea dos músculos e das articulações.
Por esse motivo, uma boa sessão de aquecimento e alongamento antes de começar a fazer qualquer exercício é a parte mais importante. Aqueça seu corpo na academia ou aproveite o um espaço ar livre para se alongar – o calor do sol aumentará a sua circulação sanguínea e ajudará bastante a manter a temperatura do seu corpo.
Como os músculos exigem um pouco mais de atenção no inverno, o tempo dedicado ao pré-exercício deve ser maior do que o habitual. O tempo total da preparação deve ser de, no mínimo, 15 minutos. Os movimentos devem ser executados com calma e sem abusar da intensidade – lembre-se de que seus músculos ainda estarão um pouco adormecidos.

Enfrentando os termômetros

O local mais indicado para praticar exercícios no inverno são locais fechados. Mas muitas pessoas têm por costume utilizar lugares abertos e ao ar livre para se exercitar. Para aqueles que topam abrir mão do parque para passar um tempo na academia, a prática do spinning e da esteira são ótimas opções já que é a como se você estivesse pedalando ou correndo por aí, mas em um ambiente fechado.
Para as pessoas que não trocam o ar livre por nada, vale a recomendação: não saia de casa sem agasalhos apropriados para a prática esportiva. Ambientes fechados tendem a ter uma temperatura mais elevada do que quando estamos ao ar livre. Se não, após começarmos a nos movimentar o corpo esquenta e é mais fácil manter a temperatura na academia, por exemplo, do que no parque, que tem as intempéries como vento ou sombras.
As roupas mais adequadas para fazer atividades físicas são feitas de tecidos leves que isolam a temperatura e não impedem os movimentos naturais do corpo. Peças pesadas como moletons não são os mais recomendados durante a prática. Você pode vesti-los enquanto não está aquecido, mas assim que sentir calor ou começar a suar, o ideal é tirar essas peças para que o suor excessivo não superaqueça o corpo e você não comece a desidratar.
Assim que finalizar seus exercícios, provavelmente você terá suado e umedecido suas roupas. Para não sofrer um choque térmico, troque-se rapidamente com roupas secas. Esse é o momento de utilizar peças pesadas para garantir que seu corpo não perderá temperatura rapidamente para o ambiente. Mesmo sentindo calor, é importante isolar o corpo do vento frio para não prejudicar seus músculos ou pegar uma gripe!

Garantindo os resultados

De nada adianta você acordar bem cedinho para fazer uma caminhada ou correr para a academia se, assim que terminar, você for para o almoço e saborear um prato bem calórico. Assim como a rotina de exercícios não deve ser abandonada no inverno, a dieta equilibrada também não pode ser deixada de lado. Não faça exercícios sem ter se alimentado antes. Tome um bom café da manhã antes de sair para praticar esportes – assim você já terá feito sua reserva de energia antes de começar a gastá-las.
Nas outras refeições, siga as recomendações de seu nutricionista e evite alimentos muito calóricos. As proteínas devem ser ingeridas com mais frequência já que contribuem para o aquecimento do corpo. Bebidas quentes também ajudam muito para manter nossa temperatura corporal, mas lembre-se das calorias e prefira um chá em vez de um chocolate quente.
Outra coisa que não pode ser esquecida é a água. Cuide de sua hidratação, principalmente nos meses mais frios. É mais difícil ingerirmos a quantidade certa de água no inverno, mas nós temos algumas dicas para você não deixar faltar água em momento nenhum. Perdermos uma grande quantidade de água quando transpiramos, mas, no inverno, temos a sensação de transpiração é mínima. Isto é apenas uma impressão, pois o suor evapora rapidamente quando entra em contato com o ar frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca