DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

segunda-feira, maio 31, 2010

como fazer remedios de plantas medicinais

vida simples e natural


Muitas vezes, dispomos de verdadeiras farmácias em casa, na forma de plantas e ervas medicinais, mas não sabemos como prepará-las. Abaixo temos algumas das formas mais tradicionais de se preparar remédios a base de ervas medicinais.

Utensílios
Utiliza-se bules e panelas de vidro, esmalte ou aço inoxidável, de facas e espátulas de madeira ou inox, de peneiras de plástico ou nylon.
Um espremedor de uvas será bom para tinturas.
Elimine o alumínio, porque este elemento é muito bem absorvido pelas ervas.
Todos os utensílios têm de ser esterilizados – pelo menos durante 30 min – em água fervente.
A esterilização é uma medida de higiene e evita que os remédios ganhem bolor.
Medir Remédios
Nunca exceda as quantidades de erva que a dosagem indica.
O numero de gotas por ml varia conforme o calibre da pipeta (tamanho da sua extremidade), portanto verifique-o contando, se for preciso.
1 ml = 20 gotas
5 ml = 1 colher de chá
10 ml = 1 colher de sobremesa
20 ml = 1 colher de sopa
150 ml = 1 xícara de chá

Fazer Decoctos


Raízes, casca, raminhos e frutos precisam, habitualmente, dum tratamento mais energético do que folhas ou flores, até se lhes extrair os constituintes.
Um decocto exige que se faça ferver em fogo brando essas partes mais duras.
Podem-se usar plantas frescas, ou secas, que se cortam ou partem em bocadinhos.
Os decoctos ingerem-se quentes ou frios.
Uma dose-padrão é a 3 a 4 porções diárias (500 ml).
1 – Ferver a Erva – Coloque 20gr de ervas secas, ou 40gr de frescas numa panela.
Cubra-as com 750 ml de água fria e coloque no fogo, até o ponto de ebulição.
Deixa-as ferver 20 a 30 minutos , até o liquido se reduzir cerca de um terço.
2 Coar e Guardar – Por um coador, coe o liquido para dentro dum jarro.
Transfira para uma xícara a quantidade necessária.
Tape o jarro e guarde-o na geladeira, ou num local fresco, durante 48 horas – no máximo.

Dá 3 a 4 porções (500 ml).


Fazer Infusões


Trata-se da maneira mais simples de preparar as partes aéreas mais delicadas das plantas, principalmente folhas e flores.
Faz-se como se fosse um chá, usando uma erva ou várias, juntamente, e pode-se beber quente ou frio. A dose-padrão é de 3 a 4 porções (500 ml) por dia e tem de ser preparada diariamente.


1 – Colocar a Erva – Coloque uma colher de chá de ervas secas, ou duas de ervas frescas, ou várias ervas misturadas, num coador para tisanas e coloque-o na xícara.
Encha esta com outra xícara de água acabada de ferver.
2 – Infundir e Coar – Ponha a tampa da xícara e deixe infundir a erva 5 a 10 minutos, antes de retirar o passador. Acrescente-lhe uma colher de chá de mel como adoçante, se quiser, e beba imediatamente. Dá 1 dose.
3 – Infundir no Bule – Coloque no bule 20 g de ervas secas, ou 30 de frescas.
Acrescente-lhe 500 ml de água acabada de ferver, tape e deixe repousar 10 minutos.
Coe parte da infusão para uma xícara e adoce-o com mel, se quiser.
Fazer Tinturas
Obtêm-se impregnando a erva em álcool para que exerça uma ação mais forte do que as infusões ou decoctos.
As tinturas duram 2 anos – no máximo – se guardadas num local escuro e fresco.
O álcool ideal é a vodka de 35 a 40º , mas o rum disfarça o gosto das ervas mais amargas, podendo ser usado também o álcool de cereais. Uma dose padrão é de 5 ml, díluidos em 25 ml de água, 2 a 3 vezes por dia.
1 – Acrescentar Álcool – coloque 200 g de ervas secas, ou 300 g de frescas, cortadas num jarro de vidro.
Acrescente-lhes 1 litro de álcool. Tape o jarro e rotule-o.
Agite-o 1 a 2 minutos e guarde-o em local fresco, durante 10 a 14 dias, agitando-o diariamente.
2 – Extrair o Líquido – Monte o espremedor de uvas e ponha-lhe um saco de rede, bem preso.
Coloque a mistura, esprema-a e apare o líquido do jarro.
3 – Engarrafar e guardar – Feche lentamente o espremedor para extrair todo o líquido e jogue fora o que restou da erva.
Com um funil, decante o líquido para frascos de vidro escuro. Tape-os com uma rolha de cortiça, ou uma tampa de rosca, rotule-os e guarde-os.
Fazer Unguentos
Os unguentos são feitos de óleos ou gorduras, aquecidos com ervas. Ao contrário das pomadas, não contêm água e formam uma camada independente á superfície da pele. Protegem-nos de feridas ou inflamações e concedem á zona afetada constituintes medicinais – como óleos essenciais. São úteis em problemas como as hemorróidas ou quando se precisa de hidratação – lábios gretados.
Podem-se fazer partindo de dezenas de bases, embora as mais simples sejam o gel de petróleo ou a cera de parafina branda.
Os óleos essenciais misturam-se mesmo antes de coar. Guarda-se o unguento em potes de vidro escuro durante 3 meses – no máximo.
Aplicar um pouco, na área lesionada, 3 vezes por dia, é uma dose padrão.
1 – Ferver e Coar – Derreta 500 g de gel de petróleo numa tigela de vidro, metida numa caçarola de água a ferver. Acrescente-lhes 60 g de ervas secas, ou 150 de frescas, picadinhas, e deixe fervilhar 15 minutos, sempre a mexer.
2 – Espremer – Deite para dentro dum saco de pano fino, preso a um jarro. Deixe o líquido filtrar-se através de do saco e, com luvas de borracha, esprema do saco para o jarro o mais que puder do unguento.
3 – Envasilhar e Guardar – Rapidamente, coloque o unguento derretido em frascos esterilizados, antes que solidifique no jarro. Ponha as tampas nos frascos, sem apertar. Quando esfriar, aperte então as tampas, rotule e guarde.
Fazer Emplastros
Um emplastro é uma mistura de ervas frescas, secas ou pulverizadas que se aplica a uma área afetada. Leva muito pouco tempo para preparar um emplastro e serve para acalmar as dores nervosas ou musculares, de entorses ou de fraturas, bem como para drenar furúnculos.
1 – Ferver a água – Ferva 2 minutos uma porção de erva que cubra a área afetada. Esprema-lhe a água da fervura, esfregue um óleo no local da aplicação, para evitar que a erva se pegue, e aplique-a aí, enquanto quente.
2 – Segure o Emplastro – Prenda bem a erva no seu lugar, com faixas ou ataduras de gaze. Deixe atuar 3 horas e ponha um novo emplastro de 2 em 2 ou 3 em 3 horas – conforme for preciso.
Fazer Pomadas
Trata-se de um processo em que se combina óleo e gordura, e água, numa emulsão.
Mas, se acelerar o processo, os ingredientes são capazes de se separar. Ao contrário dos unguentos, as pomadas penetram e têm a vantagem de serem refrescantes e calmantes permitindo, contudo, que a pele respire e transpire naturalmente. No entanto, as pomadas podem-se deteriorar depressa e é melhor guardá-las em potes estanques e escuros, na geladeira – duram 3 meses.
Pode-se adicionar a uma pomada pequenas quantidades de outros ingredientes – tinturas, pós, óleos essenciais – antes ou depois de colocar nos frascos. É possivel fazer pomadas com infusões, tinturas ou óleos infundidos.
A maneira comum de usar é esfregar um pouco na área afetada – 2 a 3 vezes por dia.
1 – Ferver Cera e Ervas – Derreta 150 g de cera emulsionante numa tigela de vidro, em banho-maria. Acrescente-lhe 70 g de glicerina, 80 ml de água e 30 g de ervas secas ou 75 g de frescas. Vá mexendo e deixe ferver durante 3 horas.
2 – Coar e Mexer – Passe a mistura por um espremedor de uvas, ou um saco de pano fino, para filtrar. Mexa-a lentamente, sem parar, até esfriar e a pomada estabilizar.
3 Envasar e Guardar – Com uma faquinha – ou espátula – de metal, coloque a pomada em potes de vidro escuro. Aperte as tampas bem e rotule. Guarde a pomada na geladeira logo que puder – dura 3 meses.
Fazer Compressas e Loções
As loções são preparados de ervas com uma base de água – como infusões, os decoctos ou as tinturas diluídas – que usam para banhar pele irritada. As compressas são panos ensopados numa loção e seguros contra a pele. Podem-se guardar loções no frigorífico 2 dias – no máximo -, em frascos esterilizados e tapados.
Prepare outra compressa assim que a anterior esfriar ou secar na epiderme.
1 – Impregnar Compressas – Prepare 500 ml de uma infusão, ou decocto, ou dilua 25 ml de água, para fazer uma loção.
Lave as mãos e ensope na loção um pano macio ou de flanela – limpos, é claro. Torça o pano.
2 – Aplicar Compressas – Esfregue a área afetada com o óleo, para evitar que a compressa se agarre, e depois coloque-a aí. Se houver dores e inchaço, enrole a compressa com película e deixe-a por 1 a 2 horas.
Fazer Xaropes
Como conservantes, o mel e o açúcar mascavo são eficazes e possíveis de se combinar com infusões ou decoctos para obter xaropes, mas estes também se podem obter da tintura – 1 parte para 3 de xarope. Ou, então, acrescentam-se pequenas porções de tintura a um xarope frio, para lhe aumentar a eficácia. Os xaropes têm a vantagem adicional duma ação apaziguante e, por conseguinte, são um veículo perfeito nas misturas para tosses e gargantas irritadas. Com o seu gosto doce, os xaropes disfarçam o das ervas desagradáveis ao palato e as crianças apreciam-nos grandemente.
Guarde-os num local fresco e escuro – 6 meses, no máximo. A dose-padrão é 5 a 10 ml, 3 vezes por dia.
1 – Preparar uma Infusão – Faça uma de 500 ml – ou decocto – aquecido durante o máximo de tempo para incrementar a ação da erva. As infusões precisam de fervilhar 15 min e os decoctos 30.
2 – Acrescentar Mel e Calor – Coloque o produto numa panela, ponha-lhe 500 g de mel ou açúcar mascavo, mexendo e aquecendo devagarinho até o adoçante se derreter e a mistura ficar xaroposa. Tire do fogo e deixe arrefecer.
3 – Enfrascar e Rotular – Com um funil, deite o xarope frio em frascos esterilizados e guarde-os em sítio fresco e escuro.
Tape-os com uma rolha de cortiça : os xaropes têm propensão para fermentar e explodir, se tiverem tampas de enroscar.
Fazer Óleos Infundidos a Quente
Infundir uma erva em óleo permite extrair-lhes os ingredientes oleosos e solúveis para os óleos infundidos a quente as ervas levam uma fervura e podem-se conservar 1 ano – embora sejam mais potentes quando utilizados logo.
Tantos os óleos infundidos a quente como a frio são usados para massagem, ou acrescentados a pomadas e unguentos, pode-se acrescentar um óleo essencial a um óleo infundido, antes de o enfrascar, para lhe aumentar a eficiência. Muitas ervas dão bons óleos infundidos a quente, principalmente as que servem para temperar – pimenta, gengibre, caiena. Esses óleos esfregam-se na pele para aliviar dores reumáticas e artríticas, melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos.
1 – Ferver Ervas em Óleos – Misture 250 g de ervas secas, ou 500 g de frescas, picadas, 750 ml de azeite, ou óleo de girassol, numa tigela de vidro, em banho-maria. Tape e deixe ferver durante 2 a 3 horas.
2 – Coar o Óleo – Quando a mistura esfriar, deite-a num espremedor de uvas, onde montou um saco de rede. Apare o óleo num jarro, extraindo-lhe todo o líquido.
3 – Engarrafar e Guardar – Com um funil coloque o óleo infundindo em frascos limpos, de vidro escuro. Tape-os com rolhas de cortiça, ou tampas de enroscar, e rotule-os.
Duram 1 ano, mas obtêm-se melhores resultados se só utilizados nos primeiros 6 meses.
Fazer Óleos a Frio
Usam-se como os anteriores. A infusão a frio é o melhor método para plantas frescas, principalmente se tratar das partes aéreas mais delicadas, como as flores.
O azeite é particularmente bom para este método, visto ser raro rançar. estes óleos guardam-se durante 1 ano, embora se obtenha melhores resultados se utilizarem nos primeiros 6 meses.
1 – Infundir Ervas em Óleo – coloque 250 g de ervas secas, num jarro de vidro transparente. Despeje-lhes por cima 750 ml de azeite, para cobrir, tape o jarro e agite-o bem. Coloque-o num local que bata sol, como um peitoril, e deixe-o por aí por 2 a 6 semanas.
2 – Coar e Engarrafar – coloque a mistura num saco de pano fino, preso á borda dum jarro, e deixe o óleo filtrar-se. Esprema o resto do óleo, no fim.
Deite-o em frascos de vidro escuro, rotule-os e guarde-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca