DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

domingo, outubro 23, 2011

fuja da osteoporose


Dor nos ossos, fraqueza nas articulações, quedas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, uma doença lenta e silenciosa que não apresenta muitos sintomas evidentes. Para alertar sobre os riscos e formas de prevenção, foi criado o Dia Mundial Contra a Osteoporose.

“A doença deve ser diagnosticada e tratada o mais cedo possível para evitar a fragilidade do esqueleto. Quanto mais cedo se inicia o tratamento da osteoporose, melhor”, explica Pérola Plapler, fisiatra do Hospital do Coração, em São Paulo.

Ela lembra que diversos fatores contribuem para o surgimento da osteoporose, entre eles: hereditariedade, quando há casos de parentes próximos na família com a doença; déficits nutricionais, como a pouca ingestão de cálcio; uso excessivo de bebidas alcoólicas, que diminuem a produção de células novas no osso e aumentam as chances de quedas e de fraturas; e condições hormonais, quando homens e mulheres deixam de produzir os hormônios sexuais (testosterona ou estrogênio), o que limita a produção de massa óssea.

São as mulheres quem sofrem mais com a doença. Uma em cada quatro desenvolve osteoporose após a menopausa, já que a queda do estrogênio ocasiona uma diminuição da formação e proteção da massa óssea. Já entre eles, um em cada oito vão desenvolver o problema a partir dos 65 anos

LEIA: RESPOSTAS PARA DÚVIDAS SOBRE A MENOPAUSA

Como prevenir sempre é o melhor remédio, ficar atenta à alimentação é fundamental, já que a ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Leite, queijo, ovos, brócolis e outros vegetais verde escuro ajudam.

A nutricionista Camila Ragne Torreglosa, do Hospital do Coração, lembra outros itens que devem ser incluídos no prato na luta contra o osteoporose. “Alimentos ricos em vitamina D como ovo, salmão, atum e bacalhau são indicados uma vez que a vitamina é um nutriente importante regulatório da saúde óssea e fundamental para que o cálcio ingerido seja absorvido pelo intestino”, alerta ela.

“O consumo de nutrientes com vitamina K achado no brócolis, lentilha, repolho e couve manteiga e o mineral magnésio encontrado na acelga, espinafre, quiabo, beterraba e amêndoa também são importantes para saúde óssea, pois a vitamina K participa da formação óssea e o magnésio ajuda na absorção do cálcio da nossa alimentação”, explica a nutricionista.

“Por outro lado, existem aqueles alimentos que devem ser evitados, como café, sal, proteína em excesso e refrigerantes a base de cola, que atuam direta ou indiretamente na diminuição do cálcio no organismo”, alerta o ortopedista Márcio Kume, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca