MAMÃO
detalhe este mamoeiro é do meu quintal eu que plantei ,esta lindo . |
Carica papaya
Descrição : Da família das Caricaceae. Também conhecida como mamoeiro, mamão-do-amazonas, mamãozinho, mamoeiro, papaia, papaieira, pinoguaçu, papaya, papaw (inglês), papaye (francês), papaia (italiano), papaya (alemão). Planta de crscimento rápido, latescente, o mamoeiro chega a atingir de 3 a 5 metros dce altura. Seu caule oco, reto, cilíndrico e mole e de casca fina, é dilatado na base e ramificado no topo, onde apresenta as folhas. À semelhança da palmeira, o caule do mamoeiro apresenta visíveris cicatrizes dos pecíolos, que são marcas de onde cairam as folhas. As folhas são alternas, grandes, ásperas, partidas, com 7 lóbulos oblongos, e de longos pecíolos. Apresentam cor verde-escura na face ventral e verde-clara no dorso. Existem espécies de mamoeiros machos e fêmeas. As flores da espécies fêmea são brancas e amareladas, e nscem grudadas ao caule, logo abaixo do pecíolo das folhas. As do macho brotam agrupadas em cachos pendentes por um longo pedúnculo, distante do caule. Em geral, somente a espécie fêmea é que dá frutos. Entretanto, em meio das influrescências do macho, surgem algumas flores hermafroditas, e neste caso, dará um fruto chamado mamão-de-corda ou mamão-macho. O fruto é uma baga de forma e tamamnho variado, de cor verde-escuro, que se torna amarelada ou alaranjada quando do amadurecimento. Apresenta uma polpa amarelada, suculenta, aromátoica, doce e uma cavidade interior repleta de sementes. O fruto, quando ainda verde, ppossui um suco leitoso, denominado látex. Sua reprodução é feita por sementes, preferindo solos profundos, permeáveis, bem adubados, não tolerando alta salinidade. Se aclimata bem em locais quentes, com boa distribuiçào de chuvas. Propaga-se espontaneamente e com extrema facilidade, podendo ser encontrada em pastagens e fundo de quintal.Origem : América tropical. Atualemnte é cultivado em todos os países trpicais. É considerada uma plnata tipicamente brasileiro.Modo de conservar : O fruto verde ou maduro deve ser guardado em geladeira por alguns dias. AS flores masculinas devem ser secas ao sol. Para a obtenção devem ser secas ao sol. Para a obtenção do látex, devem ser feitas incisões longitudinais de aproximadamente 3 mm, espaçadas cerca de 12 mm entre si, no fruto verde ainda na planta. POde-se usar a ponta de uma faca ou os dentes de um garfo. O látex deve ser recolhido em recipientes de vidro escuro, na parte da manhã, quando o orvalho já secou e não há chuva. Essa operação pode ser repetida a cada 4 a 4 dias. O látex deve ser seco ao sol
Princípios Ativos: papaína, ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido hidrociânico, ácido málico, mucilagem, resina, serotonina, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio), vitaminas A e C.
Propriedades medicinais: antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, esfoliativa, laxativa, nutritiva.
Indicações: abscessos, ameba, asma, bronquite, diabete, diurético, estômago, feridas (tratamento e cicatrização), fígado, inchaços, inflamação, olheiras, prisão de ventre, regimes de emagrecimento, rins, sarda (efélide), tosse, úlcera do estômago, vermes, verrugas.
Parte utilizada: frutos, látex, sementes.
Contra-indicações/cuidados: evitar durante gravidez.
Modo de usar:
- fruto "in natura", na forma de sucos, vitaminas e saladas, no preparo de doces, pudins, bebidas e sorvetes;
- látex extraído do fruto verde: em máscaras faciais (para nutrir os tecidos e suavizar a pele), na elaboração de esfoliativos, acelerando a regeneração da pele, em cremes para cutículas dos pés e das mãos e xampus;
- em cataplasma s para os olhos;
- algumas gotas do latéx em água fervida: asma e diabetes;
- sementes secas e moídas, em um chá: vermifugo;
- sementes 'in natura": ameba, bronquite, asma, diurético, prisão de ventre, inflamação.Afecções das vias respiratórias: em 1 xícara de chá,coloque 1 colher de sobremesa de flores masculinas picadas e adicione água fervente. Abafe durante 10 minutos, coe e adoce com mel. TOme 1 xícara de chá, 2 vexes ao dia.Prisão de ventre : coloque no liquidificador 1 pedaço de mamão maduro, o uco de 1 laranja e 3 ameixas pretas sem sementes. Triture bem. Tome o suco, de manhã, em jejum.Digestivo : coma 1 fatia de mamão maduro, antes do café da manhã, todos os dias, mastigando muito bem.Cicatrizante de feridas : lave um mamão verde, retirando toda a sujidade. faça um buraco na parte do pendúculo e retire todas as sementes. Preencha a cavidade com açucar mascavo ou cristal. Deixe em repouso, em lugar quente, até dissolver o açucar. Lave a ferida, enxugue bem, e em seguida, aplique o líquido obtido. Cubra com gaze, deixando agir por 2 horas. este preparado deve ser guardado em geladeira, podendo ser aplicado frio.Vermes : faça uma mistura de 1 colher de chá de látex com igual quantidade de mel ou rapadura. Tome em jejum, antes do café da manhã.Verrugas; calos ; em um recipiente, colloque 1 colher de sobremesa do látex e 1 colher de sopa de glicerina e misture. Banhe a verruga ou calo com água morna, enxugue e esfregue o local com uma toalha seca. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão. Repita o tratamento, de 2 a 3 vezes na semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário