DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

sexta-feira, setembro 16, 2011

serotonina? vc sabe o que é? o caminho pra felicidade....

Você sabe o que é e como ela pode aliviar a dor e melhorar o humor?


Quase todo mundo, se não todo mundo, já percebeu que existe uma conexão entre comida e humor. As poucas pesquisas feitas sobre esse importante tópico indicam que a serotonina pode ser um componente primordial do mecanismo de elevação do humor em resposta aos alimentos ingeridos.
"Seja um recém-nascido, seja o presidente de uma empresa, as pessoas tendem a ficar irritadas ou deprimidas quando estão famintas e sentem pelo menos uma melhora momentânea no humor quando matam a fome com qualquer alimento aceitável que esteja à mão. O mecanismo dessas alterações no humor é relativamente simples. Nível baixo de açúcar no sangue nos deixa irritados ou física e mentalmente deprimidos. A ingestão de alimentos leva à liberação de serotonina e, possivelmente, também de endorfinas, dois neurotransmissores que melhoram o humor e aliviam a dor. A liberação de serotonina no hipotálamo desencadeia uma sensação de saciedade e prazer, com consequente melhora do humor", explica a pesquisadora Carol Hart, autora do livro "Segredos da Serotonina", Ed. Cultrix.
Comida e humor = comida e serotonina?
Segundo Carol, costumamos usar a expressão "sentimento visceral" ou "sentir nas entranhas", talvez porque o trato digestivo realmente pareça registrar e responder às nossas emoções. "Sentimos um frio no estômago, uma dor de barriga repentina ou um nó na garganta diante de fortes emoções - nervosismo, medo e até mesmo amor. Antigamente achava-se que esses problemas estavam todos ‘na cabeça'. Estudos atuais mais detalhados sobre anatomia do sistema nervoso demonstraram que existe um ‘segundo cérebro' no intestino, com um número astronômico de cem milhões de neurônios ou células nervosas, maior do que o encontrado na medula espinhal", ressalta.
Esse número é ainda modesto comprado com o próprio cérebro, que tem bilhões de células. Mesmo assim, Carol afirma que a dimensão e a complexidade do cérebro intestinal indicam que ele desempenha importantes funções. "Até agora ninguém sugeriu que o cérebro no intestino possa pensar. No entanto, existem diversas evidências de que o intestino pode sentir, ou pelo menos influenciar os sentimentos e estados de espírito gerados no próprio cérebro. O intestino é bastante independente do cérebro, ao contrário do restante do sistema nervoso, mas os dois centros nervosos mantêm uma comunicação constante. Uma perturbação no cérebro desencadeará uma reação correspondente no intestino e vice-versa, como sabe muito bem quem sofre com transtornos de ansiedade e distúrbios gastrointestinais", garante.
Esse cérebro intestinal, conhecido como sistema nervoso entérico, envolve todo o trato gastrointestinal, da garganta ao cólon, e está situado logo abaixo do revestimento do trato, onde consegue sentir e monitorar os alimentos e líquidos sendo digeridos. Ele também tem sensores específicos para açúcar, proteína, acidez e outros fatores importantes para a digestão. "Praticamente todos os neurotransmissores encontrados no cérebro foram encontrados no intestino, inclusive a noradrenalina e as endorfinas, mas esse órgão é particularmente rico em serotonina. Na verdade, a maior parte do suprimento de serotonina do organismo é encontrada no sistema nervoso entérico. Isso indica que ela pode desempenhar um papel importante em todas as conexões entre humor e alimentação", detalha a pesquisadora.
Segundo John Blundell, pesquisador da Leeds University, a regulação da ingestão alimentar pode ter sido uma das primeiras funções da serotonina. "A serotonina remonta o início da história da vida, e parece ser o primeiro neurotransmissor. Sua atividade primitiva, e ainda hoje vital, é regular as duas funções mais importantes à vida de um animal - alimentação e motricidade. Pode ser que a serotonina ligue o cérebro e a barriga ao sinalizar o estado nutricional e as necessidades do corpo. Ela sinaliza a sensação de saciedade, e também pode alertar o cérebro sobre o equilíbrio de carboidratos, gorduras e proteínas no sistema digestório, talvez influenciando a seleção de alimentos para a refeição seguinte", explica a autora do livro "Segredos da Serotonina".
Geralmente sabemos como o intestino está se sentindo quando ele causa dor ou reage aos nossos próprios estados negativos de humor. Carol explica que talvez o humor seja sutilmente modulado pelo intestino, que libera substâncias químicas estressantes ou relaxantes em resposta aos alimentos ingeridos. "Se for assim, os alimentos realmente estabelecem o nosso humor, e nós realmente sentimos com o intestino".
Alternativas saudáveis para aumentar os níveis de serotonina:
Café-da-manhã:
-Torrada, pão francês, pão doce ou bolinho com geleia de fruta ou um pouco de cream cheese ou manteiga.
-Cereal puro e suco de laranja.
-Muffin integral e suco de fruta ou uma fruta.
-Salada de frutas.
Almoço:
-Saladas.
-Legumes refogados ou macarrão instantâneo.
-Pratos de massa sem carne com pouco queijo.
-Sanduíches naturais.
Lanches:
-Salada de frutas ou uma banana.
-Uvas-passas ou outra fruta seca (quantidades pequenas).
-Pipoca natural ou levemente salgada.
-Bolachas crackers sem adição de açúcar.
-Pão, bolachas salgadas ou muffins integrais.
-Batata chips assada, não frita.
-Pretzels levemente salgados.
"Mesmo que essas alternativas sejam muito menos atraentes do que suas guloseimas habituais, diga a si mesmo que tentará qualquer coisa ‘pelo menos uma vez'. Veja se seu humor melhora e se você consegue controlar seus sintomas num período de duas horas após comer um carboidrato puro. Pode ser que você seja um verdadeiro amante de carboidratos que estava procurando nutrição nos grupos de alimentos errado!", finaliza.
Ah! Nada substitui a avaliação de um especialista!
Bibliografia - Livro "Segredos da Serotonina", Carol Hart, Ed. Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca