conheça tambem a pitangueira
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constataram que chá com folhas de pitangueira é eficiente analgésico e antiinflamatório. A pesquisa está sendo realizada por Adair Roberto Soares dos Santos, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências Biológicas daquela universidade. Sua equipe descobriu uma grande concentração de miricitrina, uma espécie de flavanóide ainda pouco estudada, à qual atribuem, em grande parte, os efeitos benéficos da planta. Para a população da capital catarinense, a descoberta não é novidade, pois a pesquisa inspirou-se justamente no hábito da população local de consumir o chá como calmante. O que os pesquisadores buscaram foi a comprovação científica do efeito. A pesquisa envolveu professores dos Departamentos de Química, Bioquímica, Ciências Fisiológicas e Farmacologia da UFSC.
A pitangueira (Eugenia uniflora L.) é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarréia. Tem ação antioxidante, calmante, antiinflamatória e diurética.
Na composição da pitanga, destacam-se as antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenóides, importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer.
A pitanga tem vitaminas e substâncias químicas em sua composição que proporcionam efeitos benéficos à saúde, melhorando a defesa do organismo contra microorganismos e também contra a ação de radicais livres. Suas folhas têm componentes que atuam como fármacos, diminuindo a pressão arterial e aumentando a diurese.
O extrato da folha da pitangueira atua contra o Trypanosoma congolense (doença do sono) e tem ação moderada contra o Staphylococcus aureus e o Escherichia coli.
Para fazer o chá da pitangueira, coloque dez folhas bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia.
Algumas informações foram retiradas de:
http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=26290&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2008&date=setembro%202007
Pitanga. Só de olhar dá vontade de saborear. A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani - "pyrang" que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.
Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica com grandes potencialidades para o cultivo comercial. De seus frutos, que contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo, além do consumo in natura, podem ser obtidos sucos, sorvetes, geléias, doces, licores e vinhos. Além desses usos, mais comuns, algumas indústrias de cosméticos já têm utilizado seu extrato para a fabricação de sabonetes e shampoos.
As folhas da pitangueira contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino); bastante utilizada na medicina popular através de chás, indicada contra diarréias persistentes, contra afecções do fígado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.
A pitangueira é uma espécie de ampla distribuição geográfica natural ocupando regiões de clima tropical e subtropical, indo de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.
Atualmente as plantações comerciais significativas da fruta estão no nordeste brasileiro, onde o estado que
se destaca é Pernambuco.
A pitanga é indicada para recuperação de áreas degradadas e também na implantação de sistemas agroflorestais, além de possuir boa potencialidade para consumo e processamento da polpa, é atrativa principalmente a avifauna, tornando-se uma espécie chave para indução na regeneração natural de florestas. Também é utilizada como espécie ornamental em muitas cidades brasileiras.
A pitanga, assim como outras dezenas de frutas nativas da Mata Atlântica, são pouco consumidas quando comparada a frutas exóticas (maçã, pêra, laranja, ameixa, etc). Cabe salientar que as nossas espécies frutíferas nativas são incomparáveis quanto a sabor e teor de vitaminas. A Apremavi tem um trabalho que tem por objetivo promover o resgate dessas espécies, através da produção de mudas, plantio e divulgação de suas potencialidades.
Utilização: Madeira utilizada para a fabricação de cabo de ferramentas e outros componentes agrícolas. Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para diversas espécies de aves.
Época de coleta de sementes: Junho a janeiro.
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão.
Fruto: Vermelho, laranja ou roxo, arredondado, contendo uma semente por fruto, possuindo aproximadamente 1,5 cm. de diâmetro.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Médio.
Germinação: Normal.
Plantio: Mata ciliar, área aberta.
Abaixo algumas dicas de receitas com Pitanga
Licor de Pitanga
Ingredientes
1 e ½ litros de água filtrada
1 quilo de pitangas maduras
1 quilo de açúcar
1 litro de álcool 40
Modo de Preparo
Colocar numa vasilha de vidro, o álcool, o açúcar e as pitangas, deixando por um espaço de 4 dias, tendo porém, a precaução de mexer com uma colher de pau duas vezes ao dia. Passado esse tempo, misturar 1 e ½ litros de água filtrada, e, em seguida, filtrar e engarrafar. Este licor deve ser feito em vasilhame de vidro, louça ou cristal.
Geléia de Pitanga
Ingredientes
1 litro de pitangas
1/2 litro de água
Açúcar
Modo de Preparo
Retire o caroço da pitanga e ferva com água.
Retire do fogo e passe na peneira sem a água, junte o açúcar no mesmo peso da pitanga.
Cozinhe até dar o ponto.
DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG
siga-me no face
Seguidores
ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
após beber refrigerante
Páginas
- CANTINHO VEGETARIANO INFORMAÇÕES E RECEITAS
- alfabeto das plantas que curam
- Algumas receitas de fitoterapia capazes de curar d...
- Tinturas, pomadas , decoctos , infusões,unguentos,...
- ESPORÃO CALCANEO
- CHA DE AMORA Importante: Disponibilizo aqui ape...
- cloreto de magnésio o milagre da vida
- CHA DE SUCUPIRA
- MICOSES DE PELE
- oleo de copaiba
- Início
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
A NATUREZA QUE GERA VIDA RELAÇÃO DAS DOENÇAS E CURA PELAS ERVAS Dieta para qualquer tratamento Para o bom tratamento com ervas medicinais...
-
Labirintite é um desarranjo do equilíbrio seguido de uma infecção no trato respiratório superior. É um processo inflamatório que atinge os ...
-
A disidrose é uma doença de causa desconhecida que se apresenta através da erupção de bolhas nos pés e nas mãos, geradas provavelmente devi...
-
O fígado é um órgão que sofre calado e quando este é mal tratado pela ingestão abusiva de alimentos gordurosos pode ser acometido por uma d...
-
Para que faça óleos essenciais caseiros irá necessitar apenas de ervas e azeite . Além de econômica, essa alternativa pode ser bastante...
-
Hidratação: beber líquidos pode salvar a vida Beber água, muita água. Sentiu os primeiros sintomas de dengue não tenha dúvidas: se h...
-
ABORTO (ANT-ABORTIVO) —> ALFAFA - CALENDULA - UNHA DE GATO ABSCESSOS —> ALTEIA - CONFREY - ERVA DE MACAE - UNHA DE GATO ACIDENTES VAS...
-
O hábito de fumar desencadeia uma série de debilidades orgânicas que acelera processos de envelhecimento de todas as células, principalmen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário