DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

sexta-feira, fevereiro 25, 2011


MAMÃO

detalhe este mamoeiro é do meu quintal
eu que plantei ,esta lindo .
                                                                       
Carica papaya



Descrição : Da família das Caricaceae. Também conhecida como mamoeiro, mamão-do-amazonas, mamãozinho, mamoeiro, papaia, papaieira, pinoguaçu, papaya, papaw (inglês), papaye (francês), papaia (italiano), papaya (alemão). Planta de crscimento rápido, latescente, o mamoeiro chega a atingir de 3 a 5 metros dce altura. Seu caule oco, reto, cilíndrico e mole e de casca fina, é dilatado na base e ramificado no topo, onde apresenta as folhas. À semelhança da palmeira, o caule do mamoeiro apresenta visíveris cicatrizes dos pecíolos, que são marcas de onde cairam as folhas. As folhas são alternas, grandes, ásperas, partidas, com 7 lóbulos oblongos, e de longos pecíolos. Apresentam cor verde-escura na face ventral e verde-clara no dorso. Existem espécies de mamoeiros machos e fêmeas. As flores da espécies fêmea são brancas e amareladas, e nscem grudadas ao caule, logo abaixo do pecíolo das folhas. As do macho brotam agrupadas em cachos pendentes por um longo pedúnculo, distante do caule. Em geral, somente a espécie fêmea é que dá frutos. Entretanto, em meio das influrescências do macho, surgem algumas flores hermafroditas, e neste caso, dará um fruto chamado mamão-de-corda ou mamão-macho. O fruto é uma baga de forma e tamamnho variado, de cor verde-escuro, que se torna amarelada ou alaranjada quando do amadurecimento. Apresenta uma polpa amarelada, suculenta, aromátoica, doce e uma cavidade interior repleta de sementes. O fruto, quando ainda verde, ppossui um suco leitoso, denominado látex. Sua reprodução é feita por sementes, preferindo solos profundos, permeáveis, bem adubados, não tolerando alta salinidade. Se aclimata bem em locais quentes, com boa distribuiçào de chuvas. Propaga-se espontaneamente e com extrema facilidade, podendo ser encontrada em pastagens e fundo de quintal.
Origem : América tropical. Atualemnte é cultivado em todos os países trpicais. É considerada uma plnata tipicamente brasileiro.
Modo de conservar : O fruto verde ou maduro deve ser guardado em geladeira por alguns dias. AS flores masculinas devem ser secas ao sol. Para a obtenção devem ser secas ao sol. Para a obtenção do látex, devem ser feitas incisões longitudinais de aproximadamente 3 mm, espaçadas cerca de 12 mm entre si, no fruto verde ainda na planta. POde-se usar a ponta de uma faca ou os dentes de um garfo. O látex deve ser recolhido em recipientes de vidro escuro, na parte da manhã, quando o orvalho já secou e não há chuva. Essa operação pode ser repetida a cada 4 a 4 dias. O látex deve ser seco ao sol

Princípios Ativos: papaína, ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido hidrociânico, ácido málico, mucilagem, resina, serotonina, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio), vitaminas A e C.

Propriedades medicinais: antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, esfoliativa, laxativa, nutritiva.

Indicações: abscessos, ameba, asma, bronquite, diabete, diurético, estômago, feridas (tratamento e cicatrização), fígado, inchaços, inflamação, olheiras, prisão de ventre, regimes de emagrecimento, rins, sarda (efélide), tosse, úlcera do estômago, vermes, verrugas.

Parte utilizada: frutos, látex, sementes.

Contra-indicações/cuidados: evitar durante gravidez. 

Modo de usar:
- fruto "in natura", na forma de sucos, vitaminas e saladas, no preparo de doces, pudins, bebidas e sorvetes;
- látex extraído do fruto verde: em máscaras faciais (para nutrir os tecidos e suavizar a pele), na elaboração de esfoliativos, acelerando a regeneração da pele, em cremes para cutículas dos pés e das mãos e xampus;
- em cataplasma s para os olhos;
- algumas gotas do latéx em água fervida: asma e diabetes;
- sementes secas e moídas, em um chá: vermifugo;
- sementes 'in natura": ameba, bronquite, asma, diurético, prisão de ventre, inflamação.
Afecções das vias respiratórias: em 1 xícara de chá,coloque 1 colher de sobremesa de flores masculinas picadas e adicione água fervente. Abafe durante 10 minutos, coe e adoce com mel. TOme 1 xícara de chá, 2 vexes ao dia.
Prisão de ventre : coloque no liquidificador 1 pedaço de mamão maduro, o uco de 1 laranja e 3 ameixas pretas sem sementes. Triture bem. Tome o suco, de manhã, em jejum.
Digestivo : coma 1 fatia de mamão maduro, antes do café da manhã, todos os dias, mastigando muito bem.
Cicatrizante de feridas : lave um mamão verde, retirando toda a sujidade. faça um buraco na parte do pendúculo e retire todas as sementes. Preencha a cavidade com açucar mascavo ou cristal. Deixe em repouso, em lugar quente, até dissolver o açucar. Lave a ferida, enxugue bem, e em seguida, aplique o líquido obtido. Cubra com gaze, deixando agir por 2 horas. este preparado deve ser guardado em geladeira, podendo ser aplicado frio.
Vermes : faça uma mistura de 1 colher de chá de látex com igual quantidade de mel ou rapadura. Tome em jejum, antes do café da manhã.
Verrugas; calos ; em um recipiente, colloque 1 colher de sobremesa do látex e 1 colher de sopa de glicerina e misture. Banhe a verruga ou calo com água morna, enxugue e esfregue o local com uma toalha seca. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão. Repita o tratamento, de 2 a 3 vezes na semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca