DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

terça-feira, maio 03, 2011

erva mate tipos e receitas


A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma erva originária da região subtropical da América do Sul, ou seja, do Brasil e no norte da Argentina, além de todo o Uruguai e o Paraguai.
 
Antes mesmo dos colonizadores chegarem por aqui, os índios guarani e quíchua já conheciam o poder estimulante da erva-mate e usavam suas folhas para preparar infusões. Na língua dos quíchuas, mate significa cuia, o recipiente que usavam para beber o chá, mais tarde, deu origem ao chimarrão. Este foi disseminado em todo o Rio Grande do Sul pelos espanhóis. Acostumados a abusar do álcool, eles notaram que a bebida a base de mate consumida pelos indígenas diminuia a ressaca no dia seguinte. Assim, quem diria, a infusão virou um dos símbolos da cultura gaúcha. 

No Brasil a quantidade produzida chega a 229.701 toneladas anuais.

Classificação dos produtos de comercialização da erva mate:
  • PN – padrão nacional
        O produto triturado e padronizado é moído e preparado para o consumo com água quente.
  • PT – padrão tererê
        O produto triturado e padronizado é moído e preparado para o consumo com água fria. 
Utilidades da erva mate.

Existe hoje uma infinidade de usos industriais identificados para a erva-mate. O extrato de folhas, a clorofila, os óleos essenciais, a cafeína, os flavanóides e as saponinas contidas na erva mate podem se transformar em:
  • Bebidas: chimarrão, tererê, chás, refrigerantes, sucos, etc.
  • Insumos para Alimentos: corantes, conservantes, sorvetes, balas, bombons, caramelos, chicletes.
Nas praias de todo o Brasil, o hábito de beber um mate geladinho virou moda. Os estabelecimentos especializados na bebida, alguns com versões misturadas com frutas e outros sabores, se espalham e fazem um enorme sucesso. A explicação é simples: saboroso, o líquido substitui o café de manhã, pode ser tomado no lanche da tarde e cai bem quente ou frio. O mate quando misturado com extrato de maracujá ou suco de limão natural, pode se tornar muito refrescante nos dias quentes ou reconfortante nos dias frios.  
 
Experimente a erva mate verde nas suas principais formas de consumo. É uma delícia!
  • O chimarrão é uma bebida tradicional entre os gaúchos, trata-se de uma infusão muito quente, que supera os 60° C das folhas secas e picadas da planta. No sul, é servido em uma cuia e sorvido por meio de um canudo, conhecido como bomba. O único problema é o calor, que pode lesionar as mucosas da boca e até favorecer o desenvolvimento de tumores.
  • O chá quente é uma infusão da erva-mate que antes passa por um processo de torrefação. A temperatura da água, no caso, é inferior a do chimarrão. Hoje é possível encontrar a erva a granel ou em saches para o seu preparo.
  • O chá gelado prepara-se da mesma forma que o chá quente, só que o líquido é levado à geladeira. Também pode ser misturado ou batido com o suco ou polpa de frutas e servido com pedras de gelo.
  • O tererê uma bebida muito popular no centro-oeste do país, é uma versão obtida com a maceração da erva-mate em água fria ou gelada. A diferença é que, nesse preparo, as folhas são trituradas mais grossas. Normalmente o tererê é consumido em um recipiente chamado guampa, feito com chifre de boi. 
Se você pensa que o mate serve apenas para fazer chá, é porque ainda não conhece a versatilidade desta erva. Conheça algumas receitas especiais que podem incrementar as suas refeições: 
 
  • Chimarrão com mescla: Pode-se acrescentar à água de preparo do chimarrão vários tipos de erva, para acentuar o sabor ou para fins medicinais, tais como boldo, camomila, capim-limão, carqueja, funcho, guaco, hortelã, marcela, poejo. As mesclas nunca devem ser colocadas junto com a erva-mate, porque podem impregnar a cuia com diferentes sabores.
  • Mate doce: Prepara-se o chimarrão de modo tradicional, acrescentando uma colher de açúcar a cada cuia. Pode-se substituir o açúcar por mel, açúcar mascavo ou uma folha de stévia.
  • Mate doce argentino: Numa panela especial, queime uma colher de açúcar junto com a erva-mate, despeje água quente e aguarde um pouco. Após peneirar a infusão, sirva-a em xícaras.
  • Mate com leite: Prepara-se o chimarrão do modo convencional. Em lugar de água, coloca-se leite fervido, com açúcar e canela.
  • Chá de mate: Prepara-se a infusão do mesmo modo que qualquer outro chá. Para o chá de erva mate verde, usam-se duas colheres para cada xícara; para a erva mate tostada, basta uma colher. Já existem produtos industrializados de chá tostado, tanto em saquinhos como em pó solúvel. Pode-se também substituir a água pelo leite.
  • Xeque mate: Os ingredientes são 1/2 cálice de rum, conhaque ou uísque, algumas gotas de limão e chá de mate quente ou frio. Bata a mistura no liquidificador.
  • Vitamina: Acrescente 1/4 de maçã em fatias a um copo de mate gelado e liquidifique.
  • Sundae: Bata no liquidificador 1 copo de mate gelado e 1 bola de sorvete de creme.
  • Suchá de mate com manga e limão: você vai usar 2 colheres de sopa de mate, 1 manga média e 1 colher de sobremesa de suco de limão. Ferva 1 litro de água. Coloque o mate em uma jarra e despeje o líquido fervente. Espere um minuto, coe e deixe esfriar. Pique a manga e bata com o mate e o suco de limão no liquidificador. Sirva gelado.  
 Evite o consumo de mate à noite, para não afetar o sono, e limite o consumo a dois copos diários.

Autor: Kamila Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca