DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

sexta-feira, setembro 10, 2010

chá é necessário saber os benefícios e contra-indicações da planta

Na hora do chá é necessário saber os benefícios e as contra-indicações da planta


Para todas as dores ou enfermidades, sempre surgem milhares de receitas de chás infalíveis. O uso das ervas é comum e bastante frequente para a maioria das pessoas, mas é preciso tomar cuidados ao consumir esse tipo de medicação. Excessos ou falta de informação podem se configurar um risco à saúde ao invés de um benefício.


O professor da Unicamp João Ernesto de Carvalho alerta que as gestantes devem evitar os "chazinhos". O de espinheira-santa, por exemplo, pode ser fatal para o feto, e há outras dezenas de vegetais que não passaram por estudos toxicológicos. É fundamental que grávidas e doentes crônicos sempre perguntem ao médico se podem usar plantas.


— Hipertensos e diabéticos em geral usam chás diariamente, mas não contam ao médico. Aí o remédio para de fazer efeito ou dá reação adversa e não se sabe o motivo. Acontece muito — conta o pesquisador. Outra precaução saudável para o usuário é conhecer, além da aparência, o nome científico das plantas com que faz chá.


O ideal é estar informado sobre os benefícios de contra indicações de cada planta, e sempre consultar um especialista.


— Existem plantas diferentes com o mesmo nome, e uma mesma planta com diversos nomes populares, de acordo com as regiões. Conhecendo os nomes científicos e a planta, evita-se o uso errado — explica Giovana Fernandes, do Conselho Regional de Farmácia, acrescentando que a identificação pode ser realizada pelo farmacêutico, botânico ou engenheiro agrônomo.


Também é importante saber a procedência: onde foi cultivada? Recebeu agrotóxicos? Foi colhida no período ideal? Tudo isso pode interferir na qualidade do chá e, consequentemente, no benefício que trará a quem o bebe. Por essas e por outras, o clínico geral Adair Marques é seletivo.


— Acho válida a fitoterapia como forma de complementar os tratamentos, mas geralmente a prescrevo em forma de cápsulas ou tinturas. Não sou contra as ervas desde que tenham sido colhidas na época certa, que tenham sido bem-acondicionadas e que o chá tenha sido preparado corretamente — explica o médico.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca