Substituir a gordura dos alimentos em vez de procurar alternativas saudáveis não é a melhor saída para quem quer emagrecer. A descoberta é da Universidade de Purdue e pode quebrar o mito de que os alimentos light podem resolver quaisquer problemas ligados à dieta. A grande vilã dessa história é a gordura sintética colocada nos alimentos.
Os pesquisadores acompanharam o peso de dois grupos de ratos de laboratório. Um deles só ingeriu alimentos com a sua gordura normal. O outro foi exposto a uma dieta de gorduras sintéticas e gorduras normais. O segundo grupo terminou o experimento sem muitas alterações no seu peso.
Isso acontece graças à quantidade de calorias, que reage de forma inadequada no organismo. A mensagem interpretada pelo corpo é de que hormônios e reações metabólicas precisam ser secretados, confundindo, assim, a função do alimento de baixa gordura.
Essa também lógica é seguida pelos adoçantes artificiais. O corpo acaba reagindo da mesma forma e a perda de peso não é desencadeada por razões idênticas. O certo, nesses casos, é optar por alimentos que já tenham, naturalmente, baixo teor de gordura, como vegetais, legumes e frutas. Buscar gorduras sintéticas pode confundir o seu metabolismo e atrapalhar seu objetivo final: perder peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário