DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quinta-feira, junho 30, 2011

O PERIGO QUE VEM DOS TEMPEROS


Um novo vilão juntou-se ao grupo dos alimentos inimigos da saúde. Mas ao contrário de outros, como o açúcar e a gordura, ele pode passar despercebido. O perigo agora vem do tempero: um estudo americano constatou que o glutamato monossódico, que tem a função de acentuar o sabor da comida, está diretamente ligado à obesidade.
Assim como o sal, o tempero possui sódio, mas em menos quantidade. Porém, ele não pode ser considerado um substituto do primeiro. O produto está presente em sopas enlatadas, carnes, refeições congeladas, molhos de soja e até mesmo na salada.
O glutamato monossódico é característico principalmente em refeições industrializadas, pois proporciona melhor sabor e aroma a carnes processadas e comidas congeladas. Em pesquisas recentes, ele foi apontado como causador das dores de cabeça e da hipertensão.
No entanto, os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foram além. Para eles, o tempero levaria ao ganho de peso e até mesmo à obesidade.
O estudo examinou mais de 750 chineses de ambos os sexos e idade entre 40 e 59 anos. Entre eles, aproximadamente 80% usavam o glutamato monossódico nas refeições. Com base na quantidade de aditivo que cada um consumia, o grupo foi subdividido em três novas equipes. A terceira, onde estavam aqueles que mais ingeriam a substância, apresentou um sobrepeso quase três vezes maior que as demais.
A precisão da pesquisa é garantida. Foram escolhidos habitantes de áreas rurais, que quase não consomem produtos industrializados, e utilizam o tempero apenas para realçar o sabor nos alimentos do dia a dia. Além disso, todos praticavam atividade física regularmente e não ingeriam calorias em excesso. Mesmo assim, a ação do glutamato mostrou-se mais poderosa, aumentando o peso dos participantes.
A capacidade do tempero de acumular gorduras não está no sódio, ao contrário do que muitos profissionais da área poderiam concluir. A resposta pode vir de estudos anteriores, que revelam que o aditivo age diretamente no cérebro, principalmente no hipotálamo, região responsável pela sensação de fome. Assim, a substância modifica o padrão de conduta do apetite e da saciedade, fazendo com que a pessoa, mesmo após ter se alimentado, continue a sentir fome. A indução a comer desnecessariamente leva ao acúmulo de calorias e, em longo prazo, à obesidade.
A substância ainda causa outros problemas. Entre eles está a diminuição da produção do hormônio do crescimento (responsável pela existência de mais músculos em relação à gordura corporal), dor de cabeça, vertigem, moleza, inchaço, problemas de memória e até mesmo hipertensão. Nas crianças, a ingestão em excesso pode desencadear, inclusive, a hiperatividade.
Por estar presente em vários alimentos consumidos no dia a dia, é difícil eliminar o glutamato monossódico do cardápio. A dica para evitar seus malefícios é reduzir seu consumo a apenas uma colher de café por dia (aproximadamente uma grama).
O ideal, no entanto, é diminuir o consumo de refeições industrializadas e optar sempre por temperos e ervas naturais.
 fonte: todaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca