A melhor maneira de estar com os pés lindos e prontos para qualquer estação é seguir uma rotina de cuidados simples. Hidratação, esfoliação e pedicure são suficientes para ter pés bem cuidados o ano inteiro.
No entanto, uma coisa é fato: quando o inverno chega e passamos a usar sapatos fechados com frequência, fica mais difícil manter os cuidados com os pés. Mas só vamos nos dar conta dos prejuízos nesta época do ano, quando os dias passam a ser mais quentes e já é possível usar sandálias, peep toes e outros sapatos abertos que deixam os dedos a mostra.
Então, para poder entrar no clima da estação e desfilar por aí sem preocupações, confira nossas dicas preciosas e conquiste pés lindos.
Cuidados gerais
Para garantir pés impecáveis no verão, basta seguir essas recomendações. Com o tempo, esses passos simples passam a fazer parte da rotina do dia a dia e se tornam atitudes automáticas. Siga com esses cuidados o ano inteiro e, quando você menos esperar, notará que seus pés estarão prontos para qualquer estação.
- Durante o banho, não deixe de lavar e esfregar bem os pés. Gaste alguns minutinhos e dê atenção a todos os cantinhos, principalmente entre os dedos. Quando for se secar, passe a toalha no vão de todos os dedos para garantir que não ficarão resíduos de água na região. Pés molhados podem desenvolver micoses e frieiras.
- Pelo menos uma vez ao dia, hidrate bem os seus pés. Um bom momento para fazer isso é logo após o banho, quando a pele absorve melhor o produto. O creme não deve ser usado entre os dedos, para essa região prefira aplicar talcos específicos.
- Após um dia cansativo, não existe nada mais relaxante do que uma massagem e um escalda-pés. Deixe os pés de molho em uma bacia com água morna por dez minutos. Em seguida, aplique um creme canforado e massageie suavemente, em movimentos circulares, para relaxar o pé inteiro. Você pode aproveitar para passar o creme nas pernas, já que as panturrilhas também sofrem bastante durante o dia. A sensação de frescor da cânfora funcionará como um ótimo calmante e relaxante muscular.
- O segredo dos pés macios está na esfoliação. A técnica, que procura remover as células mortas e renovar a pele, pode ser feita uma vez por semana. Em vez de lixas e pedras pomes, prefira cremes esfoliantes específicos. Depois da esfoliação, não deixe de hidratar os pés – óleos vegetais e cremes cumprem bem essa função.
- Quando chega o verão, não tem como fugir do sol. O problema é que muitas pessoas acham que só devem usar protetor solar quando vão à praia e isso é um grande erro. Existe ainda aquelas que usam o filtro solar regularmente, mas se esquecem de proteger os pés. A pele dos pés é tão delicada quanto do restante do corpo e pode sofrer queimaduras da mesma maneira, por isso é fundamental cuidar também dessa região.
- Os sapatos também influenciam muito na saúde dos seus pés. Na hora de escolher o par ideal, preze pelo conforto. Lembre-se que, muitas vezes, ao provarmos um sapato, estamos com o corpo inchado e isso deve ser levado em consideração para não causar incômodos posteriormente. No dia a dia, evite calçados apertados e com pontas muito finas. A pressão desnecessária em regiões específicas dos pés provoca o aparecimento de calosidades.
Cuide de calos e ressecamentos
Uma das consequências mais comuns do verão é o ressecamento, principalmente dos calcanhares. Seguindo as recomendações gerais acima você diminui consideravelmente a chance de aparecerem calos e rachaduras nos seus pés. Mas para quem já sofre com isso, alguns cuidados extras são necessários.
- Hidratação constante é o maior segredo das mulheres que conservam seus calcanhares sempre macios. Para quem ainda não sofre com isso, é importante aliar a hidratação à escolha de calçados adequados para cada atividade do dia a dia.
- Pequenos calinhos – também conhecidos como calosidades – sobre os dedos são comuns entre mulheres que usam sapatos de bico fino. Para acabar com eles, procure um podólogo para realizar um tratamento específico que minimiza ou neutraliza o problema.
- Nosso calcanhar costuma apresentar uma pele mais grossa e ressecada que, em alguns casos, chega a formar rachaduras e fissuras, causando incômodos ao caminhar. O melhor tratamento a ser seguido é a hidratação com cremes a base de ureia e esfoliações moderadas na região a cada 15 dias.
- Em casos mais sérios de ressecamento no calcanhar, a melhor recomendação é procurar um podólogo ou dermatologista. A causa das rachaduras pode ser causada por hiperqueratose, a produção excessiva de queratina no organismo, que provoca o endurecimento da pele. Pode ser preciso fazer um tratamento especial que envolve esfoliações e muita hidratação. Assim que a pele voltar ao normal, abandona-se a esfoliação para os pés possam se recuperar normalmente.
Capriche nas unhas
Depois de esfoliar, hidratar e massagear seus pezinhos, que tal dar um colorido especial às suas unhas? Variedade de cores é o que não falta. Prepare as unhas da maneira correta, pinte com o esmalte que mais lhe agradar e você estará pronta para encarar todos os verões.
- Preste atenção na maneira em que você corta e lixa suas unhas. Os especialistas indicam que as unhas dos pés sejam cortadas retas e não muito curtas. Os cantos devem ser lixados cuidadosamente, sempre respeitando um formato quadrado. Procure cortar e lixar suas unhas a cada quinze dias, aproximadamente. Esses cuidados são fundamentais para evitar que as unhas encravem e gerem desconfortos.
- Evite remover as cutículas quando for fazer as unhas. Em casa ou no salão, prefira amolecê-las com um creme específico e empurrá-las suavemente. Se necessário, retire apenas os excesso de pele com o auxílio de um alicate. A principal função das cutículas é proteger as unhas da entrada de micro-organismos capazes de causar micoses, infecções e outras doenças. É melhor não arriscar!
- Antes de esmaltar, siga o mesmo procedimento usado nas mãos: aplique uma camada de base para proteger as unhas dos pigmentos do esmalte e evitar que fiquem manchadas. Aproveite para investir em uma base com nutrientes que vão ajudar suas unhas a crescerem mais rápido, mais bonitas e mais fortes.
- Troque o esmalte regularmente. Para isso, embeba um algodão com removedor e retire cuidadosamente o esmalte das unhas. Passe bem nos cantinhos e na região da cutícula, que costumam acumular mais resíduos. Aproveite que as unhas estão naturais e observe o aspecto de cada uma delas. Qualquer alteração na coloração, aparecimento de manchas ou mudanças no relevo devem ser investigadas – isso pode indicar a presença de micoses. Sempre que notar qualquer diferença nas suas unhas, procure um dermatologista.
- fonte; TODAELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário