DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

terça-feira, outubro 19, 2010

unha de gato finalidades

  Unha de Gato - Uncária Tomentosa

 
 
O cipó unha de gato é um poderoso antiflamatório natural e estimulante do sistema imunológico, além de conhecido afrodisíaco. Há muito utilizado pelo nativos, na floresta Amazônica, recentemente teve suas qualidades medicinais propagadas. De eficácia comprovada pelo uso experimental na Europa e Estados Unidos, começa a ter suas potencialidades terapêuticas alardeadas em toda parte, após sua secagem, é convertida em raspas, com as quais se faz o chá.
A Unha de Gato (Uncaria ssp.) é um cipó de madeira larga e seu nome é proveniente dos espinhos em forma de gancho que crescem ao longo da vinha e envolvem a planta Unha de Gato. Duas espécies próximas da Uncaria são utilizadas quase como substitutas nas florestas : Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Ambas espécies podem alcançar mais de 30 m de altura em seu topo.
Introdução - A Uncaria tomentosa (WILLD) D.C., da família das Rubiáceas, conhecida principalmente como Unha de Gato. A Unha de Gato é uma grande trepadeira lenhosa que é originaria a floresta Amazônica e outras áreas tropicais das Américas do Sul e Central. Seu nome é derivado dos espinhos que lembram gancho que crescem ao longo da trepadeira e parecem as unhas do gato. Suas espécies, estreitamente relacionadas, são usadas nas florestas - Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Uncaria tomentosa, a mais eficaz das varias espécies de Unha de Gato, tem conquistado o destaque internacional devido as suas propriedades terapêuticas.É uma planta indígena da floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul e Central, incluindo Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Trinidad, Venezuela, Suriname, Costa Rica, Guatemala e Panamá.
Descrição Botânica - Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis, ambas espécies são grandes trepadeiras lenhosas que podem atingir até 100 pés de altura no dossel, com folhas simples, oblonga ovadas opostas de coloração verde claro com presença de estípulas interpeciolares e espinhos axilares maciços lenhosos levemente curvados, seu caule com textura fibrosa-laminar coloração mesclada de marrom avermelhado e creme, tem uma peculiaridades de armazenar água para satisfazer suas próprias necessidades vitais, quando as chuvas são escassas este líquido armazenado é um poderoso energizante oferecido pela mãe natureza, utilizados para saciar a sede, fome e cansaço na selva, deixando um discreto sabor amargo.
Nome Científico: Uncaria tomentosa (Wild) DC. Sinonímia: Nauclea acuelata HBK; Nauclea tomentosa Willd. Ex R. & S.; Ourouparia tomentosa (Willd. Ex R. & S.) Schum.
Nomes Populares - Uña de Gato, Cipó Espera-aí, Unha de Gato, Cat´s Claw.

Aspectos Químicos - Apresenta na sua composição química: alcalóides, rincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, isorincofilina, uncarina, isopteropodina A., polifenois, procianidinas, fitosterois.
Nome Popular: Unha de Gato, no Brasil; Uña de Gato, em espanhos e Cat’s Claw em inglês.

Parte Utilizada: Casca.

Princípios Ativos: Alcalóides: rinocofilina, isorincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, F-mitrafilina, hirsuteína, hirsutina, dihidrocorianteína, isopteropodina, A, pteropodina, speciofilina e uncarina; Polifenóis (epicatequina); Procianidinas A, B1, B2 E B4; Glicosídeos e Triterpenos do Ácido Quinóvico; Fitosteróis : b-sitosterol, estigmasterol e campesterol.
Os efeitos curativos da planta provêem das substâncias que possui, entre elas podemos destacar:
- Isopberopodina: ajuda ao sistema imunológico devido ao poder que atua no aumento da fagocitose. Inibir a reprodução de vírus e células malignas.
- Rincofilina: previne a formação de coágulos ou trombas no cérebro, no coração e nos pulmões. Também é estimulante do útero. Tem propriedades que auxiliam na diminuição da febre.
- Carragenina e outros glicosídeos semelhantes: são compostos anti-inflamatórios que funcionam com efetividade contra a artrite, prostatites e inflamação.
Indicações e Ação Farmacológica :
A unha de gato é indicada na artrite reumatoíde, lupus e outras colagenopatias, graças a sua atividade antiinflamatória e imunoestimuladora, devido ao seu mecanismo imunoestimulante e antimutagênico pode ser empregada em tumores metastásicos, sarcoma de Kaposi e candidíases; devido a sua atividade antiviral poder ser empregada em enfermidades virais como o herpes genital e herpes zoster.

Popularmente é empregada em tratamentos das inflamações osteoarticulares, cistite, gastrite, úlceras gastroduodenais, diabetes, viroses, asma e convalescença.

Os alcaloídes da Unha de Gato atuam nas seguintes atividades :

Atividade Imunoestimuladora e Antitumoral :
A atividade imunomoduladora está centrada através da estimulação do processo fagocitário, por meio dos extratos alcoólicos previamente alcalinizados, logo tratados com etilacetatos e posteriormente acidificados. Chega-se a conclusão que após realizar o teste dos granulócitos, o qual permite avaliar a atividade defensiva dos glóbulos brancos, assim como também por técnicas de quimioluminiscência que mede o grau de fagocitose dos leucócitos por meio de mutiplicadores de luz. Em ambos os estudos o alcaloíde isopteropodina possui a mais alta atividade fagocítica, seguindo pela isomitrafilina ( Kreutzkamp B. e Huber C.,1984; Wagner H. et al., 1985 ).

Também se observou um aumento substancial no número de monócitos (quase 50% após uma semana de tratamento). Os granulócitos aumentaram em 60% seu poder fagocitário (medindo através do método de Brand com partículas Zimosan) na presença de extratos a 0,01%. Sob controle normal, os linfócitos T não apresentaram modificações proliferativas, mas sim sob na presença de antígenos, o qual abre uma porta para a investigação de enfermidades como o sarcoma de Kaposi, candidíase sistêmica, AIDS, herpes e câncer (Wagner H. et al.,1985).

De acordo com investigações dirigidas pelo Dr. Wagner, pode-se comprovar dentre outras coisas, que o conjunto de alcalóides misturados carecia de muitas propriedades farmacológicas salvo quando se agregava em tanino denominado catequina 10%. Não obstante, os extratos livres de taninos têm demostrado conservar a atividade contra determinados vírus in vitro, produzindo uma inibição da síntese de DNA no sarcoma 180 e um aumento do nível de imunoglobulinas em pacientes com melanoma (Aquino et al., 1989).

Recentes estudos realizados na Alemanha comprovaram que um grupo de pacientes tratados com quimioterapia, citostáticos e Uncaria tomentosa de forma conjunta apresentaram melhor prognóstico de acordo com a evolução clínica observada em relação a outro grupo de enfermos que somente haviam recebido quimioterapia e citostáticos (Diehl I., 1993).

Atividade Antimutagênica e Antioxidante :
Alguns trabalhos realizados na Argentina determinaram que os extratos metanólicos da casca e raiz da Uncaria tomentosa apresentam compostos que intervêm na redução da lipoperoxidação e da formação de radicais livres derivados do dano produzido por intoxicação com etanol, tetracloreto de carbono ou carragenina sobre as moléculas de DNA em modelos experimentais in vitro. Os resultados evidenciaram que este extrato apresenta atividade antioxidante tanto em modelos que envolvem a oxidação dos lipídeos componentes de membranas celulares, assim como também no dano oxidativo ao DNA (Desmarchelier C. et al., 1996; Ibid 1998).

Atividade Antiinflamatória e Antiviral : Demonstrou-se que os compostos glicosídicos e triterpênicos do ácido quinóvico têm demonstrado possuir ação antiviral e antiinflamatória . Nesse sentido, a ação antiviral foi experimentada sobre os vírus do tipo

RNA: o vírus da estomatite vesicular e uma cepa do gênero rhinovirus. De acordo com esses estudos, demonstrou-se que todos os componentes glicosídicos (seis em total) possuíam efeito antiviral unicamente contra o vírus estomatite vesicular (laccarino F. 1988 e Aquino R. et al., 1991).

Com relação a atividade antiinflamatória, o glicosídeo n° 7 do ácido quinóvicpo mostrou ser pó mais ativo, de acordo com provas realizadas frente a indometacina e placebo. Nas mesmas se induziu um processo edematoso na pata de um rato com uma injeção de carragenina a 1%, medindo-se o volume da pata em diferentes intervalos mediante a plestimografia. A redução do edema com os extratos de Uncaria tomentosa foram algo menores aos de indometacina, alcançando 69% de eficácia.

Com relação a fração esteroidal, esta apresentou atividade antiinflamatória somente, a qual etaria com a presença de compostos β-sitosterol (60% da fração esteroidal), campestrol e estigmasterol (Senatore A. e col., 1989).
 Propriedades Terapêuticas - Empregadas como: imunomodulador e antitumoral, atividade antimutagênica, atividade antinflamatório eantiviral, hiportensor devido a rincofilina, depressor de sistema nervoso central, estimulante antipirético, ação diurética (mitrafilina), efeito antioxidante que proporciona a redução da lipoperoxidação e na formação de radicais livres derivados de danos produzidos pela intoxicação com álcool.
Na Fitoterapia atual, a Unha de Gato é empregada no mundo inteiro nas diferentes condições, incluindo desordens imunológicas, gastrite, úlcera, câncer, artrite, reumatismo, desordens reumáticas, nevralgias, inflamações crônicas de todos os tipos e até doenças virais como herpes zoster (shingles).
A Unha de Gato têm sido utilizada no Peru e na Europa desde o início dos anos 90 como tratamento adjuvante para câncer e AIDS, assim como em outras doenças que afetam o sistema imunológico. Pesquisadores italianos reportaram em um estudo in vitro, realizado em 2001, que a Unha de Gato inibi diretamente o crescimento celular do câncer de mama em 90%. Relatórios recentes das pesquisas de observação de Keplinger's em pacientes com câncer recebendo a Unha de Gato concomitantemente com as terapias de câncer tradicionais como quimioterapia e radiação, reportaram menor efeitos colaterais comparado às terapias tradicionais (como queda de cabelo, perda de peso, náusea, infecções secundárias e problemas de pele).
Sua utilização como antiflamatório natural, tem obtido muito sucesso no tratamento de doenças da próstata, ovários e órgãos genitais em geral, gastrite crônica, cólera, reumatismo, doenças hepáticas, gota, diarréia e infecções diversas. De grande poder estimulante do sistema imunológico, é também coadjuvante no tratamento do câncer e da Aids, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
A unha de gato foi até agora utilizada só pela medicina tradicional no tratamento de artrites, reumatismo, diabetes, prostatites e úlcera gástrica.
Atualmente a planta é consumida como pílulas que contém concentração necessária para o combate de doenças relacionadas com o sistema imunológico, desordens do sistema digestório e urinário e para reduzir inflamações.            
A uncária tomentosa possui alguns alcalóides - que justamente a diferenciam da uncária guianensis -: a isomitrafilina e a pteropodina que inibem a multiplicação dos vírus, o que a torna num imunoestimulante poderoso, melhorando as estruturas de defesas do organismo.

Como um antivirótico potente, está totalmente demonstrado que cura herpes, resfriados, sinusite, otite, o vírus da estomatite vesicular e a conjuntivite. Respeito das pessoas com HIV, também ajuda, mas sempre em combinação com os tratamentos anti-retrovirais. Faz as drogas serem mais efetivas e menos violentos seus efetos prejudiciais pelo fato de agir também como um imunorregulador.

Perante os processos cancerígenos, a pteropodina parece ser mutagênica: por um lado, ela produz apoptose (torna célere a morte da célula) e por outro lado, ela é citostática (inibe o crescimento ou a reprodução celular). Ou seja que produz uma dupla ação: ataca a célula cancerígena, tornando célere sua morte e não permite sua reprodução.

Quanto às propriedades da uncária tomentosa para agir contra o câncer, as provas científicas ainda estão em desenvolvimento. Existem trabalhos feitos até a etapa pré-clínica: no laboratório e nos animais. Ainda falta que as pesquisas passem pelas etapas III e IV, nos humanos. Mesmo as comprovações empíricas serem decisivas, ainda no existem conclusões garantidas cientificamente.

O que a ciência garante é que outros princípios ativos do vegetal o tornam num antiinflamatório. Utiliza-se para: artrite reumatóide, artrites diversas, bursite, reuma, lúpus e fibromialgias. Também é um eficaz antialérgico porque inibe a liberação de histamina, substância que gera os processos alérgicos. Usa-se em neurobronquite e lúpus.

Também se lhe reconhecem virtudes antioxidantes. E a explicação é que, geralmente, as plantas que agem como antiinflamatórias, também possuem propriedades antioxidantes, porque no processo de infecção, gera-se o que se chama de cascata de radicais livres, que produzem uma grande quantidade de substâncias oxidantes e que mobilizam o processo inflamatório ou perpetuam a inflamação.

Como desintoxicante de toxinas ambientais, é eficaz para os casos de fadiga crônica, depressão orgânica e acne. Além disso, apela-se a ela nos tratamentos de diverticulite, colite, hemorróidas, fístulas, gastrites, úlceras, parasitos intestinais, gotejamento anal e alterações da flora intestinal.
Toxicidade/Contra-indicações: É bem tolerada nas doses usuais. Ocasionalmente verificou-se casos de febre, constipação ou diarréia que cedem diante a suspensão da medicação. Já foram mencionados casos com sintomas hepáticos e alterações do nervo óptico. Altas doses foram tidas como um efeito anticonceptivo (Keplinger K. 1982).

A DL50 do extrato seco foi calculada em aproximadamente 162 mg/kg em ratos. A administração em ratos por via intraperitoneal de 2 a 5 g/kg durante 18 dias não produziu alterações nem comportamentos anormais noa animais. Os estudos realizados tanto na Alemanha quanto no Peru demonstraram que a Uncaria tomentosa não é tóxica nem mutagênica.

É contra-indicado o uso durante a gravidez, lactação e para crianças menores de três anos por falta de estudos adequados, Recomenda-se não tomar Unha de Gato dois dias antes e dois dias depois da aplicação de quimioterapia devido a seu forte efeito imunoestimulante.
As únicas pessoas que não podem consumi-la são as que tenham manifestações de alergia à planta. E nos pacientes com problemas gástricos, parece que aumenta a irritação do estômago. Exceto nesses dois casos, a uncária, em qualquer uma de suas duas variedades, não tem contra-indicações nem efeitos secundários.
Dosagem e Modo de Usar:- Decocção: a 2%, durante 20 minutos, três ou mais xícaras ao dia.
- Tintura (1:1): em solução alcoólica 70°, 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia.
- No comércio existem cápsulas de Uncaria tomentosa, na razão de 150 mg por unidade, recomendando-se a dose de até 6 cápsulas diárias nas refeições, divididas em 2-3 doses.
ver  tambem postagem sobre  unha de gato e uchi amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca